Bolívia: opositores ameaçam destruir biblioteca do vice-presidente

Álvaro Garcia-Linera é um dos mais destacados intelectuais contemporâneos da América Latina e um dos principais articuladores do projeto de governo liderado por Evo Morales. Na noite desta segunda-feira (10), opositores do governo ameaçaram atear fogo na biblioteca do vice-presidente. Com mais de 30 mil volumes, trata-se de um dos maiores e mais importantes acervos da Bolívia.

Por Mariana Serafini*

Alvaro Linera

Há dois dias a Bolívia entrou em colapso. Um golpe militar levou o presidente e o vice à renúncia. A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, Maria Choque, foi presa; dirigentes políticos e sociais perseguidos; familiares de membros do governo – entre eles a irmã de Evo Morales – tiveram suas casas invadidas e depredadas. Uma nova ameaça dos opositores desta vez deixou intelectuais de toda a América Latina em alerta: o alvo da vez pode ser a casa de Álvaro Linera, cuja biblioteca tem mais de 30 mil livros.

Na noite desta segunda, enquanto Evo e Linera saíam do país por questões de segurança, fontes próximas ao Palácio Quemado (sede do governo boliviano) alertaram sobre o risco de atentado contra a casa do vice-presidente. O ex-embaixador da Argentina na Bolívia, Ariel Basteiro, foi um dos primeiros a denunciar a ameça à rádio argentina FM La Patriada.

Linera é um dos mais destacados intelectuais contemporâneos da América Latina. Em sua longa trajetória de militância política e elaboração teórica, buscou adaptar o marxismo à realidade concreta boliviana e latino-americana. Matemático de formação e sociólogo autodidata, é autor de diversos livros. No Brasil, tem publicado o livro “A potência plebeia – ação coletiva e identidades indígenas, operárias e populares na Bolívia” (Boitempo Editorial), um ensaio de fôlego sobre questões essenciais para o desenvolvimento social no continente.

No começo dos anos 1980, durante o final da ditadura boliviana e começo da transição democrática, Linera (junto a seu irmão Raúl Garcia Linera, e sua ex-esposa, a intelectual mexicana Raquel Gutiérrez), fundou a guerrilha urbana Exército Guerrilheiro Túpak Katari, braço armado da organização camponesa e operária Ofensiva Roja de los Ayllus Tupakaristas.

Deste período em que Linera escondia um fuzil sob o poncho, ele traz apenas a convicção marxista. Durante os cinco anos em que esteve preso, produziu o que considera seu livro “mais bem aperfeiçoado”, “Forma valor y forma comunidade” (sem tradução no Brasil).

Dedicado às questões da terra, à defesa trabalhadores do campo e da cidade e dos povos originários, além destes dois títulos, o vice-presidente publicou uma série de outros ensaios em espanhol. Trata-se do intelectual contemporâneo que mais reivindica o legado do sociólogo peruano José Carlos Mariátegui – primeiro latino-americano a interpretar a obra de Marx para a realidade desta parte do sul do mundo.

Rafael Correa, ex-presidente do Equador e um dos economistas latino-americanos entusiastas do Socialismo do Século 21, é admirador declarado do intelectual boliviano e costuma citar como uma de suas principais leituras a obra “Geopolítica de la Amazonia – poder hacendal patrimonial y acumulación capitalista”. Neste livro, Linera destrincha os desafios do desenvolvimentismo latino-americano com o menor impacto possível ao modo de vida dos povos originários. Desta forma, joga luz no debate sobre a exploração capitalista nos países em desenvolvimento.

Antes de ser cotado para acompanhar Evo na caminhada rumo à presidência do Estado Plurinacional da Bolívia, em 2004, Linera era um importante assessor de organizações sociais camponesas e indígenas. Devido a esta elaboração teórica voltada para a prática, ele próprio se considera um “tradutor” das questões indigenistas para a classe média branca boliviana.

Em pouco tempo, a dupla composta pelo operário cocaleiro de Oruro e o intelectual abastado de Cochabamba se tornou o mais exitoso governo progressista da América Latina porque conseguiu promover desenvolvimento econômico com inclusão social.

Dada a contribuição intelectual e política de Linera ao longo das últimas décadas à América Latina, é natural o pavor diante da ameaça opositora de destruir sua biblioteca. Em diferentes capítulos da história da humanidade livros foram queimados, a sequência desta narrativa já se sabe, não é outra senão a barbárie.