“Movimento 65!” luta por cidades democráticas, com a marca do PCdoB

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, no encerramento da sua 7º reunião neste domingo (1), o documento “Venha para o Movimento 65!”. De acordo com o texto, a ideia é fazer a indignação popular e a repulsa ao governo Bolsonaro se manifestar nas urnas de 2020, nas eleições municipais.

Luciana Santos

A proposta é de uma campanha que faça reaviver a esperança no futuro do país, baseada nas aspirações por cidades democráticas, sustentáveis, com garantias de direitos como educação, cultura, saúde, emprego, segurança, moradia e transporte.

De acordo com a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, essa batalha tem grande importância. “É uma construção cotidiana, um processo que não pode ser artificial. Temos de fazer essa construção com afinco”, diz ela. “É concentração de esforço nas capitais, nas grandes e médias cidades”, afirma. “Vamos priorizar as conversas no nosso campo”, enfatiza Luciana Santos, acrescentando que o PCdoB deve afirmar o seu lugar político, sua identidade, se apresentando para o povo com cara própria.

Esse esforço, afirma o texto, ganha mais relevância em uma conjuntura marcada pela vigência de uma legislação antidemocrática que visa à exclusão de partidos programáticos compromissados com a Nação e a classe trabalhadora – como o PCdoB – da vida legislativa e da gestão pública.

Leia a íntegra do texto:

_______

Venha para o Movimento 65!

Emprego e direitos sociais em cidades democráticas, sustentáveis e seguras

A poesia de Carlos Drummond de Andrade proclamou, certa feita, que “as cidades podem vencer”. Muitas vezes o destino de um país depende da força e da resistência das cidades, da consciência e tomada de posição dos cidadãos e cidadãs.

Esta imagem bem se encaixa com as eleições municipais de 2020. Transcorrido praticamente um ano de governo Jair Bolsonaro, da extrema-direita, dele se pode afirmar resumidamente que se trata de um governo inimigo da democracia, carrasco do povo e traidor de nosso país.

Nesse ambiente, a partir das cidades, com as eleições municipais, poderá emergir um importante capítulo da resistência democrática, popular e patriótica.

Com esta visão, o PCdoB se dirige a seus filiados(as), militantes e amigos(as), eleitores(as), às forças progressistas, com a proposta de uma campanha que faça desembocar nas urnas a indignação e o rechaço do eleitorado à tragédia que tem sido o governo Bolsonaro.

Uma campanha que reacenda a esperança e dê respostas às aspirações da maioria da sociedade por cidades democráticas, sustentáveis, que a todos assegurem direitos como educação, cultura, saúde, emprego, segurança, moradia e transporte.

Jornada que resulte na vitória de alianças progressistas, democráticas e de esquerda. Vitória que, uma vez alcançada, impulsionará o Brasil na direção da democracia e do desenvolvimento soberano, da geração de empregos, da distribuição de renda e do resgate dos direitos do povo.

Tal esforço ganha mais relevância em uma conjuntura marcada pela vigência de uma legislação antidemocrática que visa à exclusão de partidos programáticos compromissados com a Nação e a classe trabalhadora – como o PCdoB – da vida legislativa e da gestão pública.

Essa conduta autoritária, de feição fascista, é bem visível no comportamento do presidente Bolsonaro que, reiteradamente, ameaça comunistas, socialistas, ativistas dos movimentos sociais e demais segmentos progressistas.

O PCdoB, legenda quase centenária, com rico legado na construção do Brasil e do acervo de conquistas do povo, se põe em ação para participar ativamente das eleições de 2020 com uma face própria e renovada.

Dispõe-se a construir um movimento eleitoral e cívico amplo, de caráter frentista — Movimento 65 —, um lugar para os lutadores e lutadoras das causas da classe trabalhadora e do povo, intelectuais e agentes culturais progressistas, líderes da sociedade civil. Todos(as) terão lugar no Movimento 65 para se candidatar nas eleições municipais de 2020.

Que todos e todas venham compartilhar conosco a legenda 65 como símbolo democrático, patriótico e popular, destinado a dar pluralidade à esquerda, atender aos anseios do povo por uma vida melhor e defender o nosso país.

Ou seja: um partido a serviço do povo brasileiro. Uma legenda democrática das pessoas comuns, das novas lideranças que precisam ter representatividade política em todos os âmbitos da vida social. Socialistas, humanistas, patriotas, integrantes de todas as religiões, das organizações sociais e culturais que vierem a compartilhar conosco, com base nessa plataforma e em acordos pactuados de direitos, os mandatos de representação que alcançarmos.

Queremos ser a alternativa – em especial para mulheres, jovens, negros e mestiços – contra toda forma de discriminação política, social, de cor da pele, de orientação sexual.

Queremos representar o povo brasileiro!

Conclamamos: Venham para o Movimento 65 (o número da nossa legenda)!

Um movimento por cidades democráticas, sustentáveis, por direitos, emprego, segurança e vida digna. Venha se candidatar por um partido idôneo, marcado pela honestidade e o rigor com a coisa pública! Venha fazer parte de uma saudável, construtiva e combativa militância, de uma legenda que sempre esteve do lado do povo!

O Brasil precisa de uma oposição forte, ampla e vigorosa. E, para tal, necessita de um partido como o PCdoB, que sempre coloca os interesses do país e os direitos do povo em primeiro lugar.

A democracia é importante para o Brasil e o PCdoB é indispensável para a democracia! E precisa de você para ser ainda mais forte!

As cidades e o povo podem vencer!

São Paulo, 1º de dezembro de 2019

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)