Filme "Os Miseráveis" da atualidade faz sucesso na França

Foi uma das revelações do Festival de Cinema de Cannes deste ano e vai representar França, como melhor filme internacional, na próxima cerimônia dos Óscares.

Filme Os miseráveis

"Os Miseráveis" é um filme com uma realidade poderosa – até o Presidente Emmanuel Macron decidiu ir vê-lo ao cinema.

Bem-vindo aos subúrbios de Paris… "Os Miseráveis" foi prémio do júri em Cannes e é um passaporte para os bairros sociais parisienses. O filme segue uma equipe de polícias nas ruas de Montfermeil e, com grande poder cinematográfico, revela a realidade da periferia francesa.

Realizado por Ladj Ly, foi uma das revelações do Festival de Cinema de Cannes deste ano. O cineasta até encorajou o presidente Emmanuel Macron a ir ver o filme, para conhecer melhor o país que governa.


"É um filme importante quando vemos o que está a acontecer no nosso país, com o movimento dos coletes amarelos. Há 20 anos que somos "coletes amarelos" nos subúrbios. Estamos a reivindicar os nossos direitos há 20 anos, estamos sujeitos à violência policial há 20 anos… É um filme muito importante e esperamos organizar uma sessão com o Presidente da República – ele deve ver este filme, absolutamente."

O cinema pode despertar consciências, até no Palácio do Eliseu. Entretanto, Macron já viu o filme e ficou transtornado. Diz-se pronto a agir para melhorar as condições de vida, nas franjas da sociedade francesa.

"É uma aventura coletiva, o coletivo artístico Kourtrajmé foi criado em 1996. Há mais de 20 anos que evoluímos juntos, fazemos filmes juntos e nos apoiamos. Sou do Mali, por isso é um orgulho. Esperamos que as portas se abram para todas as minorias que pretendem fazer cinema".

"Os Miseráveis" é a bandeira francesa na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional – numa cerimónia que acontece no dia 9 de Fevereiro de 2020.