Itaipava do Grajaú e Grajaú festejam entregas de escolas dignas

 

escolas grajaú

 Emoção e muitos agradecimentos marcaram as entregas das Escolas Dignas nos municípios de Itaipava do Grajaú e Grajaú, ocorridas nesta quarta-feira (20), beneficiando mais 1 mil estudantes das duas cidades.

Em Itaipava, a comunidade do Centro de Ensino Gregório Alves Torres recebeu uma escola totalmente revitalizada com a construção do muro, passarela coberta, realização da pintura geral e da fachada padrão.

A estudante Jhulie Hanna, da 3ª série, falou em nome dos estudantes durante a solenidade e agradeceu ao governo pela iniciativa de revitalizar a escola, o que garantiu mais segurança aos mais de 280 estudantes do centro de ensino. “Os alunos do Centro de Ensino Gregório Alves Torres agradecem a revitalização feita na escola pelo governador Flávio Dino e pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Muito obrigado”, reconheceu.

O Governo do Estado já realizou várias obras no município. Recentemente, foram inaugurados o Restaurante Popular, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e obras de calçamento. No Povoado Pau Ferrado, a comunidade receberá uma escola novinha que será inaugurada em breve.

“Nós estamos felizes por todas essas conquistas que chegaram para o povo de Itaipava do Grajaú. Essa escola é uma no meio de muitas. Há escolas em construção nas Aldeias Cibirino, Tupã, Variante e em outros povoados também. O povo está imensamente agradecido por tudo que o governador e o secretário têm trazido aqui para a nossa gente”, expressou o professor de Matemática, Evaristo Oliveira.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou os investimentos do Governo do Estado para a educação da região e em todo o Maranhão. “Estou muito feliz pela entrega destas escolas em Itaipava do Grajaú e Grajaú. O Governo do Estado tem parceria com os 217 municípios maranhenses com o Pacto pela Aprendizagem. Já foram entregues centenas de escolas, quase mil obras educacionais, porém, o mais importante são as pessoas. Quem faz a Escola Digna de verdade são os professores, estudantes e gestores da rede pública do Maranhão. Vocês estão fazendo com que a educação volte ao patamar de onde nunca deveria ter saído”, realçou o secretário.

O gestor Raimundo Nonato de Sousa Ribeiro revelou que a revitalização da escola trouxe mais conforto e segurança para estudantes e professores do Centro de Ensino Gregório Alves Torres e agradeceu ao Governo do Estado pelos serviços realizados na escola.

“Aproveito o momento para agradecer, em primeiro lugar, a Deus e ao Governo do Estado por essas obras que a gente acaba de receber, que são as entregas do muro e da passarela. A construção do muro favoreceu muito o nosso trabalho, tanto administrativo quanto pedagógico, porque a escola estava aberta e era difícil executar as nossas atividades. Então, sou muito grato e quero agradecer em nome da escola. Muito obrigado”, reconheceu.

A estudante Maria Neta, 1ª série, revelou que está muito feliz pela revitalização da escola. “Eu quero agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, pela construção do muro, passarela e pela pintura da escola. Estou muito feliz e espero que todos os alunos estejam agradecidos e maravilhados pelos benefícios que recebemos”, festejou.

O vice-prefeito Dacy Rocha, que marcou presença na inauguração, destacou o compromisso do Governo do Estado com o município. “Temos que agradecer ao governo. O governador está sempre conosco nesses momentos importantes, trazendo coisas para o nosso município. Inauguramos o Restaurante Popular em nossa cidade, iremos inaugurar escolas em um povoado e em algumas aldeias também, muito obrigado”, comemorou.

Grajaú

Em Grajaú, a comunidade escolar celebrou a entrega do quarto centro de ensino requalificado pelo Governo do Estado no município. Desta vez, mais de 700 estudantes foram beneficiados com a revitalização do CE Nicolau Dino, que fica localizado no centro da cidade, e recebeu investimentos da ordem de R$ 124.239,58.

“É um prazer imensurável estudar em uma escola com estrutura, com ambiente climatizado, com carteiras confortáveis, um lugar onde eu me sinto bem, à vontade. É muito gratificante. Se torna até mais fácil o aprendizado”, revelou a estudante Camila Sousa Costa.

Já Abigail Carvalho Albuquerque, da 1ª série do Ensino Médio, contou que estuda pela primeira vez em uma escola digna. “Nunca havia estudado em uma escola assim, com condições para um bom aprendizado. Tenho certeza de que vai me ajudar muito para a conquista do meu futuro”, destacou.

Lúcia Regina, da 3ª série do Ensino Médio, ressaltou a importância da reforma para a comunidade escolar. “Quando cheguei aqui as cadeiras eram quebradas e as salas quentes. Quando veio a reforma geral, as salas foram climatizadas, houve a reforma do auditório e dos banheiros. Com isso, melhorou demais nosso ensino, muitos dos alunos levaram esses conhecimentos para a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e para a prova da UEMA [Universidade Estadual do Maranhão] e eu agradeço muito o secretário Felipe Camarão e o governador Flávio Dino por isso”, disse.

Para a gestora Janayna Solino, a escola vive um novo momento. “Hoje o sentimento que nos define é gratidão. Estamos em festa por esse olhar cuidadoso que o governador Flávio Dino tem tido com a educação do Maranhão. Temos uma nova escola e podemos proporcionar uma nova educação aos alunos de Grajaú”, enfatizou.

Robério Alves, professor de Língua Portuguesa, está há sete anos lecionando na escola e lembra dos investimentos do governo para melhorar a estrutura do CE. “Sinto-me muito feliz por fazer parte da história do ‘Nicolau Dino’. Podemos perceber, desde que o governador Flávio Dino assumiu, mudanças na nossa escola e mudanças para melhor. O governo está de parabéns por investir nessa escola”, comentou.

Das seis escolas da Rede Pública Estadual no município, quatro já foram reformadas ou revitalizadas, são os CEs: Dimas Simas Lima, Livino de Sousa Rezende, Urbano Santos e Nicolau Dino. “Participamos recentemente das reformas do Dimas Simas e do Livino Rezende e de outras obras. Não existem obras mais importantes do que as de educação. Os mais de 70 mil habitantes de Grajaú agradecem pelos serviços prestados pelo governador”, ressaltou o prefeito Mercial Lima de Arruda.

Além do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, o secretário adjunto de Administração da Seduc, Daniel Carvalho, dentre outras autoridades locais.