França diz que União Europeia está pronta para retaliar Trump

Retaliação virá se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprir a ameaça de impor tarifas de até 100% sobre US$ 2,4 bilhões em importações de champanhe, bolsas de mão e outros produtos franceses, disse o governo francês.

Trump

A ameaça de tarifas punitivas veio depois que uma investigação do governo dos Estados Unidos revelou que os novos impostos de serviços digitais da França prejudicarão empresas de tecnologia norte-americanas e intensificarão a disputa comercial entre a Europa e Washington.

Na lista de produtos icônicos que os Estados Unidos planejam tributar, há muitos queijos, incluindo roquefort, iogurtes, vinhos espumantes, cosméticos como sabonete, maquiagem e batons e bolsas.

Falando em Londres na manhã da terça-feira (3), antes de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o presidente americano Donald Trump disse que não permitirá que a França se aproveite de empresas dos EUA e que a UE trata seu país muito injustamente no comércio.

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, qualificou a ameaça norte-americana como inaceitável e disse que o imposto francês não discrimina companhias dos EUA.

“Em caso de novas sanções norte-americanas, a União Europeia estará pronta para retaliar”, disse Le Maire à Radio Classique.