Aldo Arantes: É necessário unir e trilhar o caminho para a democracia

Em entrevista ao Portal PCdoB, o deputado constitucionalista Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC (Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania), ressalta a importância do ato em defesa da Democracia e da Constituição Federal, que está sendo organizado por diversas entidades na próxima quinta-feira (12), às 19 horas, no Tucarena, em São Paulo.

Aldo Arantes - Foto: Eliz Brandão

Para Aldo Arantes, a união de diversas forças em defesa da democracia e da Constituição faz-se fundamental neste momento. Ele analisa que o Brasil vive uma grave crise sobre todas as dimensões: do ponto de vista econômico, político, social, ambiental e cultural. Contudo, aponta que as recentes declarações de Bolsonaro, do filho dele, deputado Eduardo Bolsonaro, e do ministro da Economia Paulo Guedes, com ameaças de um novo AI-5, incorporam grave risco à democracia.

“Temos discutido profundamente é que aqui no Brasil a direita conseguiu construir uma forte hegemonia conservadora. Hegemonia de fundo neofascista. E estamos caminhando diante do risco de um governo policial de caráter neofascista. Então temos que compreender que a esquerda sozinha não consegue enfrentar a gravidade da situação. Ou nós temos a capacidade de pensar no país, e pensar grande, de deixar as contradições partidárias de lado e mirar no que interessa ao povo brasileiro, e construir uma ampla união de forças, ou podemos nos deparar com agravamento bastante sério da situação política e econômica e dessa situação de corte de direitos”, afiançou.

É neste cenário que entidades como a Rede de Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Fundação Maurício Grabois, Associação dos Juízes pela Democracia, CTB, UNE, UBM, Unegro, entre várias outras, já confirmaram presença para o ato política no Tucarena.

Entre outros importantes nomes confirmados estão Maria Amalia Pie Abib Andery, reitora da PUC-SP; Antonio Carlos Malheiros, pela Faculdade de Direito da PUC-SP; Antônio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Chico Whitaker, integrante da Comissão Brasileira Justiça e Paz; Magda Barros Biavaschi, desembargadora e pesquisadora do Cesit-Unicamp; Paulo Jerônimo de Souza, vice-presidente da ABI; Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois e Valdete Severo Souto, Juíza do Trabalho e presidenta da Associação Juízes para a Democracia.

Obra

Na mesma perspectiva, após o ato político, será lançado o livro Por que a democracia e a Constituição estão sendo atacadas?, organizado e assinado por Aldo Arantes, em conjunto com importantes juristas brasileiros, como Lenio Streck, Marcelo Cattoni, Martônio Mant’Alverne e Pietro Alarcon. A obra, editada pela Lumen Juris, busca contribuir com o debate e a resistência popular.

“Estamos fazendo uma análise que não é meramente conjuntural, mas procurando maior profundidade, inclusive trazendo vários teóricos que discutem a situação no mundo e no Brasil, justamente para ajudar a nos iluminar nesse momento difícil que a esquerda e os setores democráticos estão vivendo”, explicou Aldo Arantes.

“É necessário clarear os caminhos para unir e trilhar, finalmente, o caminho da democracia. Nesse momento, nosso objetivo é reconquistar o espaço democrático que nós perdemos. Esse é o caminho imediato. E depois precisamos ter condições de aprofundar finalmente esse processo”, concluiu.

Em vídeo, o constitucionalista Lenio Streck, destacou a relevância do projeto do livro e do lançamento junto ao ato político no Tucarena. “Será um ato de resistência, de defesa da Constituição e de defesa da democracia. Defender a Constituição hoje é um ato revolucionário”, afirmou.

Serviço

O que: Ato em Defesa da Democracia e da Constituição
Quando: 12 de dezembro, às 19h
Onde: Tucarena (PUC-SP – Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo)