Trabalhadores da Colômbiia fazem terceira greve geral em duas semanas

Encontro com o governo, ao qual expressaram críticas por suas políticas sociais e econômicas, não deu resultados.

Colômbia

“O mandado de ‘paro’ é mantido porque o que o governo disse é que realizou uma reunião conosco com base em que levantamos a greve (…) e depois disse que se reuniu conosco, mas não para criar um compromisso que conduza a uma negociação dos 13 eixos temáticos levantados pelo Comitê “, disse à agência Efe Óscar Gutiérrez, porta-voz da Dignidade Agrícola, promotora do protesto.

Na reunião, o Governo foi representado pelo diretor do Departamento Administrativo da Presidência, Diego Molano, e pelo ex-sindicalista Angelino Garzón, atual embaixador da Colômbia na Costa Rica. Em resumo, explicou Gutierrez, a reunião terminou sem progresso porque não havia acordo entre as partes para definir “um roteiro” para encerrar as mobilizações.

O Comitê Nacional de Parada exige que o Governo inicie um diálogo “direto, democrático e eficaz”, mas até agora Duke insistiu que esse contato deveria ocorrer como parte da “Conversa Nacional” que ele convocou com diferentes setores políticos, econômicos e sociais do país para discutir várias questões.

As manifestações são convocadas pela Unidade Central de Trabalhadores (CUT), pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), pela Confederação dos Trabalhadores da Colômbia (CTC) e pela Federação Colombiana de Trabalhadores da Educação (Fecode), para quem foram. adicionando outros setores.