Governo do Maranhão entrega reforma da sala de quimioterapia

 

hospital do câncer ma

Mais conforto e um ambiente adaptado às necessidades dos pacientes. São esses os principais benefícios que a reforma da sala de quimioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão trouxe para os pacientes em tratamento na unidade da rede estadual de saúde. O espaço ganhou novos revestimentos, forro e sala preparatória de medicamentos.

A sala de quimioterapia garante mais agilidade nos agendamentos das sessões. A média de atendimentos do ambiente é de 60 pacientes por dia. “O conforto e acompanhamento da equipe é importante para o paciente se sentir acolhido e engajado no tratamento. Além de dar maior conforto aos pacientes, a equipe multiprofissional consegue ter um espaço mais condizente para que as terapias sejam feitas, como meditação. Esses atendimentos são importantes para que o paciente consiga passar pelo ciclo de uma melhor forma”, comentou a diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Flávia Lustosa.

Segundo a diretora, o prédio do Hospital de Câncer é antigo, por isso a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de sempre realizar reformas, adaptações e manutenções preventivas.

O paciente Raimundo Marcilio Fonseca, de 62 anos, faz tratamento de mieloma múltiplo há um ano. Ele conheceu as instalações antigas, a provisória e a nova. Para ele, o novo ambiente traz segurança para realizar o tratamento. “A reforma foi boa. Uma das vantagens é que não vai demorar muito tempo para fazer a medicação de novo”, relatou.

Em sua primeira sessão quimioterápica, Miguel Saturnino Ferreira, de 71 anos, viu o ambiente em obras, enquanto se consultava com os especialistas no processo de diagnóstico. “A impressão é boa. O ambiente assim novinho faz a gente se sentir mais confiante com o tratamento. Achei o ambiente bom, limpo. Agora é conseguir a cura”, falou.

A ala de quimioterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados e domingos, no turno matutino.