China e Portugal celebram a devolução de Macau

Embaixador chinês aponta Macau como prova do sucesso da fórmula “um país, dois sistemas”. Cai Run inaugurou no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, uma exposição comemorativa do 20.º aniversário da devolução do território à China, após mais de quatro séculos de presença portuguesa. O general Rocha Vieira, último governador de Macau, assistiu à cerimônia.

“O PIB de Macau multiplicou-se por oito” nestas duas décadas, afirmou em Lisboa o embaixador chinês em Portugal, fato que destacou como uma das provas de que a fórmula “um país, dois sistemas” funciona bem. Cai Run – que elogiou também a convivência na cidade entre chineses e portugueses e outras comunidades – discursou durante a cerimônia de abertura no Centro Científico e Cultural de Macau de uma exposição por ocasião “do 20.º aniversário do retorno de Macau à Mãe-Pátria”, que ocorreu em 20 de dezembro de 1999.

O embaixador fez questão de destacar a “evolução muito positiva” da Região Administrativa Especial de Macau.

Embaixador chinês com o líder do PCP.
Embaixador chinês com o líder do PCP.© Paulo Spranger/Global Imagens

Entre a assistência estava o último governador português de Macau, o general Rocha Vieira, que foi quem há 20 anos recolheu a bandeira que pôs fim a uma presença administrativa portuguesa que vinha do século XVI.

Além daquele que pode ser designado como o último governador do império, também marcaram presença na inauguração da exposição figuras como o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, e o deputado social-democrata Paulo Neves. Vários embaixadores estiveram igualmente na cerimônia, como os da Rússia, Cuba, Espanha, Uruguai, Coreia do Sul e Filipinas.

Cai Run, além de elogiar a forma como China e Portugal resolveram a questão de Macau, destacou ainda as relações luso-chinesas como estando “no seu melhor momento de sempre” e que o velho conhecimento entre os dois países e o pragmatismo no modo como lidam um com o outro traz esperança de ainda maior cooperação futuro.

Uma afirmação para ser entendida no âmbito das pressões atuais da Administração dos Estados Unidos para que o governo português suavize a relação econômica com a China, nomeadamente a concessão da rede 5G à Huawei, uma empresa chinesa.

Cai Run fez elogio do desenvolvimento de Macau.
Cai Run fez elogio do desenvolvimento de Macau.© Paulo Spranger/Global Imagens

A ideia de “um país, dois sistemas” permitiu a Pequim negociar a devolução de Hong Kong e Macau.

A informação é do Diário de Notícias