Embaixada da Venezuela é invadida por golpistas ligados a Guaidó

Venezuelanos ligados à oposição golpista, com ajuda de milicianos brasileiros, invadiram a Embaixada da Venezuela em Brasília na manhã desta quarta-feira (13), a poucas horas da abertura da 11ª Cúpula do Brics. A ação, patrocinada por aliados de Juan Guaidó, tem apoio ilegal do Itamaraty. O Brasil é o único país do BRICS a tratar Guaidó como presidente da Venezuela – Rússia, Índia, China e África do Sul, com base na Constituição venezuelana, reconhecem a presidência legítima de Nicolás Maduro.

Invasão embaixada Venezuela

Em comunicado pelo Twitter, o governo Maduro afirmou que os diplomatas venezuelanos no Brasil não aceitarão a manobra: “Diante do cerco de grupos irregulares à @EmbaVEBrasil na madrugada de quarta-feira, diplomatas bolivarianos permanecem firmes sob a custódia da sede diplomática ligada ao direito internacional e aos preceitos da Convenção de Viena de Relações Diplomáticas”.

Na invasão, Tomas Silva, chamado de “ministro-conselheiro” pelos golpistas, teve acesso à embaixada após meses de tentativas irregulares e fracassadas. É provável que a manobra tenha sido planejada para esta quarta-feira porque Brasília está com ponto facultativo e sob plano rigoroso de segurança, devido à reunião de presidentes do BRICS. Mesmo nas imediações da embaixada, a locomoção está restrita – o que derruba a tese de uma ação espontânea.

Ativistas políticos e sociais – entre os quais dirigentes e lideranças do PCdoB – entraram na embaixada, fortalecendo a resistência contra os fascistas. “É importante resguardar a dignidade e segurança frente a esse novo atentado à democracia venezuelana, com denúncia e mobilização”, afirma Walter Sorrentino, secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB.

O líder da bancada do PT na Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (RS), afirmou que seu partido foi avisado da ação ilegal por volta das 5h30 desta manhã. “As pessoas que fizeram essa invasão estão fardadas, estão todas com a mesma roupa. Claramente não são representantes do povo ou representantes diplomáticos. Todos eles têm estilo de lutadores de academia”, disse o parlamentar à imprensa de dentro da embaixada. “Tudo leva a crer que são milicianos contratados para fazer essa invasão.”

Segundo Pimenta, os invasores bloquearam as entradas da embaixada com correntes e até carros. Além das atividades diplomáticas, a sede da embaixada abriga também a residência de funcionários que trabalham no local e seus familiares – inclusive crianças. Para ajudar na proteção a essas pessoas, membros da diplomacia cubana em Brasília também se dirigiram ao local.


Federico Meregote, diplomata da Venezuela em Brasília, fala sobre a invasão da embaixada

“Informo a vocês que pessoas estranhas estão entrando e violentando o território da Venezuela. Precisamos de ajuda, precisamos de ação imediata de todos os movimentos sociais de partidos políticos”, afirmou, em mensagem de áudio, o encarregado de Negócios da embaixada venezuelana, Freddy Efrain Meregote Flores.