O samba e a política no “Encontro de amigos e amigas da Nega Rozina”.

O Encontro de amigos e amigas da Nega Rozina, que ocorreu no último domingo (08/12) aprovou carta de apoio à pré-candidatura de Rozina de Jesus para a câmara municipal de São Paulo.

Leia na íntegra:

Encontro Rozina

O samba e a política formaram a mistura perfeita no “Encontro de amigos e amigas da Nega Rozina”.

Domingo dia 08 de dezembro no Clube dos Veteranos Paulistas foi realizada uma confraternização em homenagem a Rozina de Jesus. Na verdade houve uma singela homenagem com vista a valorizar um fato sociopolítico de alta relevância nos dias atuais, onde o ódio impera: uma mulher negra da periferia, com consciência política, filha de empregada doméstica reunir condições para disputar eleição em um partido voltado aos interesses dos trabalhadores e do Brasil, o PCdoB.

São Paulo, principal colégio eleitoral brasileiro, tem sido um grande palco do ódio e do conservadorismo que persistem em tomar as instituições para impor um projeto político inimigo da democracia, carrasco do povo e traidor da Nação. Aqui, além da desproporcional força do bolsonarismo, sofremos as vicissitudes dos tucanos há mais de 20 anos governando o estado e, atualmente, a prefeitura atendendo os reclamos do mercado a custa do sofrimento de quem mais precisa.

Rozina, ao lado de sua mãe, dona Margarida, reiterou seu compromisso em fazer da política um instrumento de atendimento do bem comum, usará sua experiência adquirida luta popular, no movimento de mulheres, movimento negro e nos anos e anos de atuação assessorando parlamentares na Câmara dos Vereadores e na Assembleia Legislativa para defender os interesses de quem mais precisa, das e dos trabalhadores, de quem mora nas grandes periferias de São Paulo, usa transporte coletivo, precisa de creche para seus filhos, utiliza o SUS, escola pública. Será a vereadora da cultura e das causas sociais. Lutará contra todo tipo de preconceito e discriminações motivadas pelo ódio. Trabalhará para que a juventude tenha oportunidades, esporte e lazer e não seja alvo da polícia ou caminhe nas nebulosas veredas do crime. Estará diuturnamente defendendo que a prefeitura ofereça ao povo políticas de geração de emprego e renda, o desemprego desestrutura a família e abaixa a autoestima das pessoas. Rozina lutará pela dignidade das cidadãs e cidadãos de São Paulo. Foi um momento muito rico e emocionante, Dona Margarida nos emocionou.

Não faltou samba e política na confraternização. Além das diversas gerações que construíram a UNEGRO ao longo dos últimos trinta anos, estiveram presentes as amigas do Ilu Oba de Min, o pessoal do Samba do Livro, Aristocrata Clube, Comunidade do Samba da Feira, Veteranos Paulista, Clube do Balanço, Vovó Tutu, dentre outros. A cada dia vemos crescer o time que deseja ver vários discursos da Rozina através da tribuna no plenário da Câmara de Vereadores, isso aumenta a expectativa de todos, vimos sorriso se abrindo e olhos brilhando.

As pessoas querem mulher negra no poder, o PCdoB, dentre tantas, oferecerá a candidatura de Rozina de Jesus, um dos quadros políticos mais qualificados do PCdoB paulistano, para o desafio de apresentar e defender um projeto inclusivo para São Paulo. Há esperanças de Rozina emular um projeto exitoso e contribuir para superar os grandes desafios que se impõe para melhorar a vida das pessoas numa das maiores metrópoles do mundo.