PCdoB realiza vitoriosa Conferência e elege novo Comitê Estadual

 

Conferência Estadual do PCdoB Ceará

A 24ª Conferência Estadual do PCdoB do Ceará foi realizada no último final de semana (23 e 24) na Assembleia Legislativa do Estado. O evento recebeu o nome de José Augusto Lopes Meneses, histórico dirigente comunista, falecido em 2018.

O ato de abertura contou com a participação de representantes de 70 municípios, movimentos sociais, como APEOC (de sindicatos de trabalhadores da cultura e da educação no estado e nos municípios), UNE, UBM, prefeitos, parlamentares municipais, estaduais e federais e o senador Cid Gomes (PDT).

Inácio Arruda, em nome do Comitê Central do PCdoB, apresentou o Projeto Nacional de Resolução Política da sigla, defendendo a criação de uma Frente Ampla que tenha como eixo a democracia e a unidade. Foi realizado debate em torno da necessidade de lutar contra os retrocessos impostos pela agenda do governo Bolsonaro e a defesa dos nossos direitos institucionais, através da luta nas ruas e com a organização do povo.

Eleições internas

Os militantes cearenses debateram e votaram documento estadual sobre projeto político e eleitoral do PCdoB. Também realizaram balanço dos dois anos de mandato do comitê estadual cessante e desafios do próximo biênio.

Eleitos os novos integrantes do comitê, este se reuniu e decidiu, por unanimidade, pela recondução de Luís Carlos Paes de Castro à presidência. O vice-presidente é o sociólogo André Ramos, ex-presidente estadual do Partido Pátria Livre – PPL. Também foram reconduzidas à Secretaria de Organização, Teresinha Braga Monte, e à Secretaria de Finanças, Sônia Maria Pinheiro Barros.

Para André Ramos, a conferência consagrou a integração do PPL ao PCdoB no Ceará.

“E eu fico muito feliz pela confiança dos camaradas em me conduzir a vice-presidência estadual a que vou me dedicar e trabalhar muito para responder à altura desta confiança de camaradas com a trajetória e história dos que compõem nossa direção estadual”, garantiu.

Luís Carlos Paes destacou que a plenária final encerra processo exitoso de debates que reuniu cerca de 3 mil filiados em 73 municípios.

Segundo ele, o processo contribui para unir ainda mais a militância na resistência de massas ao projeto antinacional e antipopular “do capitão de milícias Bolsonaro” e na construção de uma ampla frente política, de caráter democrático, que impeça a escalada autoritária, de caráter fascista, que visa destruir a Carta Magna de 1988 e o Estado Democrático de Direito.

Projeto eleitoral

Nas conferências foram dados passos importantes na construção de um projeto eleitoral ousado em 2020. O PCdoB terá chapas para vereador na maioria das cidades e deverá disputar eleições majoritárias, com reais chances de vitória, em cerca de quinze municípios. O esforço é preparatório para a busca por recuperar a cadeira na Câmara Federal em 2022, ano do centenário do Partido, ajudando a superação da cláusula de barreira no plano nacional.

O novo Comitê Estadual decidiu ainda manter a atual executiva até a próxima reunião convocada para 1º. de fevereiro, quando a definição das demais tarefas específicas de todos os membros será votada.

Segundo Teresinha Braga, secretária de organização estadual, “todo o processo de conferência foi riquíssimo em debate e participação. Organizamos conferências municipais em mais de 70 municípios cearenses nesses últimos dois meses. Cerca de 200 delegados e delegadas foram eleitos (as). O novo Comitê Estadual eleito aumentou o número de mulheres, alcançamos a marca dos 36, 5%, bem como aumentamos a renovação, chegando a 38,8% de novos quadros que passam a integrar a direção.

Ato político

No Ato Político da Conferência foram celebrados os 40 anos da Lei da Anistia. O PCdoB-CE entregou a comenda Bergson Gurjão à educadora Nildes Alencar, irmã de Frei Tito e presidente da Comissão Feminina Pela Anistia, e a João Gondim, ex-preso político.

“Quando a ditadura caiu, foi graças à luta incansável de milhares de democratas como Nildes e Gondim; foram eles que derrubaram o terror, foram eles que conquistaram a anistia, foram eles que trouxeram de volta a democracia; foi a luta do povo brasileiro, de brasileiros como Gondim e Nildes, que pôs fim a duas décadas de horror, a duas décadas de escuridão, a duas décadas da mais terrível ditadura em nosso país”, afirmou Joan Edesson, secretário de formação do comitê cessante, escolhido para o discurso da entrega das comendas.

Segue em ordem alfabética o novo Comitê Estadual do PCdoB cearense:

 

ABEL RODRIGUES –  AILSON DUARTE – ANA LÚCIA – ANA MIRANDA – ANDRÉ RAMOS

ANDREA OLIVEIRA – ANÍZIO MELO – ARRUDA BASTOS – AUGUSTA BRITO –  AURÉLIO ALVES

AURÉLIO MATIAS – BENEDITO BIZERRIL – BISMARCK BASTOS -CAMILA SILVEIRA

CARLOS AUGUSTO PATINHAS – CARLOS FELIPE – CHICO BARBEIRO – CHICO LOPES

CHIQUINHO MORAES –  DACIANE BARRETO – DANIELE CAVALCANTE – EDILSON CAVALCANTE

EUGÊNIO BESSA – EVALDO LIMA -FLÁVIO ARRUDA – FLÁVIO VINICIUS – FRANCILEUDA SOARES

FRANCINET CUNHA – GABRIELA FREITAS – GADYEL GONÇALVES – GERMANA AMARAL

GERMANO LIMA – GILVAN PAIVA – GRAÇA ALBUQUERQUE – GUSTAVO GUERREIRO

HELANO MAIA – HELENA SERRA AZUL – ILA VIANA – INÁCIO ARRUDA – JAIRA ROCHA

JANE EIRE – JOAN EDESSON – JOÃO ANANIAS – JOSÉ RUBENS – JOSÉ SIMÃO

JÚNIOR RICARDO – KARLOS PATRICK – KLENIO MOURA – KLEYANE DE PAULA

LEONNARDO FARIAS – LIZ FILARDI – LUCÉLIO MOURA – LUCIANO SIMPLÍCIO

LUÍS CARLOS PAES – LULA MORAIS – MARCELO NOGUEIRA – MARCÍLIO COSTA

MARCONDES RODRIGUES –  MARIA PEREIRA – MARIANO FREITAS – MARLETE BRANDÃO

MARLI COSTA – MATHEUS LIMA – MILEIDE FLORES – NÁGYLA DRUMOND – NAZARÉ TELES

ODAIR SANTOS – PENSILVÂNIO OLIVEIRA – RAQUEL ANDRADE – RENATA MARQUES

RIBAMAR FARIAS – ROBÉRIO ‘BERÃO’ – ROBÉRIO XIMENES – RODRIGUES CLÁUDIO –

SAMUEL SIEBRA – SARAH CAVALCANTE – SÉRGIO BEZERRA – SÔNIA P. BARROS – TAÍS MATOS

TERESINHA BRAGA – VALDIVINO NETO – VIVIANE RODRIGUES – WAGNER DENNYSON

WILLAMY MACEDO WILL – YARA LARISSA