Pesquisa aponta liderança de Manuela à prefeitura de Porto Alegre

Nos três cenários estimulados, a ex-deputada fica em primeiro lugar.

Mais uma pesquisa de intenção de voto na disputa à prefeitura de Porto Alegre, aponta a liderança da ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) na preferência do eleitorado gaúcho. Nos três cenários estimulados, ela fica em primeiro lugar.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pelo jornal Correio do Povo foi realizada pelo Instituto Methodus. Foram quatro simulações eleitorais e em três cenários estimulados, Manuela d’Ávila vence, com 16,5%, 28,7% e 28,5%.

No primeiro cenário, Maria do Rosário (PT) aparece em segundo lugar, com 10,2%. Nos cenários 1 e 3, Sebastião Melo (MDB) fica com 10%, no primeiro, e 14,4%, no terceiro. Nelson Marchezan Júnior (PSDB) varia entre o terceiro e quarto lugar, com 7,4%, 8,2% e 8,9%.

Na última sexta-feira (20), o Instituto Paraná Pesquisas apontou que Manuela está à frente na corrida à Prefeitura de Porto Alegre em todos os cenários pesquisados – espontânea e em três simulações com candidatos diferentes.

Rejeição

A pesquisa divulgada nesta terça avaliou ainda em quem o eleitorado “não votaria de jeito nenhum”. Marchezan atingiu 42,9%, seguindo por Maria do Rosário, com 30,1%; Manuela, com 20,8%; Coronel Zucco, com 12,8%; Cezar Schirmer, 11,6%; Gustavo Paim, com 9,9%; Ruy Irigaray, com 9%; Any Ortiz, com 8,9%; Fernanda Melchionna, com 8,6%; Juliana Brizola, com 8,4%; Carlos Gomes, com 8,4%; Sebastião Melo, com 8,1%; e Fábio Ostermann, com 6,4%. 

Os entrevistados também foram questionados sobre o atual governo, de nível federal, estadual e municipal. E ainda sobre a percepção em relação às áreas como desemprego, saúde, segurança, infraestrutura e mobilidade.

61% reprovam Bolsonaro

Quase metade da população 49,1%, aponta o governo de Jair Bolsonaro como péssimo ou ruim; 26,9% considera a gestão regular. Mas ainda 24% responderam que o governo é bom ou ótimo. Porém, 61,2% dos entrevistados disseram que reprovam a gestão de Bolsonaro, enquanto que 38,8%, aprovam. 

Eleitorado pesquisado reprova gestão tucana

Ao serem questionados se aprovam a gestão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), 81,5% disseram que reprovam, enquanto que 18,5%, manifestaram aprovação.  O governo tucano é considerado péssimo ou ruim por 66,2% dos entrevistados. Para 28,2%, a administração é considerada regular.

A prefeitura de Porto Alegre também é comandada pela gestão tucana e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) obteve uma reprovação de 77,7% do eleitorado pesquisado. 22,3% responderam que aprovam sua administração, mas a gestão ainda foi considerada péssima ou ruim por 66,1% dos entrevistados. Para 22,4%, a administração é regular, e, para 11,5%, é ótima ou boa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 21 de dezembro. Foram realizadas 800 entrevistas. A margem de erro de é 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Com informações do Correio do Povo