A juíza que assusta as pessoas apenas por ser jovem, mulher e negra

Aos 35 anos, Mariana Marinho Machado já exerceu a magistratura no Pará e está no Piauí há sete anos. Tem 2 mil processos distribuídos e finalizou, somente em 2019, 980 processos. A discriminação por seu biotipo físico sempre aconteceu.

“Perdi as vezes de quando entravam na sala, nem ao menos davam ‘bom dia’, só diziam que queriam falar com o juiz. Às vezes eu era ríspida. Outras, virava a cadeira e dizia: ‘Bom dia, eu sou a juíza’”. Quem conta essa história é Mariana Marinho Machado. Segundo ela, chegar a um cargo de tanta autoridade sendo mulher, negra e jovem parece que “confunde” as pessoas – mas, na realidade, escancara um preconceito que tanta gente teima em dizer que não existe.

Aos 35 anos, Mariana é responsável pela comarca de Itainópolis (a 365 quilômetros de Teresina), que atende também os municípios de Vera Mendes e Isaías Coelho. Natural da Bahia, Mariana já exerceu a magistratura no Pará e está no Piauí há sete anos. Tem 2 mil processos distribuídos e finalizou, somente em 2019, 980 processos.

“Hoje, as pessoas já me conhecem na comarca. Já estou aqui há dois anos e, então, essas situações são mais raras”, pondera. Mas a discriminação por seu biotipo físico sempre aconteceu. Ela conta que, desde pequena, ouvia comentários indesejáveis na escola. Porém, foi depois que passou no concurso para magistratura que percebeu o preconceito mais presente.

“Sempre passei por situações como alguém falar do meu cabelo na escola. Era bullying, mas não tinha esse nome. Mas senti mais o preconceito quando entrei na magistratura, porque é um lugar de autoridade”, explica. “Várias vezes, quando me viam trabalhando pensavam que eu era assessora. Quando fui professora, também senti os olhares. Na primeira vez que entrei numa sala de aula, as pessoas me olharam diferente. É tão institucional que as pessoas se assustam vendo uma mulher, negra, nova, juíza.”

Mariana passou no concurso aos 27 anos, sem cotas. Mas defende o sistema para oportunizar a entrada de negros no serviço público. “Meus pais são negros. Sempre tivemos muito orgulho da nossa raça. Eu e meus irmãos estudamos em colégios bons. Quando fiz concurso, não tinha cotas. Mas hoje vejo que é necessário. Os negros são maioria no Brasil, mas são minoria em cargos públicos. Na magistratura, somos apenas 1,6%”, ressalta.

Para a juíza, o maior problema no combate ao preconceito é não aceitar que ele existe. “Quando você entra numa loja, as pessoas não vão para você. As vendedoras de lojas chiques não são negras. É assim que acontece”, resume.

No dia a dia, Mariana opta por uma vida mais resguardada, evita muita exposição, mas não abre mão de reagir a situações de discriminação.“Em casos de racismo e injúria racial, com certeza dou voz de prisão, mas nunca precisei chegar a isso. Uma vez, uma pessoa que trabalha comigo foi xingada e acredito que a pessoa queria atingir a mim. Falei que isso geraria processo e fui atrás. Já julguei vários casos de racismo e injúria racial – vários”, destaca.

Especificamente com ela, a juíza lembra a vez em que questionaram sua capacidade de julgamento. “Um advogado começou a se exaltar e disse: ‘Não sei se a senhora teria capacidade para julgar’”, recorda-se. “Mas não sou de perder a cabeça, até para ninguém dizer que não tenho imparcialidade. Só disse: ‘Doutor, o sr. não quer retificar o que disse?’. Um amigo dele deu um toque e ele se acalmou, voltou atrás”, conta.

Por casos como esses, Mariana sempre atende às pessoas na presença de alguém, nunca sozinha. “Nós, magistrados, sempre estamos no olho do furacão. Se faço qualquer coisa, até fora de casa, não é a Mariana, é a juíza. Então, me preservar é uma questão de segurança. No Piauí, além do racismo, há também muito machismo – e isso é refletido nos feminicídios. Aqui na cidade, chega um homem juiz, vai para academia e é normal. Chega uma magistrada, vai para academia é porque quer se mostrar”, compara.

“Às vezes ouço: ‘A senhora é tão nova e vem sozinha para o Piauí. Como seu marido deixa?’ Como é que pode? Meu marido tem que deixar eu vir trabalhar? Isso não existe”, indigna-se. Apesar de todos os desafios enfrentados, Mariana Marinho não tem do que se queixar da vida que leva.

“As pessoas já se acostumaram comigo e me tratam muito bem. Fico lisonjeada com o reconhecimento, o respeito e o carinho. Fiquei 12 dias afastada cuidando do meu pai e, quando cheguei, ganhei um bilhetinho: ‘Que bom que a senhora voltou’”, conta. “As pessoas me perguntam como aguento ficar no interior. É por todo carinho que recebo. Só peço muita saúde para conseguir fazer meu trabalho. Quando vou a uma escola e as crianças me veem, elas se sentem representadas. Isso é gratificante. Elas sabem que também podem chegar lá!”

Com informações do Cidadeverde.com

382 comentários para "A juíza que assusta as pessoas apenas por ser jovem, mulher e negra"

  1. Eraldo Cavalheiro Ferreira disse:

    Fiquei emocionado com a bela história desta magistrada.
    Certamente os oprimidos sabem que estão representados. Que venham muitas Marianas.

  2. Mauro Negrão disse:

    Parabéns Doutora Mariana, como negro, sinto-me perfeitamente representado por personalidades como a senhora, entretanto, essa estatística de negros na magistratura brasileira, sendo o Brasil o país com a maior população negra fora da África, é deixar entristecido qualquer cidadão brasileiro..!

  3. Rosângela disse:

    Sinto- me representada como mulher negra , mãe e bem sucedida às custas de muito trabalho, estudo e dedicação!!
    Quero outras Marianas em ascensão!!!

  4. MARIA DA CONCEIÇÃO AMORIM DE SOUZA disse:

    Amei Mariana,essa criança linda,pois tem idade de ser minha filha. Que orgulho. Ela sim representa.
    ??????????

  5. Cleoman disse:

    Parabéns, Mariana! Nem tudo está perdido na magistratura, pois suas atitudes dignificam sua profissão. Outras Marianas estão a surgir com suas atitudes!

  6. Luciana disse:

    Retire o “APENAS”, ficaria bem melhor e impactante!

  7. Olivia lopes da Silva souza disse:

    Mp

  8. Olivia lopes da Silva souza disse:

    Parabens que Deus abençoe que continui sempre assim.

  9. Vera Etelvino disse:

    Bom dia Drª Mariana! Muito orgulho de pessoas como você. Acho um absurdo o preconceito em si. Não devia existir seres humanos se desrespeitando por cor, religião, regionalismo, condição social ou qualquer outro motivo. E houvesse mais empatia no mundo, seríamos mais felizes, saudáveis. Parabéns!

  10. Cezário Aschar disse:

    Maravilhado com o empoderamneto da cidadã Dra. Mariana Marinho Machado!

  11. Parabenizo a Dra. Mariana Marinho, pela linda trajetória profissional e pelo exemplo de superação e resiliência demonstrados na sua vida.
    Que surjam mais exemplos como a Meritíssima Mariana Marinho.

  12. Mariangela disse:

    Essa entrevista mostra que no Brasil o preconceito e grande e sempre foi minimizado em relação ao negro,cota é importante sim e precisamos ter cada dia mas a consciência de que só a educação muda a situação do negro no Brasil se não estudar só continuaremos com os sub empregos.Meu filho se formata em Farmácia e ganhando em sua vida o CEFET e a UFRJ por mérito por incentivo por luta e por obrigação consigo e por nós pais que tentamos fazer com que ele compreendesse que só a educação é o caminho ,a necessidade e o fim para a vida melhor.

  13. Carmen Lucia Santana disse:

    Parabéns Dr.Mariana a senhora me representa, dou professora e negra, como tal fico extremamente feliz em vê-la brilhar.

  14. Ezequiel Sena disse:

    O Brasil é grandioso em gente que faz a diferença. Infelizmente elegemos políticos que envergonha o mundo todo. Mas não podemos perder a esperança.

  15. Ivanete disse:

    É assim que se combate o racismo! Parabéns, Doutora Mariana!

  16. Nilson Aparecido Silva disse:

    Parabéns doutora Mariana, Você Representa toda Classe Humana Brasileira, que Deus continue te abençoando para realizações de muitos Trabalho de Justiça ao nosso Amado Brasil, Viva a Constituição Federal Brasileira!

  17. Sara rosa Paiva disse:

    Linda,linda,linda???

  18. Isac Caldas disse:

    Espetacular.
    Grandiosa, competente, humana, bom caráter e muito bonita.
    Parabéns, Doutora.
    Muito sucesso na sua vida.

  19. sandra Maria da Silva Andrade disse:

    Parabéns Mariana, você nos representa, a nossa luta e todo dia e toda hora, até conseguirmos amenizar o preconceito e o racismo. Muita força e perceveransa, parabéns filha pelo seu relato.

  20. Eduardo Davi Loureiro da Silva disse:

    Parabéns sua narrativa me emocionou, continue honrando sua profissão e a sua descendência

  21. Everaldo Lourenço disse:

    Eu não perco a esperança exatamente por isso. Como meu ego fica exaltado quando descubro que existe pessoa como a Mariana numa função tão nobre! E que reconhece sua importância como mulher, como negra. E atual de forma imparcial, atendendo a todos da mesma forma. Parabéns Mariana. Vc é um grande exemplo.

  22. Mano Chagas disse:

    Olha como do mov. negro, fico feliz em ver essas coisas acontecerem, saudar essa guerreira e dizer que sei o quanto é dificil sobreviver em uma sociedade racista e machista. no entanto é essa força que nos impulsiona a lutar e manter o peito e dizer sou negro(a) sim, e dai? parabéns Mariana e qualquer dia vou ai lhe visitar.

  23. Moacir Teixeira disse:

    Parabéns que Deus abençoe você sempre meteticima

  24. Moacir Teixeira disse:

    Parabéns que Deus abençoe você sempre mereticima

  25. Silas de Oliveira disse:

    O que vejo no mundo inteiro e moda hoje o negro não quer ser chamado de negro se chamar é racismo se chamar uma loira de branquela é normal. O que vejo é que o negro descrimina o próprio negro o racismo parte dele mesmo . A muito tempo atrás passou uma reportagem sobre negros na praça da sé Sp tinha uma câmera escondida a polícia foi fazer uma abordagem tinha 4 policiais e desde policiais haviam somente um negro e das pessoas abordadas tinha também um negro esse policial negro bateu no único negro que havia no grupo que foi abordado. Sou contra cotas em qualquer situação o negro é capaz de ser o que quiser tem capacidade igual um branco a partir do momento que eu que sou negro estou atrás de contas e aí que se sente inferior. Fica a dica os negros não precisam de cotas são inteligentes como qualquer outro pessoa viva o Brasil viva a democracia.

  26. Mario Antonio disse:

    Parabens Doutora Mariana!
    Que a senhora continue sendo essa pessoa de carater e dignidade!
    Fico muito feliz pela senhora!!

  27. Denise Cardoso Alvarez disse:

    Parabéns!!!!

  28. Maria Dos anjos Caldas e silva disse:

    Meus parabéns

  29. Cida Abreu disse:

    Parabéns Dra Mariana, pela sua coragem e por ser uma jovem determinada.

  30. Tatiana c Zanetti disse:

    Parabéns meritissima juíza me emocionei com a tua história guerreira lutadora e vencedora linda história

  31. Francisco disse:

    Parabéns!
    Pelo depoimento incentivador, são de bons exemplos que estamos precisando cada vez mais !

  32. sergio r s disse:

    Pra que se preocupar com as DAMARIS da vida nós temos a Dra Mariana

  33. Parabéns juiz , Vc representa a luta e os direitos de nós negros

  34. Parabéns juiz a…
    Vc representa todos os negros que lutam todos os dias para ter uma vida normal

  35. Rozilda Salet Rodrigues disse:

    Parabéns ! Saúde, força e Vitória e em 2020!

  36. Marilucia Alexandre disse:

    Parabéns Dr.Mariana pelas lindas palavras sábias Deus lhe abençoe em tudo, o tempo que trabalhou em Pimenteiras foi muito bom,um ótimo trabalho foi realizado. Um abraço feliz Ano Novo sou sua fã.

  37. Antonio José oliveira silva disse:

    Boa tarde Excelentíssima, FELIZ ANO NOVO de 2020, que consiga realizar, todos os seus sonhos, fala pra estas pessoas que todos nós somos irmãos idependente de raça, cor e religião, mtos sucessos em sua carreira.

  38. ELIZABETH CGRISTINA FELIX disse:

    PARABÉNS magistrada.A INVEJA MATA.SE REQUARDE MESMO NADA GOI FÁCIL ESTUDOU SE DEDICOU GALGOU E ISTO É LINDO E NÃO TEM COR.TEM É SABOR DE MEL VITÓRIAS.AMEI DEUS É DEUS VOCÊ É ESPECIAL DEUS FEZ A FORMA E NÃO HÁ OUTRA IQUAL.FELIZ 2020.PARABÉNS ÃOS TEUS PAIS QUE A EDUCOU E A AMOU MUITO MUITO LINDO LINDO.VOCÊ É LINDA

  39. ELIZABETH CGRISTINA FELIX disse:

    PARABÉNS Magistrada.A INVEJA MATA.SE RESQUARDE MESMO. NADA FOI FÁCIL.ESTUDOU SE DEDICOU GALGOU E ISTO É LINDO E NÃO TEM COR.TEM É SABOR DE MEL VITÓRIAS.AMEI DEUS É DEUS VOCÊ É ESPECIAL DEUS FEZ A FORMA E NÃO HÁ OUTRA IQUAL.FELIZ 2020.PARABÉNS ÃOS TEUS PAIS QUE A EDUCOU E A AMOU MUITO MUITO LINDO LINDO.VOCÊ É LINDA

  40. Gilmar disse:

    Parabéns Dra. Mariana, linda sua história de magistrados, Feliz 2020…

  41. Josevania Rodrigues da silveira disse:

    Amei essa história, muito linda, me sentir representada!

  42. Denise Bicalho disse:

    Por um Brasil cheio de Marianas!

  43. Genilda Machado disse:

    Parabéns Dr.Mariana verdadeiramente a senhora me representa nesse País onde o racismo é su recalque Deus continue te iluminando te dando sabedoria trilhar neste lindo e longo caminho!

  44. LINDA E COMPETENTE ! Ah se todos fossem assim !

  45. Modesto Alcântara Melo Neto disse:

    Dra. Mariana é com mui orgulho que deixo meu comentário sobre sua pessoa, li o que vc narrou acerca de sua vida pessoal, tiro o CHAPÉU por sua luta e ser uma pessoa determinada, enfrentando TDS os fatos acima narrados, parabenizo por ser uma mulher guerreira e de coragem pra luta, TB sou do quadro Judiciário dia Estado do Ceará, exerço a minha função de Técnico Judiação com orgulho, deixou os meus sinceros sentimentos e apreciador de uma mulher BELÍSSIMA.

  46. FERNANDO SIMOES disse:

    PARABENS PELA SUA DIGNIDADE E CORAGEM DE SER DETERMINDA…ASSIM MERECE O SUCESSO QUE E RESULTADO DO SEU ESFORCO POR UM TRABALHO HONESTO E DIGNO.

    REITERO OS MEUS PARABENS E ANO NOVO COM TUDO DE BOM E COM MUITA SAUDE

  47. Ana Maria Coelho Eleutério disse:

    Queria ver mais fotos dela , uma mulher tão admirável deu curiosidade.
    Parabéns!

  48. Josevania Rodrigues da silveira disse:

    Ela não é só uma mulher negra linda! Ela é porreta, fui verificar seus feito, fiquei maravilhada, uma juíza imparcial,comprometida e justa. Cada sentença eu me deslumbrava de orgulho. Muito competente. Parabéns Doutora.

  49. Um país onde ” seres humanos ” foram secularmente escravizados torna se uma aberração ” estar ” no poder.. Um questionamento que nos acompanha é o de que os males e mazelas deste pais nunca foram realmente amenizados pela ” maioria ” togada que não é o caso desta jovem brasileira, um corpo estranho neste meio espúrio e surreal. Um dia todos terão os mesmos lugares e direitos neste país.

  50. Emílio Tércio Masiero disse:

    Deus abençoe você hoje e sempre felicidades nessa caminhada Deus é fiel ?

  51. Cleide Sousa disse:

    ??????
    Parabéns!!!! Ficamos imensamente orgulhos de ver nosso povo assim, e é uma inspiração para nossas meninas.
    Que alegria sinto, parece até q é uma filha ? parabéns! #Maravilhosa✨

  52. Edna disse:

    Parabéns fiquei mensurada de orgulho
    Estudo Direito, e mto me enriquece. Ter
    Lido sua matéria.

  53. sebastian goncalves disse:

    estamos orgulhos do seu trabalho e dedicacao,esperando que seja uma tremenda inspiracao prao povo negro brasileiro!!!

  54. Julio disse:

    Parabéns Juíza Mariana!! Além de sua beleza inegável, com certeza ocupa este cargo merecidamente por sua inteligência e competência!! Nosso Brasil está precisando de mais juízes como você, que pelos relatos acima agiliza e dá conta dos processos em tempo recorde!! Sucesso cada vez mais em seu magistrado!!

  55. Rosângela Ferreira da Conceição disse:

    Parabéns!
    Ilma, sra, dra, juíza Mariana Machado, me vejo muito bem representada, começo em poucos dias minha jornada, como estudante de Direito, negra aos 47 anos, mãe de três filhos, avó e divorciada. E, ainda irei exercer com maestria essa linda caminhada. Forte abraço!

  56. Parabens Dr. Maryana voosa Excia tera um futuro muito promissor na Magistratura, sem duvida sera uma futura desembargadora e sem duvida vai produzindo um trabalho de ótima qualidade em prol do povo piauiense .

  57. Nilvana Gonçalves de Freitas disse:

    Meus parabéns excelência !! Porque como qualquer outro magistrado é assim que devemos nos portar. Dando o devido respeito adquirido. Sua história me comove , estimula e me dá orgulho.

  58. Carla Patrícia Ferreira disse:

    Além de tudo isso, é linda e sem dúvidas, competente. ?????????????????????????????

  59. Luiz Carlos Da Silva disse:

    Sinceramente,fiquei tão feliz em saber de sua linda história que me emocionei.
    Mariana,Deus te proteja e abençoe cada dia mais sua luta, você representa e incentiva negros e negras a irem mais longe!

  60. ANAMARIA Lopes disse:

    PARABÉNS Doutora Mariana sua excelência é um exemplo para muitas meninas pobres e negras que vivem neste país sendo discriminadas e mortas .Deus lhe abençoe e te proteja sempre .Sua missão é grandiosa seja sempre um modelo para todos .Eu não a conheço mais sinto orgulho por saber que no meu país tem uma juíza mulher jovem bonita e negra . obrigada por você existir

  61. Luiz C B Cordeiro disse:

    Tomara que chegue logo no Supremo, porque o Joaquim, bateu fofo

  62. Achei linda a sua historia e e muito bom enfrentar a situacao de cabeca erguida.porque nao tem doque se envergonhar..esta profissao pelos seus meritos…parabens

  63. Lucimar Matarelli disse:

    Boa noite Drª Mariana
    Nessa nossa trajetória na vida terrestre, somos instrumentos, de Deus todo soberano, vc galgou com galardão essa nobre profissão, e faz jus e merecimento por ser justa em suas decisões, que Deus possa sempre derramar de seu azeite sagrado sobre vossa vida, lhe cobrindo de bençoes e que possa lhe guardar com seus anjos por onde andares.
    Parabéns por ser digna da verdade

  64. Bomfim disse:

    Dra. Mariana, a Sra. está no seu lugar. Parabéns, e que venham muitas Marianas !

  65. Elisabete Araújo Silva disse:

    Parabéns Excelência! A senhora me representa. Trabalhei por mais 25 anos no judiciário e nesse período, somente uma juíza da nossa raça e nova também em termos de idade. Nunca escondi a admiração e respeitoo q tenho por ela Sou aposentada há quase 06 anos, mesmo assim ainda mantemos contato. Parabéns de nv e muito sucesso em sua carreira

  66. Marcelino Santana Rodrigues disse:

    Nossa meus parabéns Dr. Mariana é um imenso prazer um verdadeiro orgulho muito bom saber que tem uma mulher tão maravilhosa linda inteligente querida nos representando de uma forma tão correta parabéns

  67. Alexandra Fraga disse:

    Parabéns, continue assim. Admiro seu modo de ver as coisas.
    Tenho uma neta, Maria Eduarda, tem 10 anos e quer ser sua colega de profissão. Vou mostra a ela seu relato, pois ela tbm é negra e tenho medo que a maldade do ser humano acabe com o sonho dela. Tenho certeza que seu depoimento irá ajudá-la.

  68. Luciana disse:

    Já fiz uma sugestão e novamente, poderia substituir a palavra APENAS e também “ASSUSTA” por outra palavra, na língua portuguesa deve existir uma palavra que se adequa melhor, pois observo em alguns grupos em que a matéria foi compartilhada as pessoas se limitam a elogiar a beleza da magistrada, o assunto principal que é a superação de uma mulher negra, ocupando o cargo de juíza em um país extremamente racista e machista, nem sequer é mencionada.

  69. Mariza disse:

    Sou negra ,funcionária pública, sempre aconselho meus filhos seguir a vida de cabeça erguida parabéns juíza linda Deus te abençoe ?

  70. Antônio Carlos dos Santos disse:

    Muito bem só peço a Deus que Deus lhe dê muitos anos de vida saúde para essa batalha que não é difícil e tome muito cuidado pois o preconceito tá difícil de acabar

  71. DILSON FERREIRA COELHO disse:

    OBS:..,PARABÉNS Dra.MARIANA..,A SENHORA NÓS REPRESENTA,E SENTIMOS REALMENTE LISONGEADO.O VERDADEIRO NEGRO, ELE TEM QUE SER CONSCIENTE DE SUA NEGRITUDE.É A MAIOR ARMA CONTRA O PRECONCEITO.EU KANGA COELHO,SEI QUE O PRECONCEITO,ESTA NOS 4 CANTOS DESSE PLANETE.MAIS EU NUNCA SENTI NA PELE.SE ELE OU ELA É RACISTA,PROBLEMAS SÃO DELES.EU VOU CONTINUANDO A MINHA CAMINHADA,DE BEM COM A VIDA.SE UM DIA ME CHATEAREM.ELE OU ELA OU ELES,FICARÃO TAMBEM MUITO CHATEADOS”QUE A PANCADA SERÁ DA MESMA ALTURA”..,QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DOS RACISTAS..,

  72. Aires disse:

    Muito feliz por ela!Faça o seu trabalho e abençoado sejam os teus dias! Você é uma guerreira! Meus parabéns! ?

  73. SIRISOMAR FERNANDES disse:

    Eu não concordo com o título da matéria, eu colocaria “a juiza que encanta as pessoas”, pois eu fiquei encantado ao le e me imaginei a minha reação se me deparasse com ela. Certamene eu diria “vc é a juíza? tão jovem, parabéns!”

  74. Arlindo Munis disse:

    Sou negro e sempre percebia indiferença das pessoas…mesmo assim sempre soube do meu potencial e sempre procurei ser forte em meio ao menosprezo…Hoje sou líder um posto de combustíveis,procuro respeitar as pessoas e valorizar o potencial de cada um…Fico feliz em ver nossa raça em ascensão no mercado de trabalho!Me sinto representado pela Juíza Mariana rsr.Deus abençoe grandemente…Desejo a ti sabedoria senso de justiça e equidade.

  75. Que loucura de jurisprudência. Parabéns, jovem juíza.

  76. Reinaldo Tenorio disse:

    O mais bonito nela na’o se ve esta debaixo de seus lindos cabelos.

  77. Exemplo de superação de querer vencer barreiras impostas pela sociedade hipocrita. Precisa-se de mais gente com esse perfil e capacidade de diferenciar sem esperar ofertas. Parabéns. ofertas.

  78. Valnísia disse:

    Sim, nós podemos sonhar e realizar. Sua trajetória merece parabéns magistrada, muita força e energia em 2020. Fico na fé e esperança de um dia, não termos a capacidade julgada pela cor da pele! Feliz Ano Novo!

  79. Além de bonita demonstra muita humildade no seu olhar,,,,,,,parabéns Dra. que neste ano de 2020 Deus vem te abençoar com muito sucesso, segurança e prosperidade

  80. Afrânio Medeiros disse:

    A mim ela não assusta pois sou cidadão e com essa OAB e esse nosso judiciário nem Bandido ela deve assustar e o fato dela ser mulher e negra e ser Juíza não é mérito nenhum ela apenas fez juz ao tempo dedicado aos estudos o que na minha opinião é um dever de qualquer cidadão

  81. Eleandro Madureira disse:

    Sempre tem comentário de gente que ainda não entendeu o racismo estrutural existente no Brasil. Gente que vem, numa matéria linda como esta, afirmar que racismo só existe porque é o próprio negro que se discrimina mutuamente, só exemplifica a extensão do problema pelo qual passa a população negra brasileira.

  82. Mauro Neves da Silva disse:

    Dra Mariana, vá em frente. O Brasil merece e precisa de você, assim como és.
    Parabéns

  83. Adauto disse:

    Eu, só não dou meus parabéns a Mariana, como também aproveito pra dizer que também sou negro, porém, nunca dei confiança para os preconceituosos, apenas lutei para atingir meus objetivos, trabalhei sempre em serviço braçal e, na construção civil durante 50 anos, consegui educar meus quatro filhos, dois médicos, uma advogada e um publicitário, sou mestre de obras, técnico em construção civil, corretor de imóveis credenciado e advogado. Minha esposa aos 66 anos de idade formou se em administração. É isso e O povo quer saber.

  84. Adauto disse:

    Eu também sou negro, porém, tralhando muito na maioria em serviço braçal na construção civil, consegui formar meus quatro Filhos, dois médicos, uma advogada e um publicitário. Hoje, sou formado em técnico de construção civil, técnico imobiliário e advogado, tudo graças a minha vontade, porém, com a benção do Divino Mestre Jesus.

  85. Valmir wenderrochi disse:

    Além de exercer um cargo de suma importância,sendo jovem,negra e linda, infelizmente o preconceito ainda existe.

  86. Indy disse:

    Parabéns pela sua determinação, coragem e sabedoria.Nao permita que nada e nem ninguém ponha freio em seu sucesso.????????????

  87. Germano Lima disse:

    Ala é Bela, inteligente, o orgulho de um povo e me vejo em contato com a verdade e justiça natural! Parabéns…

  88. José de Ribamar Silva Santos disse:

    COMPETIÇÃO INJUSTA

    A VIDA É COMPETITIVA DESDE SEMPRE, NÃO É A TOA QUE CADA UM DE NÓS TEVE QUE ELIMINAR MILHÕES E MILHÕES DE ESPERMATOZOIDES, PARA TÁ CONTANDO SUA HISTÓRIA!…

    ….. A EDUCAÇÃO POLITICAMENTE CORRETA , SERIA A ” FORMAÇÃO CIDADÃ ” E A COMPETIÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO SE INCUMBIRIA DA SELEÇÃO,MAS, QUEM TEM MAIS NÃO ACEITA DIVIDIR, QUER SEMPRE MAIS E MAIS!…

    ..E, NO BRASIL, VIVEMOS UMA SOCIEDADE DE CASTAS, ONDE , QUEM NASCE POBRE TEM QUE MORRER POBRE E, COMO O POBRE E CLASSE MÉDIA, VOTA PARA ELEGER QUEM GOVERNA PRA RICOS, A TENDÊNCIA É O POBRE VIRAR MISERÁVEL E A CLASSE MÉDIA VIRAR POBRE E ESPERAR SUA VEZ DE CHEGAR À MISÉRIA!

    E NÃO VENHA TENTAR ME CONVENCER QUE AQUELE QUE ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA TEM AS MESMAS CHANCES DAQUELE QUE ESTUDOU EM ESCOLA DA REDE PRIVADA, APENAS PORQUE ALGUNS DA ESCOLA PÚBLICA CONSEGUIRAM CHEGAR À ALGUM LUGAR, OU SEJA, LOGRAR ÊXITO!……POIS, CADA UM VENCEDOR FOI UM ESPERMATOZOIDE QUE ESCAPOU DA MORTE EM DETRIMENTO DE MILHÕES E MILHÕES QUE SUMIRAM PELO RALO!……

    ENTENDE AGORA POR QUE VOCÊ É CONTRA A “ QUOTA DE VAGAS “ ? LEMBRA DAS PALAVRAS DE “ LULA “ : “ A FOME NÃO PODE ESPERAR? É POR ISSO QUE NÃO PODEMOS ESPERAR AS ESCOLAS PÚBLICAS SE EQUIPARAREM COM AS DA REDE PRIVADA, OU SEJA, OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS, ATÉ PORQUE A GENTE SABE QUE ESSE DIA NUNCA CHEGARÁ!……

    AO POBRE NÃO PEÇO NEM SUGIRO NADA, APENAS AOS DA CLASSE MÉDIA, QUANDO CHEGAR À MISÉRIA, POR FAVOR, REPENSE SEUS CONCEITOS, TÁ ?

    AINDA BEM, QUE EM MINHA VIDA PREGRESSA, QUANDO PAPAI AINDA ME CARREGAVA (espermatozoide), TIVE A FELIZ IDEIA DE LER O LIVRO: “ A ARTE DA GUERRA “! Eh eh eh eh eh eh

    Ribamar Santos

    TÁ DE PARABÉNS A MISS MARIANA, POR FURAR ESSE BLOQUEIO, MAS, ENTRE TANTOS ELOGIOS, ESQUECERAM DE MENCIONAR O QUANTO VOCÊ É LINDA, QUERIDA!

  89. Rodrigo disse:

    Owww falta de ter o que escrever. Nosso judiciario lento e as pessoas escrevendo sobre algo que nao tem nada a ver com nada.

  90. Altamar Antonio Da Silva disse:

    Parabéns Doutora.
    Fiquei emocionado c o q li à seu respeito. Exemplo de dignidade, e continue assim pois V. Excelencia é tao capaz, ou mais, do q qualquer juiz.

  91. Benedito Marcelino$1 disse:

    DDDD aDraD

  92. Patrícia Téodoro disse:

    Parabéns quero que meus dois filhos Rodrigo e Guilherme siga seu exemplo

  93. Roosevelt disse:

    Boa tarde é com muito orgulho que li a reportagem sobre a senhora e mais feliz em saber que diante de preconceito e machismo,segue firme mo propósito,parabéns por incentivar tantos jovens e negros deste país.Temini com uma frase di livro ESCRAVIDÃO de Laurentino Gomes: “O Brasil tem seu corpo na América e sua alma na África”.

  94. Paulo Magno disse:

    Não acho que as pessoas se assustam
    Pela sua cor doutora, e sim pela sua beleza e juventude. O que não é comum
    Em pessoas que ocupam o seu cargo.
    Mulheres lindas como sua excelencia,
    Na sua grande maioria não se preocupam tanto se aplicar. Vossa exc.
    Nem precisou de cota! Tão jovem entrou para magistratura! Como não pode assustar as pessoas? Beleza não tem cor e nem raça! É o que penso.

  95. Marcilene Pereira da Silva disse:

    Parabéns Dra muito linda sua história

  96. Fico emocionado tbm, mas eu com 35 anos tbm ja era formado em Bacharel em Teologia, Doutorado em Teologia.
    Meus parabéns para vc, vc merece, outra vc nao e negra de geito nenhum, vc e uma morena mto bonita, parabéns q Deus abençoe a tua escolha e q seja uma ótima juiza em nome do Senhor Jesus Cristo.

    Pr. Benedito Morangoni

  97. Alfredo Drunnond disse:

    O preconceito começa por Ela q tem todo esse sentimento.Sou advogado em PE e n comunhão com esse tipo de coisa, até porque não sou racista. Acho q independente de raça ou condição social, todos podemos desempenhar nosso papel na sociedade

  98. Flávia Lopes disse:

    Parabéns muito muito sucesso e continue lutando pela nossa raça bjss bjsss

  99. Luiz Otavio Amaral disse:

    o maior preconceito, que ocorre até aqui, é não se dizer que ela é linda mulher…

  100. Parabéns! e sucesso que Deus te guarde nessa cidade ( eu não gosto da cidade) por várias razões. Sucesso! Sucesso! Sucesso! Você me representa.

  101. José Sarto Correia Lima disse:

    É estranho, no século 21, aínda existirem posicionamentos tão rudes, por conta do biotipo de uma pessoa. Independende de cor, sexo. religião, ela pode ser juíza sim, ser competente sim, afinal formou-se, concursou-se e foi aprovada. Meus parabéns para ela e.meus desejos de muito sucesso. Ao Adv que a diminuiu só tenho, com relação a ele, pensamento que faltou em.sua graduação, disciplina de relações humanas e etica. Ter humildade e respeito às pessoas em geral. Acredito que ele deva fazer alguns cursos de pós graduação voltados ao tratamento com pessoas.

  102. José Sarto Correia Lima disse:

    A princípio, acho que a chamada da matéria e si já é preconceituosa. É
    estranho, no século 21, aínda existirem posicionamentos tão rudes, por conta do biotipo de uma pessoa. Independende de cor, sexo. religião, ela pode ser juíza sim, ser competente sim, afinal formou-se, concursou-se e foi aprovada. Meus parabéns para ela e.meus desejos de muito sucesso. Ao Adv que a diminuiu só tenho, com relação a ele, pensamento que faltou em.sua graduação, disciplina de relações humanas e etica. Ter humildade e respeito às pessoas em geral. Acredito que ele deva fazer alguns cursos de pós graduação voltados ao tratamento com pessoas.

  103. Sergio Coutinho disse:

    Parabéns você não assusta simplesmente impressiona

  104. Alicio gil braz junior disse:

    Sou Baiano e me sinto representado pela Sra. MD Dra. Juíza Mariana
    Parabéns bela história de lutas e vitórias

  105. Maria Bonifacio disse:

    Parabéns, me sinto representada.

  106. Denise disse:

    Parabéns…maravilhosa ??????

  107. Ildeni Ramalho Campos disse:

    Parabéns , fico feliz de saber que tem mulheres competentes e respeitadas que representam nós mulheres independente da cor de sua pele ou pelo fato de ser uma mulher jovem e negra !

  108. Dirce Guimarães Martins Holanda disse:

    Parabéns
    Sua história de vida nos empolga e nos faz acreditar que podemos ter uma pais mais igualitário.

  109. Erli Silva Ferreira 2°Ten CBPMESP disse:

    Parabéns Dra, continue assim será bem sucedida, sou branco, mas não compacto com preconceito seja ele qual for, sempre tratei bem meus subordinados independe da cor da Pelé, e brigava por eles.

  110. Parabéns à jovem juíza que não se deixa abater e segue em frente.

  111. Nilton Barbosa Dos Santos disse:

    Parabéns MM juíza Mariana,
    A Sra merece o lugar que ocupa, o qual foi por seus méritos. Passa a pena em todo folgado que te desafiar.

  112. Jerry braga disse:

    Dra. Mariana desejo sucesso nesta jornada e que Deus de abençoe em todo seu caminho!!!!

  113. Marcelo Henrique Alves disse:

    Muita linda! Parece uma modelo!

  114. Pastora Irany Petra Bauer disse:

    Doutora Mariana juíza vi agora a sua foto e o que a sra falou é lindo a sra não tem noção de como é linda por dentro e por fora e fiquei muito orgulhosa de saber que mão importa a cor e sim o carateŕ que a Sra tem tem muitos branco que não tem .moral e nem dignidade para falar com a sra porque a cor pode ser branco mais por dentro o coração e preto negro mesmo o que será deste racista se Deus for preto o negros que desepsao parabéns a sra é muito linda

  115. Oswaldo de Andrade Filho disse:

    Parabéns, Doutora Mariana. Além da competência como magistrada, uma moça linda por fora e por dentro.

  116. Carla disse:

    MUITO lindo sinal que a moca se dedicou e alcansou seu objetivo ela e um exemplo para juventude hoje

  117. Nilmara disse:

    Parabéns juíza pela brilhante carreira. Preciso de você, sou mulher, negra, sou vítima.

  118. Karina disse:

    Ola amei a história de luta e Vitória.
    Sou negra professora de Educação . Fisica. Lidero um projeto social de futebol feminino. Sou técnica de 3 categoria de futebol.
    Vivencio mt críticas e preconceito por negra e trabalhar com futebol… ja escutei tantas criticas. Porem isso me ajuda mt crescer todos os dias.
    Inovar… e ser cada vez mais democratica e trazer a política da igualdade em meu trabalho.

  119. Zenaldo Junior disse:

    Parabéns
    Determinação foco

  120. Janicelia lopes disse:

    Parabens Dra mariana atraves da sua cor carater inteligencia e acima de tudo bencao de deus a senhora chegou ao topo da vitoria.setia uma honra em ti dar um forte abraça.mas deus fara por mim q deus cada dia proteja a senhora e sua familia.o Brasil precisa de muitas MARIANAS.

  121. Jos henrique naves disse:

    Amei a reportagem , que Deus te abençoe mais e mais . Queria uma Mariana aqui na nossa cidade nos representando seria muito salutar. Aliás o mundo precisa de muitas marianas. PARABÉNS.

  122. Rui Ferreira da Silva disse:

    Ela não se intimidou com as diferenças,ela fez a diferença, então, seria bom que as pessoas lutassem como ela e não ficassem sonhando com cotas, se ela não corresse atrás não seria as cotas que a salvaria.
    Que seu exemplo seja seguido Dr, é bom sempre lembrar as pessoas do seu esforço e dedicação, isso fez e faz a diferença.

  123. Maria das Neves Marques disse:

    Infelizmente o nosso Brasil ainda age dessa forma, não só com o racismo mais em todos os aspectos… não sou negra e nem jovem, porém já senti na pele o tamanho do descaso por não ter condições de arrumar a unha o cabelo uma roupa mais elegante em fim. E sou assistente social mesmo assim o funcionário que não é concursado é tratado indiferente, nesse caso sou contratada.. infelizmente é assim que funciona..

  124. Rosa Maria de Almeida disse:

    Juíza mulher, jovem, negra e lindaaaa!
    Jesus a abençoe grandemente com muita saúde, luz e paz! Que sua caminhada seja de muito sucesso, nós mulheres precisamos ser representadas!

  125. Antônio Carlos Suzart disse:

    Parabéns magistrada, fiquei muito feliz com a sua entrevista, nós negros somos testados a todo momento para mostrar a nossa capacidade.

  126. Edeilton disse:

    Muito bem Dra. Sou do Maranhão,sou negro com muito orgulho e já passei por certas situações também parabéns pelo trabalho prestado ao povo de sua comarca ????????

  127. Nestor Neto disse:

    Nós da CONNEGRO lutamos todos os dias para o Empoderamento do povo Negro no Brasil, isso é fundamental para o cambate as desigualdades sociais. Nestor Neto Presidente da CONNEGRO

  128. Victor disse:

    Parabens mocinha. O Mundo precisa de pessoas como vc. As qualidades das pessoas não têm cor. Nunca vi uma qualidade que tivesse cor. Mas vi PESSOAS COM MUITAS QUALIDADES. Desejo que continue o seu caminho aplucando a Justiça de forma o mais correcta que lhe for possivel. Um Abraço de um Português…

  129. Gilmar Felipe disse:

    Sou branco, negro, pardo, Moreno, sou todas as raças e cores misturadas, afinal sou brasileiro legítimo, xô pré conceito excelência que delícia poder tratar uma mulher dessa forma, que Deus te abençoe a cada segundo de sua vida, parabéns pelo seu trabalho, com certeza digno de excelência.

  130. Daniel Lima disse:

    Parabens !!!!
    Doutora , nos representa .
    Agora venho aqui a conversar entre nos . Somos ainda minoria porque nos mesmo nao nos damos valor pelo que somos e podemos fazer ! Nao pra mostrar pros brancos ,mas pela nossa propria raça !!!!
    Gente temos que nos UNIR E FAZER QUE UMA FACULDADE COMO ZUMBI DOS PALMARES TENHA CURSOS DE TECNOLOGIA POR EXEMPLO . Eu fico indignado com muitas coisas , NA MINHA OPNIAO TEMOS QUE ENFRENTAR O RACISMO NAO COMO VITIMA , MAS COMO PARTE DO SISTEMA OU SEJA , LUTAR DE IGUAL POR IGUAL , MESMO QUE NAO SEJA , MAS NOS MESMO TEMOS PODER DE MUDAR ISSO , FAZENDO QUE MAIS MENINOS E MENINAS ENTRE EM CURSOS TECNICOS , APOS PRA UMA FACULDADE , PORQUE DIGO ISSO PESSOAL !!! APENAS FACULDADE HJ EM DIA NAO MUDA NADA , É PRECISO TER CURSO TECNICO , OU SEJA TER CONHECIMENTO , DIPLOMA NAO FAZ NADA MAIS , O ENSINO NO PAIS CAIU TANTO QUE , FACULDADE HJ NAO É MAIS QUE UM CURSO TECNICO.
    NAO ME LEVEM A MAL , MAS É PURA VERDADE.

    EU SOU UM PRETO , FORMANDO EM ENGENHARIA CIVIL AQUI NA MINHA CIDADE, NAO ME SINTO MENOS QUE NENHUM OUTRO FORMANDO DA MINHA TURMA OK .
    TENHO JA UMA EMPREITEIRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL , PROFISSAO HERDADA DE MEU PAI E AVO , AMBOS PRETOS ….

    MEU PAI SEMPRE DIZ …. TEM BRANCO QUE NAO SERVE PRA LIMPAR A SOLA DE SEU SAPATO , NUNCA SE SINTA INFERIOR . ISSO FAÇO ATE HOJE .

    FINALIZANDO TEMOS TAMBEM QUE PENSAR GENTE , SOMOS MUITO FORTE , NAO ESTAMOS DISPUTANDO COM NINGUEM APENAS FAZEMOS PARTE DESSE SISTEMA QUE JA EXISTE HA SECULOS EM NOSSO MEIO , EXISTE NO MUNDO INTEIRO …APENAS NAO PODEMOS NOS SENTIR MENOS QUE NINGUEM …. SOMOS O QUE SOMOS , QUE NOSSA FORÇA SEMPRE PERMANEÇA IGUAL AO CARNAVAL DO RJ E DE SP …. PRETOS ATUANTES SEMPRE…. FELIZ ANO NOVO A TODOS NOS SUCESSO

  131. Erika disse:

    Parabéns Doutora ?????????? Deus abençoe para ter muito sucesso na sua carteira ??? Exemplo de vida!!!

  132. maria da graça leite fernandes disse:

    Dra. Mariana ! Parabéns todos os dias de sua vida ! é de pessoas assim que dou todo meu respeito , carinho e admiração . Pra cima do preconceito, isso é uma guerra, mais mulheres forte e de personalidade como a sua eu tiro o chapéu é faço questão de entrar nessa luta é vencermos essa batalha. Pra cima deles Dra . Magistrada!! já vencemos essa batalha. FE,FOCO E GRATIDÃO.

  133. J disse:

    Parei de ler quando ela disse que é necessário o sistema de cotas, pois tem mais negros no Brasil. Não seria mais eficaz combater essa “distorção” com uma educação de qualidade para todos?

  134. Brasília dos S.R de Jesus disse:

    Parabéns doutora fico feliz em termos uma mulher tão jovem exercendo essa profissão. ??

  135. Parabéns Excelência,continue fazendo seu trabalho com imparcialidade que sempre será Reconhecida.

  136. Marli Imbá disse:

    Parabéns, meretissima. É de depoimentos assim que precisamos para servir de degrau em nossa caminhada e de exemplo aos nossos filhos e netos. Muito orgulhosa por vc existir e tê-la como representatividade. Muito força, sabedoria, fé. Estamos contigo.

  137. Sebastião Silva Oliveira disse:

    Parabéns excelência, a senhora me representa que Deus lhe dê muitos anos de vida com saúde para continuar seu trabalho.bas

  138. Meus parabéns pelo trabalho lindo que a senhora juíza faz nosso Brasil precisa de uma pessoa assim como a senhora

  139. Sebastião Silva Oliveira disse:

    Parabéns me sinto honrado em saber que existem negros com vossa qualidade e estirpe.

  140. Grazielly01 de Sousa Viana disse:

    Meus parabéns, a sr. E uma verdadeira guerreira fico muito feliz quando vejo uma mulher como a senhora com toda essa determinação a senhora e um exemplo de mulher, em meio ao machismo ao preconceito a sr, não se abalou e continuo de cabeça eguida, meu parabéns novamente??

  141. Eu não sou negra,mas também não sou Branca, não tenho preconceito, achei tua história muito bom, vai em frente Doutora Mariana o mundo é de quem batalha vc merece, o mérito é seu, faz a diferença, vc é muito linda e talentosa,,, um forte abraço.

  142. MARCOS ANTONIO DOS SANTOS disse:

    eu gosto de ver sempre os negros se destacando, porém essa juíza está de parabéns por ter adquirido o que os pais dela ensinaram “a educação”, falar com serenidade e exigir o respeito que lhe é cabido, parabéns meretíssima juíza Doutora Mariana

  143. Braulino Francisco disse:

    Parabéns para a doutora que mostra, sem mimimi, a importância da meritocracia. Ela virou juiza por mérito próprio. Não precisou de uma janela para entrar, como as cotas. O problema da pequena inclusão de negros no serviço público é o mesmo de milhões de brancos, tb excluídos: o sucateamento da educação. E de quem é a culpa de estarmos na rabeira do ranking PISA? Dos brancos racistas ou dos políticos que comandaram o país nos últimos 15 anos? Concidentemente, políticos de esquerda. Que coisa, não. Parem de manipular os negros e os pobres. A esquerda só usa essa gente para espalhar suas narrativas eleitoreiras. É um maniqueísmo macabro. Mas nem tudo está perdido. Se vc for amigo do rei ou puder, lá na frente, pagar as faturas em débito, como fou o caso de Tóffoli com o Lula, vc mesmo sem passar em concurso e sendo burro como uma porta, pode virar ministro do STF. Desde que nas faturas estejam livrar corruptos da prisão.

  144. esau rodolfo beckhauser disse:

    Parabéns pela firmeza e serenidade, Excelência !

    Todos somos iguais perante a Lei !

    As normas constitucionais devem prevalecer, sempre !

  145. MARIA DULCE SIEIRA disse:

    PARABÉNS MARIANA, QUE O SEU SUCESSO SIRVA DE EXEMPLO PARA NEGROS E BRANCOS SÓ PENSAM EM VENCER NA VIDA COM A AJUDA DO GOVERNO E SUAS MALDITAS COTAS, SE O GOVERNO DESSE O MÍNIMO PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, TODOS SE VERIAM COMO SERES HUMANOS E SABERIAM QUE SEM LUTA, SEM MÉRITO SÓ VÃO SERVIR DE BANDEIRA PARA POLÍTICOS INESCRUPOLOSOS COM FINS ELEITOREIROS ESCUSOS

  146. Manuel Oliveira disse:

    Que tem ser branco ou negro, o que é preciso é haver respeito, disciplina, de resto nada importa a côr.
    Manuel Oliveira (branco).

  147. Alex Alves Felix disse:

    Pra mim cor de pele não significa nada.
    O que significa e o serumano (a) isso sim é o mas importante.
    Isso é um orgulho pros que querem alcançar seus objetivos.
    Parabéns pra senhora juíza Mariana .

  148. Helberth Avila disse:

    Só acho que seria melhor se não alisasse o cabelo…

  149. Maria Amalia Campos disse:

    PARABENS A DRA MARIANA, JUIZA EM SERGIPE, PELA COMPETENCIA, CORAGEM E DEDICAÇÃO! SERVE DE EXEMPLO A OUTRAS PESSOAS QUE QUEIRAM SE DEDICAR À MAGISTRATURA!Maria

  150. Aluizia Freire disse:

    Excelente entrevista, infelizmente o racismo o mal que não conseguimos derrubar, nossas conquistas, nos espaços de poder, nosso empoderamento quebra a cara de muita gente hipócrita. Mariana você é uma mulher negra que conseguiu quebrar barreiras como tantas outras mulheres. Parabéns.

  151. Marcos Antônio Marinho disse:

    O Brasil precisa de mais Mariana Marinho Machado!
    As pessoas precisam entenderem que não é a cor, físico ou sexo que define uma pessoa de bom caráter e honestidade, precisamos reconhecer o racismo e preconceito que ainda é muito forte no Brasil !
    Parabéns Dra Marina Marinho

  152. Danilo disse:

    Vc doutora e uma grande vencedoura assim como Deus te abencoe esse dom de ser uma grande professional e por ser negra,me orgulho por ser negro tambem,mais o maior racismo vens do proprio negros,vc esta de Parabens mariana.

  153. Carmem Peris disse:

    Você é meu orgulho dr Mariana Marinho machado,( minha Mary) fui sua babá ,sua e de dr, Marcos Vinicius Marinho machado,te amo muito muito meu amor ???

  154. Hamurabi Cutrim disse:

    Parabéns felicidades e conquistas a vc e sua família nesse 2020

    Representa nossa raça muito bem

  155. Davi Abraham disse:

    Bravo, parabèns Doutora por enfrentar as diferenças, ora frente è que se anda, sucesso em sua carreira no Judiciario, creio que vou ve-la no STF pela sua busca de objetivos em função das minorias e inclusão.

  156. Rosilene Teixeira disse:

    Cada vez mais os negros estão chegando aos cargos mais elevados e isto demonstra a capacidades independente da cor ou raça basta lutar para chegar onde quer . Parabéns sinto representada por você !

  157. Alexandre de Mattos disse:

    Por mais Doutoras Marianas nesse nosso Brasil tão injusto e desigual. É muito significativo o exemplo dessa magistrada.

  158. Wanderléia disse:

    Sou fã de pessoas que lutam pelo seus ideais e vencem ,a Sr com todo respeito foi fez e conquistou seu espaço, é linda sua cor é linda ,e idade não importa ,tenho 53 anos estou no 8 período de direito, faço curso de necropsia e sou da área da saúde, e pretendo fazer outra faculdade, obstáculos e bullying também tem contra a minha idade( velha ,idosa, melhor idade, anciã,e outros ) mas isso não me atinge,porque eu sou mais eu ,eu admiro sua força e isso faz que nós mulheres nos sentimos bem representadas,

  159. Renata Soares disse:

    Parabéns…sucesso sempre??

  160. Quero que tenha muitas marianas pra que possa mostrar que cor não julga nada. Amei a história da Mariana. Nos não vivemos sem o branco, o preto, o azul, o rosa. Pra tudo e todos o sentido da vida é o respeito.

  161. Lívia Sodre disse:

    BRAVOS DRa!! VC É BELA , INTELIGENTE E TEM O TEMOR DE DEUS ! PARABÉNS PELA SABEDORIA EM ENFRENTAR AS ADVERSIDADES !! MOSTRANDO AO MUNDO QUE O SER HUMANO É IGUAL! O QUE O DIFERENCIA É SOMENTE O BOM OU MAL CARÁTER !! NOSSO DEUS A ABENÇOE SEMPRE. Bj tua Lívia

  162. José AQUILES EVERTON PEREIRA disse:

    Boa noite parabéns você tá lá é porque estudou e merece quem tá com inveja que faça a mesma coisa estude que chega lá um abraço José AQUILES

  163. Rosângela disse:

    Muito gratificante ler um texto, como esse.
    Por mais Marianas… Parabéns !!
    Parabéns Excelentíssima juíza.

  164. Mozart Batista disse:

    Go ahead DOCTOR, Congratulations!

  165. LUIS OSCAR LEITE COSTA disse:

    O PROBLEMA DO BRASIL COMO NO MUNDO É A FALTA DO AMOR AO PRÓXIMO SE O AMOR AO PRÓXIMO FOSSE COLOCADO EM PRÁTICA NÃO HAVERIA DIFERENÇAS, PARA MIM A ÚNICA DIFERENÇA É DE CARÁTER

  166. Jesse disse:

    Parabéns doutora suas colocações nos faz acreditar que tudo e possível, e realmente algumas pessoas infelizmente olha e julga pela aparência cor onde na verdade o que importa é o que carregamos por dentro e vc mostra e passa de forma contundente a verdade somos todos iguais sem distinção de cor

  167. Edson Cardoso disse:

    Dra.Mariana me sinto lisonjeado em saber da sua capacidade como Juíza, que Deus continue abençoando a sua vida e quem sabe nessa sua trajetória Jurídica sra venha trabalhar aqui no Rio de Janeiro. Será a honra para os cariocas. Felicidades e um 2020 de sucesso.

  168. João Carlos disse:

    Só li o início da reportagem, e em poucas palavras já tirei minha conclusão. Não existe nada de discriminação, o que existe é que as pessoas imaginam que um juiz ou uma juíza seja uma pessoa com mais idade, e normalmente eram homens, mas hoje às pessoas estão se tornando juízes mais cedo, e muitas mulheres estão ocupando este lugar. Por isso ficam um pouco impressionados com isso, mas não acho que seja discriminação.

  169. Tarciso da Rocha Sobrinho disse:

    Faltou apenas um adjetivo: linda.

  170. Maria Aurineide da Silva Cavalcante disse:

    Parabéns doutora gostei da sua história chique e maravilhosa.

  171. ANAIAS disse:

    A EXCELÊNCIA AÍ É 10 É 100 É 500 É 1000. PARABÉNS LINDA SEJA SEMPRE HUMILDE E CHEGARÁ ONDE QUISER DEUS SE AGRADA DOS HUMILDES. DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE FELIZ ANO NOVO O ANO TODO

  172. Luciano dos s lima disse:

    Parabems.

  173. Geny de Oliveira Hoffmann disse:

    Parabéns,por ter passado no concurso pela sua inteligencia,força e superação.Sucesso.

  174. Eu acho que competência não tem cor, ´parabéns ai para a Juíza que venceu na vida porque estudou se esforçou com certeza. Só não concordo com essa enfase que dão a cor principalmente nos meios de comunicação, na rua eu não vejo nada disso.

  175. Cézar Augusto Crispim disse:

    Maravilhosa.

  176. Ana disse:

    Parabéns Dra Mariana! Com muito orgulho a senhora me representa, o preconceito só mostra à incapacidade dos que o tem.

  177. Roberto Silva disse:

    Parabéns Drª., o nosso conhecimento intelectual não tem cor nem raça. Mais sim, ser proeficiente na sua função!

  178. Adilson Conceição disse:

    Deus não faz excepção de pessoas…
    Mariana parabéns pela carreira…
    Coloque Deus sempre em primeiro lugar na sua vida…

    Sucesso!

  179. Aguilar pratti disse:

    LUTOU E CHEGOU LÁ, ATINGINDO SEUS OJETIVOS. PARABENS À JUIZA, E QUE DEUS LHE ABENÇOE !!

  180. Isaias m Corrêa disse:

    Infelizmente somos frutos dessa cultura que nos foi enfiada goela abaixo e as vezes mesmo sem querer temos preconceito,quando vemos um negro dirigindo um carro top,pensamos: será que esse carro é dele?ou…se é ao contrário: deve estar de carona,” nunca”pensamos: será que ele é o dono ou o patrão.isso está arraigado em nós,quem sabe um dia isso mude?,parabéns pra essa mulher guerreira.!.

  181. Roberta disse:

    Parabéns! Muito orgulho de vc!

  182. Erasmo de Sousa Lopes disse:

    Deus abençoe a Dra Mariana, e eu louvo a Deus também por ser negro, e continue assim com essa simplicidade, que Deus vai lhe dar a Vitória necessária

  183. Marcio S. Brandão disse:

    Aprecio!!!
    Precisamos de pessoas com essa conduta e personalidade, parabéns Dra. Mariana Marinho Machado.

  184. JOSÉ ALMEIDA disse:

    Oque eu posso dizer, além de parabéns pelo êxito e pela garra, é que vc é muito linda; uma morena que é capaz de superar qualquer precoceito, pelo simples fato da sua beleza, ainda mais, pela competência adquirida por ti ao longo dos anos, e com isso, chegando onde chegou!!!

  185. Paz Loureiro disse:

    Parabéns! Eu também sou negro. Sou professor, bancário e escritor. Já passei por todas situações discriminatórias possíveis mas venci todas. Me alegra muito saber que você não usa o seu cargo para punir os seus detratores mas sim, para fazer justiça. Que Deus a proteja em sua missão que escolheu aqui no plano terrestre em busca da imortalidade da alma!

  186. Joana André disse:

    Estou orgulhosa da sua atitude sha juiza afinal ser negra é uma honra bjoóoo felicidades para si e sua familia bom trabalho e continua com esta atitude .Feliz ano novo

  187. Suyane Ferreira Mourão disse:

    Parabéns, muito linda história..

  188. Suyane Ferreira Mourão disse:

    Parabéns

  189. Ana Flávia Rodrigues disse:

    Vc é linda!

  190. Ana Flávia Rodrigues disse:

    O Brasil deveria ter mais pessoas assim. Linda!

  191. Sidnei dadario disse:

    Meus parabéns Mariana seja igual Baraq Obama feliz seguro e umilde espalhar felicidade porque vc é uma guerreira e ore pra Deus repreender os que for agir com preconceito não é cor de pele é o coração que a em vc

  192. Paulo disse:

    Os brasileiros são todos iguais. Parabéns pelo mérito conquistado e pela prestação de serviço aos contribuintes, mas é de boa prática que qualquer militância política no ofício da magistratura seja afastada na prestação de serviço público.

  193. Brígida lima disse:

    Muito feliz pela reportagem, sou professora da rede pública Municipal de Caxias- Ma a vinte anos e trabalho sempre com a construção de uma identidade étnica- racial positiva haja visto esses questões serem silenciadas em nossos currículos,que ainda são eurocentricos. Tenho 2 filhas negras e assim como na sala de aula trabalho com literatura infantil negra para uma construção e valorização de nós negros. Sinto _me lisonjeada e também representada sua história nos inspira substancialmente. Beijos. Conforme assevera Secco (2019)p 29 Se de memórias e esquecimentos são tecidos os cânones oficiais da história, é preciso ler as sombras, isto é aquilo que foi propositalmente deixado à margem, nos desvãos do silêncio, sob as ruinas e escombros do tempo. Dar voz a outras vozes a outras versões da história.

  194. Arrasa doutora tudo de bom

  195. Aparecido disse:

    Parabéns doutora muito lindo seu trabalho admiro seu modo de ver as coisas continue sempre assim

  196. Renato de Almeida disse:

    Nosso País, tem tudo pra ser o melhor lugar do mundo pra se viver,mais infelizmente os nossos colonizadores mixigenaram nossa raça e aí vem os opressores manipulando uma Nação,temos que educar nossas crianças para ,que o futuro vejamos os frutos bons e se exterminar toda podridão que nos assola, que não percamos a fé nem a esperança, que o Senhor nos abençoe!

  197. Maria Célia Madureira disse:

    Que tenhamos muitas Marianas no nosso país!!!?????

  198. João Batista disse:

    Muito linda a história da Mariana!????????

  199. Não consigo entender como uma pessoa pode jugar uma outra, só pelo fato de ser negra, vejo nessas pessoas uma insuficiência mental. Pois uma cor não define a personalidade, o carácter nem a capacidade motora de ninguém. As pessoas que assim pensam, demonstram a sua própria incapacidade de alcançar o posto do qual jugar o outro. Parabéns juíza Mariana , pelo o posto que conquistou sem precisar de cota. Isso demonstra que todo ser humano independente de cor ou raça, pode alcançar seus sonhos , tudo só depende do seu próprio esforço. O sol e a chuva é para todos. Nós vivemos num país aonde defende a liberdade de ir e vir para todos. Ninguém pode ser julgado ou descrimidado pela sua capacidade de alcançar seus sonhos.

  200. Maria Regina Batista disse:

    Orgulho de ler e ver uma matéria falando de uma MULHER, negra representando milhões de brasileiros…Parabéns Doutora Mariana

  201. Maria de Fátima Lotti Faria de Souza disse:

    Parabéns, Dra. Mariana! Mulher maravilhosa! Ser humano impecável! São pessoas, como você, que fazem da terra um lugar especial para se viver!
    Obrigada por existir! ❤️

  202. Marinalva disse:

    Parabéns vc e uma mulher exemplar vou lembra de vc suando tiver algum obstáculos

  203. Helio disse:

    Parabéns Excelência !!! Mas discordo sobre as “cotas…” Não importa se os negros são maioria ou minoria. A Sra chegou por capacidade. Fez por onde. Meritocracia é tudo !!!

  204. MARAVILHOSA, COMPETENTE E LINDA,QUE O SENHOR TE PROTEJA E TE GUARDE,PRECISAMOS MAIS DE MARIANA COMO VOCÊ NESSE PAIS QUE AS LRIS SÃO PRA POUCOS.?????????????????????????

  205. Antonio Rosa disse:

    Eu que trabalhei minha vida toda com público, tenho uma revelação a fazer, quando qq pessoa me discrimina eu tenho o maior prazer em discrimina-lo também, afinal eu não sou obrigado a gostar de brancos, portanto na hora de discriminar, os direitos são iguais, aos negros mau informados, quero que saibam que 40% dos macacos do mundo são brancos.

  206. Cleunice Maria da Silva disse:

    Com determinação todos podemos chegar ao topo dos nossos sonhos com muita determinação e trabalho, parabéns por ser uma juíza linda e jovem, seu futuro brilhará mais a cada dia.

  207. Rita disse:

    … e linda, Parabéns! ?

  208. Auzenir Carlos disse:

    Parabéns!
    E que Deus te proteja sempre.

  209. Andrea Gascon disse:

    As felicidade em ver a luz no fim do túnel! Deus a ilumine e abençoe para sua missão sempre

  210. berenice santos disse:

    Você me representa, faz relembrar um passado esquecido. Vendo sua história e de outras é que ficamos de alma lavada e com autoestima acreditada.

  211. Alamir Pereira da Silva disse:

    Respeito, não tem cor, não tem raça e nem sexo! Respeito não tem idade é pra crianças, jovens e idosos. Isso tb se atribui a justiça q é consequência da lei.

  212. francisco disse:

    Parabéns pela sua garra ,pela sua força de vontade,acredito que é uma grande Juiza e que exerce seu trabalho com muita copetencia ,parabénss sempre Dr. Mariana,fica com Deus!!!

  213. Sonia Castro disse:

    Belo depoimento, meus sinceros PARABÉNS…

  214. Edirene Mororó Martins disse:

    Sab agora parei para ler e pensar seus comentários, verdadeiros e real aqui na minha cidade temos um Padre Negro,para mim uma bença perdi meu Pai e ele tocou meu coração com palavras, ações e forças, conheço um Promotor também negro pessoa especial humana que muito me ouviu para ajudar a alguns que pedi e foi reconhecido,a senhora Juíza,esposa , mãe,filha e mulher descriminação não faltam de cor,cabelo eu passei já,altura enfim mas não a conheço e parabéns pelo seu EU…por tudo que passou e hoje é…nesse ano que o senhor a abençoe,lhe ilumine e guarde…e mas uma vez uma grande mulher…um abraço. ..

  215. Manoelnenem. Alves disse:

    Meus parabéns juíza que Deus abençoe vc é
    Sua família mais é difícil acabar com o
    Racismo no Brasil mais se todos se reunir
    Vamos acabar com o racismo,
    Maravilha adorei nota 10 prá vc
    Muito obrigado

  216. Muito bom, meus parabéns juíza

  217. Maria Eunice disse:

    Parabéns doutora,esse é meu orgulho, é meu sonho,e eu tenho certeza que ainda vou chegar lá

  218. Justamente Luciana, também constatei isso!!!

  219. Reginaldo Medeiros disse:

    Oi senhora juíza fiquei emocionado com sua estória meus parabéns você e muito linda beijo de seu fã

  220. Maria Cristina Gonçalves Menezes disse:

    Ela fez por merecer ser ó que é mesmo com o preconceito ela deu a volta por cima parabéns pela sua bravura e sua realização

  221. Ivanise Estevão disse:

    Fico muito alegre, porque as mulheres estão cada mais mostrando que sabe fazer tudo é só querer ,e a juíza além de competente é muito linda .

  222. Histórias verdadeiras são sempre emocionantes. Parabéns à magistrada.

  223. Parabéns doutora!!! ????
    Emocionada e radiante com a sua história de vida…
    Sou mulher, sou negra e sei o que significa tudo isso; além de tanta discriminação durante a minha vida inteira, tive os meus sonhos frustrados dentro de uma instituição de ensino de cotas no qual fui descriminada pelo próprio diretor. Infelizmente não consegui levar o processo adiante porque no nosso país apesar de sermos em maior porcentagem negros, não temos autonomia…

  224. Luzinete disse:

    Eu parabenizo a Doutora juiza pelo seu esforço e desempenho, mais isso não quer dizer q cotas esta certo tem q passar nas provas quem estudou eu tenho 2 filhas morenas e 2 brancas nas escolas minhas filhas brancas foram motivo de chacota na escola por serem brancas e terem cabelos lisos, pelas negras e eu não reclamei com autoridades por isso acontecer com elas

  225. Valmir Santiago disse:

    Parabéns Dra Mariana, simples, mulher e competência no que se propôs a fazer…sucesso!

  226. Nelia disse:

    Que Deus te abençoe e te guarde e te dê forças encarar tudo isso,parabéns Dra

  227. Márcia disse:

    Fico feliz qndo alguém da raça negra chega lá. Somos tão enchotados julgados axam q nunca vamos chegar em algum lugar vc me representa
    Dra Mariana parabéns
    Meu coração enche de alegria
    Que Deus te abençoe grandemente

  228. Lucimara disse:

    Parabéns Dotoura Deus abençoe!.

  229. Márcia lima disse:

    Parabéns, Deus continue abençoando, admiro muito seu trabalho

  230. Cleverson Alves disse:

    O racismo no Brasil é o cúmulo da hipocrisia, sonho o dia que usaremos a tecnologia do DNA étnico que com certeza vai surpreender os pseudo-brancos que tem vergonha de sua própria origem e que seus traços claramente afro e indígenas, na época da colonização portuguesa a população de Portugal não passava de 1 milhão de habitantes, segundo historiadores foram trazidos para o Brasil mais de 10 milhões de escravos e em território brasileiro existiam por volta de 8 milhões de indígenas. É quase impossível de não afirmar que não possa ter perto de 85% de mestiços na população do Brasil. Basta pegar uma foto da formatura do batalhão da “racista polícia que só prende e persegue a população negra e pobre” que vão ver quantos Scandinavos, Bretões, Slavos entre outros estarão nessa foto e busque essa mesma foto de um batalhão alemão e compare, só assim para sermos menos hipócritas e atacarmos onde está o verdadeiro racismo.

  231. Magno disse:

    Doutora mariana!! Vc é especial talentosa bonita precisamos de mais negros em nossas sociedades os brancos a maioria é traíra falso e invejosos por isso que sinto que o Brasil não vai pra frente por causa dessa desigualdade o meu contato e 62 996616661 para nós se unir e colocar ordem nesse país bjss Doutora tenho muito orgulho por ter vc no nosso Bras
    il

  232. Marlene Ramalho. disse:

    Parabéns minha linda, seria maravilhoso o mundo, se tivéssemos mais pessoas como você, parabéns pela sua coragem, que Deus seja sempre com você. Bjos

  233. Marcos dos santos barcellos disse:

    Que orgulho que eu tenho dessa juiza.

  234. Alessandra Rebouças disse:

    Fiquei emocionado com sua história Dra. e o preconceito existe eu passei e passo por ele sempre.
    Bjs e Boa Sorte

  235. Felicidades para si, Dra. Mariana uma linda história duma realidade bem vida que Deus, lhe abençoe muito as tua mãos e que tenhas sempre força para lutar contra este preconceitos que muito tem assolado a nossa sociedade que tem reclamado muito sobre a justiça. Dura lex sede lex, que a mão pesada da lei faça se cumprir na plenitude. Dr. Eduardo Beléngue dos santos, advogado, vivo em angola

  236. Lourdes disse:

    Goataria de ver o título. Juiza que encanta por ser mulher, jovem e negra. Pq sempre colocar uma mulher ou uma afrodescendente como ameaça por estar em posição de autoridade ou por ser uma mulher que superou desafios? Fiquei encantada quando a Meritissima Sra Juíza diz que nas escolas as crianças sentem se representadas.

  237. Dra. Mariana os meus parabéns e obrigado Deus por colocar uma negra para nos representar, sucessos Dra

  238. Excellencia bom dia parabéns pra senhora eu tenho muito orgulho da senhora obrigado

  239. ROBERTO CARLOS DIAS FERREIRA disse:

    Muito bonito sua história parabéns ??????

  240. Rosania Maria Gondim disse:

    Dou meus parabéns pois o país está precisando de gente novos pensamentos novos .Não importa a cor

  241. Valdir disse:

    Buenos dias,a senhora está de parabéns,não interessa a cor da pele o que interessa é a disciplina e a honestidade isso a senhora tem de sobra.um forte abraço,Deus o proteja e abençoe senhora Magistrada.

  242. Elisa D disse:

    Linda demais!!!!

  243. FELIX SANTIAGO DE SOUZA disse:

    PARABÉNS

    ESSA MULHER, A MAGISTRADA SÓ ASSUSTA QUEM TEM RABO PRESO, CULPA NO CARTÓRIO E IMBECILIDADE DE SOBRA.

    MAIS UMA VEZ PARABÉNS, FELIZ 2020 COM MEUS RESPEITOS E ADMIRAÇÃO

  244. Cristiano da Silva Santos. disse:

    HUMOLDADE PREVVALECE.
    NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM.
    PARABÉNS JUÍZA.
    DEUS OS ABENÇOEM SEMPRE.
    ????

  245. Roberto Lopes de Oliveira disse:

    Bom dia Sra. Juíza, parabéns pela dedicação e sucesso na carreira de magistrada. Mérito, esforço, valores humanos etc. Isso que conta. Sou casado com uma negra e conhece na pele o que é discriminação. Triste. Só discordo da questão cotas. Deve prevalecer o mérito.

  246. Hildebrando A Lima disse:

    Parabéns doutora pelo equilibrio. O que mais faz das pessoas assombradas, desconfiadas e exaltadas, e a imcompetencia, falta de moral e desonestidade. Mantenha a postura, desconsidere obstaculos e va em frante. O Brasil esta precisando de melhorar o nivel de sua justiça.

  247. João neves disse:

    Acredito que o empoderamento a que muitos aqui puseram, não faz o menor sentido. Uma vez que o próprio judiciário arquiva a maioria dos crimes de racismo, injúria racial, o que demonstra nitidamente um judiciário racista e prepotente, que dá amplitude quando a vítima é famoso jogador de futebol, ator, cantor, políticos, ou o preto velho, que reside na comunidade, ou periferia que por sorte, filmaram o crime e saiu na grande mídia. Aí são tomadas providências cabíveis e punido com rigor o agressor. Assim que exatamente funciona. No mais, a maioria dos comentários são puramente mimimis. Melhor seria, se a magistrada, passasse a proferir palestras sobre o tema e providências nós tribunais pelo brasil minúsculo. Fica a dica.

  248. Francisco Fernandes da Cunha disse:

    Parabens colega, a magistratura precisa ser enriquecida com magistradas de sua qualidade, vergadura, dinamica, serena equilibrada, sangue novo e ainda bonita. Continue assim para que a Justiça tenha maior desempenho na distribuição. Pudera que tivesse tantas outras juizas assim. Sou Juiz em Minas Gerais. Meu grande abraço.

  249. Marcos Marinho disse:

    Lindo a história de vida dela, amo histórias de pessoas discriminadas pela sociedade que vencem tipo negros, Travestis/Transsexuais que tb são muito discriminadas por acharem que todas elas vivem na pista e que a condição muda a índole delas, seria tão bom se não existisse essas diferenças, ver só o ser humano.

  250. Rose Marli disse:

    Parabéns dra. Fico muito feliz quando vejo uma mulher negra como eu ser poderosa vitoriosa e mostra que tem competência , isso é simplesmente maravilhoso que Deus continue te abençoando

  251. Carlos Antônio Teixeira disse:

    Mariana, parabéns.
    Nós negros somos tão capazes quanto os brancos, só precisamos de igual oportunidade,fico feliz pela sua vitória,espero ainda te ver no supremo.

  252. José Francisco Pereira dos Santos disse:

    ” Linda mulher corajosa e guerreira lutando é vencendo “

  253. Guy Marsyl disse:

    ESQUECERAM DE DIZER QUE TAMBÉM É MUITO LINDA …

  254. Maria Alice Mendes disse:

    Parabéns, doutora!!

  255. Maria Alice Mendes disse:

    Parabéns, doutora

  256. Glenge Belém De Santana Câncio disse:

    Parabéns Para A Senhora Nunca Abaixe Para Outras Pessoas Você Batalhou E Venceu. Então Não Deixe Que Ninguém A Humilhe Seja Forte Com Quem Precisa Seja Forte. (Não Deixe Ninguém Humilhar A Senhora Seja Sempre Forte.)

  257. Luiz dantas da silva filho disse:

    Parabens doutora

  258. Suely Gloria disse:

    Parabéns Dra. Mariana, passo a admirar mais ainda a todas as juízas, pela competência, humildade e gentileza que nos tratam. Linda sua historia, serve de inspiração para tantas crianças e jovens de todo o nosso Brasil. Que Deus lhe abençoe todo o sempre.

  259. Sebastiao bento de Amorim disse:

    Fico emocionado porque quando vejo história assim me emociono porque trabalho com povo em zona rural parabéns desejo sucesso a palavra certa é Respeito acima de tudo

  260. António S.A. Figueiredo disse:

    Os meus parabéns a Sua Excelência Dra. Mariana Marinho Machado.
    Lembrar a sociedade que é preciso lutar pelo seus ideias e assim contribuir positivamente para o crescimento do universo;
    Um bem haja para todos que de alguma forma tem contribuído positivamente para o bem estar de outrem sem ferir ninguém.
    Que sejamos todos influencia-dores à mudança de mentalidade.

  261. Wallace lima Lima disse:

    Parabéns Doutora… história linda. Realmente nosso País tem esses problemas, as pessoas realmente não querem crescer mentalmente e enxer a realidade… pois nosso Brasil tem 4 cores, e nenhuma delas se descrimina. Mais o ser humano sim, pois somos de raça e cor diferentes, mais temos que ter pensamentos iguais em relação a cor , tanto faz negra ou branca, somos todos iguais aos olhos do Pai. Que Deus te abençoe sempre, e que te dê sempre saúde para lutar contra esse preconceito que nos fere a cada dia… tenha um bom dia … bjao.

  262. Bom dia segue em frente doutora nao olhe para quem fala mau este mundo é assim ainda faltam que no Brasil não tem discriminacao vc é linda maravilhosa tudo de bom pra você que deus te abençoe sempre sempre dê cabeça erguida. Bjsss

  263. Carlos Medina disse:

    Sou Negro e passo Por isso tambem … Sou Cantor e pra Completar sou Gordinho … Negro , Gordo e Pobre … Muitos Ficam questionando o tempo Todo se Realmente sou O cantor quando estou Montando a SONORIZAÇÃO para mais tarde Comecar a cantar . Algumas pessoas chega a ter dizer : ” Quero ficar aqui pra ver se Esse Gordinho Canta Bem Mesmo . So depois que Comeco a Cantar e eles percebem que sou um Cara Viajado . Em que ja Morei nos Estados Unidos por 4 Anos Falo e Canto Em ingles e espanhol . Ai passam a me respeitar como Cidadao e Cantor . Passo por Isso quase todo dia … Infelizmente!

  264. Lucicleide Barbosa dos Santos disse:

    Parabéns Dra Mariana!!! Belíssimo testemunho. Muito Sábia!!! Continue com essa tamanha SABEDORIA…
    Sou muito orgulhosa por ser Negra, sou Professora, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Estou inserida nos movimentos sociais. Inclusive acompanho uma comunidade Quilombola, muito orgulhosa no que faço. Sabemos que não é fácil, mas devemos continuar firme e fortes…
    MAS UMA VEZ PARABÉNS DRA. MARIANA!!!

  265. Maria da Glória Vicente disse:

    PARABÉNS DRA MARIANA LINDA COMPETENTE E DETERMINADA! DEUS ABENÇOE SUA VIDA RICAMENTE!

  266. Sergio nunes Oliveira disse:

    Um exemplo de superação. Precisamos de mais incentivo e exemplos como o dela fico feliz por ela.prbms.:
    Esse é o brasil que eu quero

  267. Clovison Pires disse:

    Você me representa, PARABÉNS

  268. Marcelo Costa Santos disse:

    Boa tarde Dr.mariana parabéns, o Brasil precisa de juízes (magistrados) como a senhora.

  269. Aloísio de Moraes Silva disse:

    Parabéns e boa sorte em sua vida excelência,fico mto feliz qdo vejo algum negro alcançar um cargo super elevado,tipo ao qual a Sra. almejou.Estamos no século xx1,mas infelizmente aqui no Brasil ainda há racismo.parabéns, parabéns e parabéns. “FELIZ 2020”

  270. Sílvia Amaral disse:

    Parabéns Doutora, emocionante sua história, vc é exemplo de persistência, amor e honra. Deus a abençoe hj e sempre!!

  271. Vania Maria Castanheira disse:

    PARABÉNS DRA. MARIANATENS TODA MINHA ADMIRAÇÃO! DEUS A ABENÇOE HOJE E SEMPRE ????????

  272. Lutieni Galiza disse:

    Ela nos aponta o caminho para superarmos o racismo. Não é se colocando abaixo de ninguém, mas trazendo os desinformados à nossa altura para que nos enxerguem na grandeza de nossa postura gentil, polida e também firme.
    Parabéns, juíza Mariana!

  273. José Derli Vieira disse:

    Nem deveria comentar isso. Quanta ignorância esse tal preconceito racial. Parabéns, Excelência. Continue assim: bonita, simpática e inteligente.

  274. Ednaldo disse:

    Parabens sra juiza eu tabem sou negro mas amo a minha cor
    Nos hospital tambem nao tem. Quazi niguem da cor negra trabalhando issp e uma pena todo somos gentes

  275. Meire Chaves disse:

    Competente…negra…nova …. e muito bonita

    ..simples assim. Parabéns

  276. Ana Cleide Sousa Gonçalves disse:

    Parabéns Doutora por nos representar!
    Como mulher, negra, ativista e Bacharel
    em serviço social sei muito bem o que é isso!
    As vozes as pessoas não falam diretamente, mas só no olhar compreendemos o que elas pensam, já fui confundida como a pessoa da limpeza, as vezes encontro pessoas na rua e me perguntam se faco diária e e quanto custa, e assim sucessivamente!
    Uma vergonha em plano século XXI ainda termos de conviver com essas situações!!!!

  277. oswaldo dos santos disse:

    parabéns por ter estudado só o estudo nos leva há um lugar como o qual a senhora esta, logo recomendo que todos estudem principalmente as pessoas de cor sou negro e advogado e jornalista.

  278. Regina Célia dos santos Martins disse:

    Parabéns excelência, continue lutando e sendo vencedora História linda e de sucesso.

  279. Ramiro batista disse:

    Gostaria de mencionar essa historia no meu trabalho de conclusão do curso de História. Escrevo exatamente sobre isso. As mulheres e suas lutas para chegar ao patamar de igualdade e legitimidade que merecem.

  280. HIRAM BARBOSA DO NASCIMENTO disse:

    MERITÍSSIMA, MEUS PARABÉNS!!! A SENHORA MERECE TUDO DE BOM, POIS ÉS GUERREIRA, INTELIGENTE, HULMILDE, MAS DE CARÁTER FORTE, SIGA O LÍDER JESUS, QUE DIZ. E APRENDEI COMIGO, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO. (MT.11:28b). LHE DESEJO, SUCESSO E MUITAS FELICIDADES.

  281. Magnólia Chaves disse:

    Acho muito bonito ela te escolhido essa profissão depende de cor ou não somos todos iguais somos todos irmãos por que somos todos filhos do mesmo pai Deus.e ele não escolher cor nem raça.nem rico nem pobre novo velho por que todos temos o direito de escolher o que devemos ser por isso que existe a sabedoria que Deus nós deixou pra escolhermos as nossas próprias profissão. não é só nós brancos que temos o direito de tudo isso vamos ter mais respeito com o próximo.e parabéns excelência vc é linda jovem e ainda têm um futuro brilhante pela frente…

  282. Maria das Dores Nunes Lopes e Sousa disse:

    Linda história ! Vc me representa ???

  283. Rita Duarte disse:

    Parabéns você é uma guerreira. Muitos gostariam de está em seu lugar e não conseguem por falta de incentivo, e também por não ter a sua garra.

  284. Luiz Carlos Santos disse:

    Parabéns Excelência, mulher, negra, jovem, juíza e linda.??????????

  285. HENRIQUE JARBAS SALLES DE OLIVEIRA disse:

    Juíza, mulher, negra, competente e linda! Que Deus lhe abençõe e a preserve sempre!

  286. Norma de Alcaraz disse:

    Achei essa magistrada como mulher e como juíza o máximo! Li aquele livro “ Negras Raizes” qd era bem jovem e lembro que senti vergonha de ser branca! Abomino qualquer tipo de preconceito e acho maravilhoso ela publicar sua história para mostrar que chega ao seu destino quem tem coragem e força de vontade! Minha filha mais velha é juíza tb e na minha família a maioria de marido filhos e netos estão na área do direito! Tenho muito orgulho deles! Parabéns Excelência! Com letra mais do que maiúscula!

  287. Paulo de Almeida Malta disse:

    Mulher, jovem, juiza, negra e muito bonita. Ela é completa e isto realmente pode incomodar muita gente. Ela entrou na fila de tudo que era bom e carregou tudo com ela. Parabéns sra juiza negra. Eu tb sou negro.

  288. Roberto Scarpille disse:

    Eu acho uma tremenda imbecilidade, essas pessoas que são racistas, Deus, quando fez o ser humano, ele não fez acepção de branco, negro, amarelo ou vermelho, para Deus somos todos iguais! Eu sugiro que aja Leis mais severas para as pessoas racistas.

  289. Keina disse:

    Parabéns, acho lindo sua pele , e nunca deixa ninguém te afligir por isso somos iguais. Eu sou clara mas casei com Moreno mas sofro pq as pessoas me pergunta se minhas filhas são do mesmo pai, uma saiu mas clara e outra morena isso doe o mas importante é se sentir bem e ñ se importar com esse tipo racismo.

  290. Rose disse:

    Dra. Mariana, parabéns por sua postura digna. Seus pais estão de parabéns pela linda filha que tem, na determinação de estudar e chegar onde chegou. Todos os brasileiros deveriam ter as mesmas oportunidades, pois o que não acontece na realidade, independente de cor, religiao ou qualquer diferença…somos todos iguais com direitos e deveres. Temos é na verdade um Brasil desigual. Quero vê muitas Marianas como vc, a levar nosso país a um patamar onde não haja desigualdade tão gritante. Parabéns…Parabéns!!!! Dra Mariana continue assim excelentissima e Linda Mulher a nos representar.

  291. Ronald Ribeiro disse:

    O nosso brasil é feito de oportunidades, independente de cor, raça ou credo e acredito sim que todos os que se dedicam a tanto, devem vencer o medo, o preconceito e criar espaços onde um dia não existiu, e dedicar-se ao máximo em preencher tais lacunas a caráter de superação! Magistrada Mariana Marinho machado Sucesso é o que desejo a ti. Brasil…

  292. Eloiso Alves de Matos Matos disse:

    Parabéns pela sua bissima história e por sua lucidez ao descrever com muita precisão a realidade que é vivida por uma mulher com suas características.
    Mas, o racismo e o machismo são consequências de uma sociedade que não consegue ainda entender que todos nós somos iguais e inteligência não tem género.
    Infelizmente o número de pessoas com a mentalidade estreita, com a visão turva e que não evoluíram no conhecimento ainda existem.
    Sendo assim, resta a nós continuar fazendo o nosso melhor a fim de brilhar sempre.
    Com certeza seus pais souberam enculcar em sua mente que tudo é possível ao que crê.
    Sucesso e parabéns pela sua fantástica história de vida.

  293. Mario Gomes disse:

    Olá boa tarde,meu nome é Mário Gomes,sou Português,observador,e apreciador de tudo o que mereça a minha atenção e respeito.
    De facto é fantástico,de muito valor a postura desta jovem Juíza.Excelência por dignidade e atribuição,valirizo muito o esforço e o objetivo alcançado por alguém,que se destaca no Mundo.
    O meu maior apreço,e saudações,a esta jovem
    Dra Juíza.
    Mário Gomes.

  294. Lizete França lopes disse:

    Obrigada DrMariana por você existir, é de mulher assim que o Brasil precisa,determinada e corajosa.Que Deus te abençoe.l

  295. Eu fiquei admirado pela beleza e brasilidade dela, uma mistura racial fantástica. Passou no vestibular e no concurso público sem cotas. Eu também sou de origem de uma mistura racial. Não sou a favor de cotas, mas penso que os negros foram jogados em favelas e guetos, onde o Estado não chega. O Brasil precisa levar educação fundamental e média de qualidade nesses locais, sem isso as cotas não resolvem, apenas vai beneficiar o negro de classe média, que estudou em boas escolas e fez pré vestibular.

  296. Verônica M.A.R.Ponte disse:

    Parabéns! Negra, bonita e inteligente é tudo de bom saber que existem pessoas assim, determinadas, temos que acabar com qualquer tipo de preconceito no nosso país, não é fácil eu sei, mas com o exemplo como esse da Mariana e outros , espero que continuemos essa luta.

  297. Antonio Lessa disse:

    É isso aí Meritissima! Já trabalhei como Escrivão 9 anos aqui em Sergipe, e posso afirmar que os melhores profissionais da magistratura foram Juízas como a senhora!
    Parabéns e distribua JUSTIÇA por esse interior Brasileiro tão carente!!!

  298. Luis Carlos Roberto disse:

    Parabéns!!! Entrou no magistrado, pelos seus méritos e isso é louvável em qualquer atividade! Mas, sou contra as cotas, porque, podem ser colocadas pessoas que não serão avaliadas tecnicamente e isso é prejudicial para ela própria!! Não terá, quem avalie o seu mérito, como você teve como Juíza!! E, isso que sentiu, a discriminação, não será, uma obsessão exagerada de desconfiança, sendo a mesma situação, do sentimento, que quando sempre tem alguém nos observando?? Me desculpe, vivi e vivo com pessoas da sua raça, são pessoas maravilhosas, que nunca se sentiram inferiores ou sequer discriminadas!!! Acho que a maior discriminação, que faz, são elas próprias, as pequenas minorias, que querem de alguma maneira, se justificar a sua própria discriminação!

  299. Antonio Kontizas disse:

    Συγχαρητήρια, σεβασμιότατη κιρια Μαριάννα. Μπράβο !!
    Tradução do Grego:
    Parabéns, excelentíssima Senhora Mariana. Valeu !!
    Meus Meus sinceros votos de graduação superiores !!

  300. Sandoval Soares da Silva disse:

    Conheço. Já atendi na loja em que trabalhava como estilista de moda aqui em Salvador. Contou-me um pouco da história dela, na época ( há + ou – seis anos) pedi até que ela viesse trabalhar aqui para Salvador; deve assustar mesmo pois só de altura tinha mais de 1.80 cm de altura. Simpaticíssima.

  301. Walace Vieira Lira disse:

    Apenas não CONCORDO com “cotas”…isso SIM já traduz um “preconceito”, além de que é claro…me coloca em situação _as vezes_ prejudicial.

    Artigo Quinto (CF/88)
    CAPUT
    “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade […]”

  302. Leonel Batista Gomes disse:

    Parabéns meritíssima sou de cor branca e tenho maior orgulho e falo que a meritíssima me representa não lhe conheço mas já sou seu fã parabéns e sucesso em sua carreira ?????

  303. Sergio disse:

    Parabéns Meritíssima sou de cor de branca, já sou seu fã, sucesso em sua já brilhante carreira.

  304. Eis aí o combustível do racismo…. que comentário mais inútil…mais improdutivo… me poupem de anenidades dessa natureza… Parabens para a Juíza pela conquista pelo trabalho…pelo profissionalismo…mas meus pêsames pela comparaçao…de sua cor…. isso é racismo interno…

  305. Parabéns Juíza Mariana! Teu sorriso representa tua beleza por dentro e por fora.
    Lute pelos pobres, pelos abaixo da linha da pobreza e pelos excluídos, porque juízes brancos poucos o fazem. Com certeza eles se sentem bem representados.
    Deus te ilumine e te abençoe. Abraço
    PoA/RS

  306. Robson De Oliveira Coutinho disse:

    Parabéns pela determinação e e sinceridade hj em dia é raro mais à senhora mostrou que temos um caminho à percorrer para construir um país melhor e o caminho é o estudo e força de vontade.

  307. Rui disse:

    Para mim é normal. Para o mundo racista é estranho. Ainda bem que há mulheres com a fibra da meritíssima juíza Mariana. Para além de dotada de uma inteligência acima, mentalmente é forte e também muito sensível. Brutal.

  308. Parabéns,há sempre uma esperança para um mundo melhor,eu creio!!!

  309. José Vieira Neto disse:

    Que Deus continue abençoando sua vida parabéns Dra pela sua sua capacidade,e magistratura,sua cor não importa a sua sabedoria e o que vale, sua competência e o que importa, seja o que você e mim orgulho muito de você parabéns….

  310. Parabéns,há sempre uma esperança para um mundo melhor,o povo precisa de gente assim!!!

  311. PEDRO ANTONIO DE SOUZA disse:

    Quero parabeniza a merentíssima pelo grande êxito, pois sabemos que por ser negro temos que provar tidos os dias o nosso valor, não é fácil estar na sua posição, novamente meus parabéns.

  312. athayde dos santos disse:

    Athayde dos santos eu também sofri quando estudei na escola de são bento aqui no rio não pude estudar mais porque minha mãe era pobre e negra mas sinto-me feliz pela sua coragem e força venceu pela sua capacidade espiritual e assim desejo-lhe por essa luta muita coragem e força espiritual para chegar ao alto padrão da sua luta.

  313. Bom dia.
    Dr.marina se todos olharem com bons olhos ,CORAÇÃO puro e alma LIMPA.
    Tenho certeza que esta DESTRUIÇÕES
    Racial na EXISTIRIA.
    Por que somos obra de GRANDE criador
    ai daqule quer contra.
    Somos todos filho de DEUS.
    PARABÉNS.

  314. Willian Raphael Valdez De Souza disse:

    Que hostoria linda em parabéns tomara que vc chegue último grau entre lá supremo pra mostrar para muitos que vc vai colaborar com Brasil Brasil e povo precisa de vc lá

  315. Marcos Antônio Cordeiro de Faria disse:

    Olha, sou negro , não sou muito a favor de cotas não, acho que deveríamos ter direitos iguais pela nossa capacidade , mas ao mesmo tempo vejo esta necessidade justamente para não acontecer injustiças pela sua cor da pele, religião, condição social e etc. Me enche de orgulho quando vejo pessoas como a Sra exercendo uma função que para muitos a cor da pele lhe implicaria no direito ou não de ocupar este cargo.
    Parabéns e que Deus o abençoa.

  316. Maria Idete Ferreira de Vasconcelos disse:

    Maravilha !!!! que venham mais Marianas aguerridas e sobre tudo sabendo o que quer!!!!bravo , me sinto representada!!

  317. Antonio disse:

    Parabéns fico muito emocionado de saber que tem uma juíza de coragem como a excelência no meu estado do piaui sou de queimada nova pi

  318. Jorge Batista disse:

    Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo onde se encontram e a que horas.
    Primeiro lugar, não há raças, cores, ou nada que diferencie seres humanos a não ser, o nosso carácter, inteligencia, e sobretudo a nossa alma. Todos somos seres humanos ponto.
    Segundo lugar, conforme dermos interesse a certos assuntos, assim esses assuntos serão para nós e para o mundo revelados, porque sonos nós que causamos polêmicas aonde muitas vezes não existem. Se dermos menos importância a certos assuntos, ou ignorarmos eles acabaram por ser banais, ou mesmo naturais.
    Infelizmente o ser humano é imperfeito por natureza, por isso o seu grau de erro será sempre elevado em muitas situações, porque não saberemos lidar com certos assuntos da melhor forma nem teremos a capacidade suficiente para detectat o próprio erro.
    Terceiro lugar, esta mulher é uma senhora linda e inteligente, e certamente já sabe desde há muito, que aquilo que muitas vezes a minimizou, como a raça e a cor, foi também a fonte da sua força, ou seja essas diferenças que a discrinaram foram impulsivos para avançar na sua luta para com a vida e a sociedade. Aquilo que a rebaixou foi também a força que a ajudou a chegar onde hoje se encontra.
    O que eu desejo para esta radiante senhora de poder, como para outros no mesmo lugar, é que tenha alma grande e uma inteligência muito forte e iluminada para fazer fazerusar a justiça da melhor forma, sendo o mais justa possivel com quem depender do seu julgamento e nesse feito possa ajudar o mundo e a humanidade a viver num mundo mais justo,num mundo mais igual e humano.

  319. Fernando Barros disse:

    Não assusta ngm, na verdade vocês querem que as pessoas se importem com isso.
    Esse é o verdadeiro preconceito.

  320. Isnard Manso Vieira disse:

    Que coisa maravilhosa. Está história tinha que ser matéria em todos os jornais, revistas, programas de televisão. O exemplo desta moça é icônico.

  321. Efigenia disse:

    Além de tudo isso ainda é muito linda, é abuso demais

  322. Alexinalda Santis Araújo disse:

    Parabéns Mariana pelo seu merecido esforço de chegar onde vc chegou sabemos que encomoda muita gente mas isso não vem ao caso o importante disso tudo e que além de vc ser mulher jovem e negra e que vem surpreendendo a todos porque dependendo de cor ou não lugar de mulher e onde ela quiser temos que dar um basta nessa descriminação vc vai crescer muito mas ainda mais com essa beleza contagiante ????

  323. Santana Matias de Souza disse:

    Me sinto lisonjeada pelo carater da juiza Mariana ,me sinto representada e agradecida a Deus por tudo isso Parabéns, gostaria muito de um dia poder conhece – la!Santana Matias

  324. Ronaldo disse:

    Maravilhosa. Representa todos nós negros e todas as pessoas que conseguem enxergar além da cor da pele e que sabem respeitar e reconhecer as pessoas pelo Caráter , profissionalismo e humanidade.

    Orgulhoso de você.
    Além de linda , um grande ser humano.

  325. Vanderlei disse:

    Parabéns a juíza, exemplo se lutarmos conquistarmos os nossos sonhos, independentemente de cor,sexo ou classe com esforço e Deus todos nós podemos. O que não podemos é fazermos de vítimas da sociedade e achar que alguém vai fazer por nós.

  326. Laercio dionisio disse:

    Parabéns doutora

  327. Dimitri Ganzelevitch disse:

    E como se não bastasse inteligência, garra e coragem, a senhora é linda!

  328. Gisele Santos disse:

    Não sei como alguém pode ainda ter esses tipos de de preconceitos! Sem contar q a raça negra é simplesmente linda e essa moça é belíssima…parabens doutora.???

  329. Jose Pedro Franca disse:

    Parabéns pela sua formação, que vc exerça a sua função com dignidade. Morena linda!

  330. Jucineia disse:

    “Assusta”? Por ser uma mulher jovem e negra? ?

  331. Layla cumaio disse:

    Meus parabéns, ISO e muito encorajador

  332. Renan disse:

    Mesmo que ela fique escondida atrás da porta e faça “buuuuu” jamais irá assustar alguém, como pode um sorriso e um semblante tão lindo ser assustador, assustador é a palavra e a classificação em forma de terrorismo que vocês dissipadores de ódio pregam na sociedade! E caso essa história seja real, parabéns a essa moça com tamanha devoção aplicada em seu futuro, o Brasil precisa de pessoas assim, simples e determinada com amor no coração.

  333. Ze Dias Torres disse:

    AS SUAS CONQUISTAS,E O SEU POSICIONAMENTO, SÃO AS VIRTUDES DO SEU CORAÇÃO..PARABÉNS!!!!

  334. Edvan Dantas disse:

    Parabéns nosso Brasil precisa de gente guerreira igual a Sra meretissima juíza.

  335. Oswaldo Miguel da Silva disse:

    meritíssima, parabenizo-a por seres mulher, negra, jovem e acima de tudo filha de deus. Quem descrimina, se encrimina.

  336. Parabenizo a Meritíssima jovem corajosa e determina Juíza, dra. Mariana e agradeço a Deus por sua vida.

  337. Miriam disse:

    A própria reportagem é tendenciosa e leva ao racismo. Não acrescenta em nada. O Brasil está com um grupo de pessoas doentes dizendo que são de esquerda. Ser esquerda não é isso! ESQUERDA NUTELLA!

  338. Ana Márcia Costa disse:

    Meus parabéns dra Mariana, um exemplo de cidadã … além de jovem, mulher, negra….. também é linda… sem muitas palavras me orgulho de ter em nosso país uma juíza determinada como a Sra. É de tirar o chapéu, (com todo respeito dra) . ???

  339. Tarcísio disse:

    Parabéns Dra , vc pessoa muito interessante espontânea , eh não deixou o poder subir à cabeça , merece o lugar que está , ainda quero houver seu nome indicado pro STF ?

  340. Carlos De Carvalho Neto disse:

    Não entendo nossa gente! Durante 300 anos 16 milhões de negros foram trazidos para as Américas como escravo e sub humanizados como mão de obra descartável, 5 milhões vieram para o Brasil, (sei que havia tambem escravidão branca, na Europa e no medio oriente) os negros escravos participaram de todas as fazes da produção das riquezas no Brasil, desde as guerras de defesa territorial, tambem dos ciclos das pedras preciosas do ouro, do açucar do café, dos emporios de grandes fazendas(casa grande e senzala) e agora, querem impedi -los de ter acesso a liderança patria, isto e pior que rscismo! Não sou negro mas odrioeste tipo de manifestação, meus pais foram muito ricos vivi a alta society GLAMOUROSA, da época do Rio antigo, meu psi era sócio do embaixador e poeta Augusto Frederico (hoje nome de rua no bairro do Leblon Rio/RJ) meu pai faliu e saímos do Jardim Botânico e fomos morar no alto da Gavea numa casa enorme,; logo VIROU favela da Rocinha e me vi cercado de amigos de todas as origens, E aprendi muito com eles, a maioria morreu em função do embate do crime que lá instalou-se mas sempre vigiei, e pus limites pra mim e meus irmãos, e graças a Deus minha familia sobreviveu; Hoje evangélico com 71,6 anos casado avô, pai tio e ministro do evangelho sou grato a Deus por tanto carinho e livramento pra mim e alguns de meus amigos.

  341. Edson Santos disse:

    Ela só vai assustar se começar à fazer MERDA assim COMO o STF. Tem que trabalhar de forma correta e não da moleza pra vagabundo ladrão como p STF deu colher de chá pro bandido do lula.

  342. lombardi disse:

    absolutamente espetacular seria miss mundo se fosse convidada, mas tirando a parte linda dessa Sra, é muito competente, inteligentissima, guerreira, não é fácil ser juiza mas como digo a elegancia não está na roupa e sim no carater, vem pra São Paulo arrumar essa bagunça do STF,o chileno e outro
    abs
    Lombardi

  343. marcio disse:

    com toda minha admiraçao alem de ser uma juiza jovem e com todo respeito e uma juiza digna inteligente e sabia que sao poucos no brasil sucesso juiza Dra Mariana Marinho tem toda minha admiraçao e respeito e uma honra ter uma juiza inteligente e tao digna

  344. Roni disse:

    Parabéns Dra, um grande exemplo de superação e dedicação.

  345. Luciano Alves De Oliveira disse:

    Parabéns que Deus abençoe sempre sua vida isto mesmo mulher guerreira e determinada, parabéns pela sua inteligência

  346. Valmor Tumelero disse:

    A juíza Mariana está lá como juíza, não pela cor de sua pele. Está pela capacidade e dedicação que teve durante sua vida. Ela deve ter ralado muito para chegar nesse estágio. Que isso sirva de exemplo para todos, sem discriminação. Estude e busque seus ideais.

  347. Anderson Rogério alves disse:

    Fiquei admirado com a matéria com tanta imparcialidade vindo da esquerda, mas diferenças a parte… parabéns a juíza … apareceu em meu face e vim conferir…. sou afro descendente e acredito que o caminho para a descriminalização racial, social e de gênero é a educação… a falta de condições de estudos competitivos no ensino público em relação com o privado cria esse abismo… raros os prodígios que se destacam e viram notícia como essa juíza… deveria ser normal qualquer sucesso de um cidadão com inteligência em qualquer area se as condições de competitividade fossem iguais… nada de socialismo, comunismo, neoliberalismo, conservadorismo ou qualquer outra denominação ideológica… Dêem condições para o povo que o resto cada ser pensante resolve sem ganância pelo que não lhe pertence.
    #SARGENTOANDERSON

  348. IRINEU PEIXOTO DA SILVEIRA FILHO disse:

    PARABÉNS, PORQUE O PAÍS FOI EDUCADO DE MANEIRA ERRADA E QUE SÓ VELHOS TEM DIREITO DE EXERCER CARGOS PÚBLICO E QUE NEGROS NÃO SÃO PREPARADOS PARA CARGOS DE GRANDE GRAU DE INSTRUÇÃO

  349. Onilda Dias de Souza disse:

    Parabéns ParabensParaben.
    Sucesso ???Bravissima
    Gratidão. Gratidão

  350. Ionicio Modesto da Cruz Filho disse:

    Parabéns Dra Mariana muito sucesso,saúde e que Deus a abençoe sempre.

  351. Alcimar Eugênio disse:

    Senso de Justiça, nao e sede de Poder! É inconfundível!!! Competência, honestidade, não está ligada a cor da pele; portanto, livremo-nos dessa heranca maldita que e o preconceito, herdada dos tempos mais medievais desse país.

  352. cacilda disse:

    Que mundo è esse meu Deus ,que negro tem que ter cota pra ser iqual a todo mundo e comi se tivesse um Deus diferente simplesmente por ter cor de pele diferente .. …E que linda história

  353. Euripedes disse:

    Credo.
    As pessoas tem medo de jovens?
    As pessoas tem medo de mulheres?
    As pessoas tem medo de negros?

    Cada titulo de postagem… meu deus.

  354. Maria do Socorro Almeida Do Nascimento Almeida disse:

    Juíza Mariana a senhora tem um ♥️ bom eu tive em vista de muitos eu sou portadora de deficiência física já fui tão humilhada por uma perita no INSS ela me humilhou tanto quê tive uma crise de convulsão na sala dela.pediu.pra minha amiga me tirar da sala dela.como se eu tivesse uma doença contagiosa daí minha amiga me derrubou porque ela ñ esperou nem eu terminar de ter a crise essa foi minha primeira humilhação a segunda crise foi no banco Mercantil a porta travou por causa.do aparelho Que uso na perna e o andador quê uso pra me comover é a terceira crise foi nós pés do Juiz quê ainda me negou.a causa eu foi desapropriada da minha casa comprei paguei e veio um Rodo Anel e me tirou da.minha casa tive uma grande perda daí ele me negou.a causa a quarta crise uma advogada roubou meu dinheiro fui no escritório dela falou Que ia chamar a polícia pra mim a quinta crise foi no banco da caixa econômica Federal o gerente proibiu minha entrada pela porta preferencial tanto foto toda machucada fui parar no hospital nunca entrei com processo contra ninguém Mas deveria por todas as crises e humilhações quê passei a senhora é uma Deusa Jesus Cristo te abençoe grandemente a senhora mulher de Deus ou sempre orar pela senhora ????

  355. Luciana Andrade da Silva disse:

    Parabéns meritíssima,a senhora é um orgulho e exemplo para nós mulheres seja negras ou não…minha saudosa mãe era chefe de arquivo da Assembléia legislativa do Rio d janeiro,foi a única negra da sua época a ganhar em primeiro lugar no concurso para a Alerj,quase não tomou posse devido sua cor mas foi merecedora, começou sua trajetória na Câmara dos vereadores servindo cafezinho,fez seu segundo grau,depois faculdade d direito,logo depois faculdade d pisicologia e ficou 35 anos na casa ….mulheres como vcs só me traz esperança d um mundo melhor bjs no coração ,eu sou a Luciana cabeleireira do rio de janeiro

  356. Sempre continuarei a dizer: o Brasil é um país onde muito se discrimina. Ainda bem que há 25 anos caí fora! Graças aos deuses!

  357. LILIAN DIVINA LEITE disse:

    Linda!!

  358. Soraia Almeida Santos [email protected] disse:

    Parabéns excelência
    Adoro vê mulher com suas qualidades ,mulher retada e que não precisa se esconder atrás de uma perna de calça pra se sentir poderosa!
    Que Jesus continue sempre te protegendo e te abençoando.

  359. Israel Polia Santiago disse:

    Parabéns Juíza! Infelizmente ainda aaioria não aceita que dentro deles existe esse hororoso sentimento de racismo. Mas vamos continuar crescendo em todas as áreas da sociedade queiram ou não queriam.

  360. WANDERLEY disse:

    Ela é: Negra, jovem, juíza e LINDA! Só qualidades boas.

  361. Perruci disse:

    Só assusta os racistas, a mim não.

  362. sidnei sanches disse:

    Precisamos ter mais negros nos cargos de chefia, somente assim se acabará com esses constrangimentos.

  363. Diòr disse:

    É um absurdo. Todos nós temos direitos e deveres. Ainda irão julgar alguém por classe, cor, sexo?! Infelizmente nem todos temos noção dos nossos direitos. Parabéns à Juíza e q passe à diante. Meus Parabéns!

  364. eugenio santos disse:

    Formei-me engenheiro aos 23 anos de idade em 1990. Afrodescendente. Até os primos mais velhos, perguntavam : O que você quer , sendo engenheiro com esta cor ? Nunca fui cotista e sempre procurei ser bom aluno. Sempre vivi do meu trabalho, graças a Deus, e racismo ou qualquer tipo de injustiça, seja com quem for, sou implacável !

  365. Parabéns !vsa excelência é igual todos nós ,a mesmA genetica porque nossa genética é Deus.e sim o importante é a cor do sangue não da pele ,todo sangue é vermelho.que Deus abençoe sempre ,vc e seu trabalho.

  366. Gonzaga da Silva disse:

    Dra.Mariana; o seu sucesso é somente seu pois foi Deus” que lhe deu, não ligue para os contrários siga em frente fico feliz e muito contente por vc ter firmeza e valorizar nossa Raça negra pois eu adoro minha cor minha pele meu cabelo, espero que DEUS” sempre mande muitas chuvas de Bênçãos em sua vida seu trabalho sua linda carreira, muita Luz!.

  367. Que linda noticia que leí acerca de la Sra Jueza Mariana .Escribo desde Montevideo Uruguay . Es vergonzoso ver como un País como Brasil presenta tantas desigualdades sociales económicas y un fuerte y un Racismo bien manifiesto en su Sociedad Quien viaja a ese País lo.percibe de una manera bien marcada Ojalá afloren muchas más Marianas basadas en sus talentos y virtudes y esa Sociedad reconozcan a las personas por su Escencia y Actitudes.

  368. Edmar Machado disse:

    Parabéns, felicidades e muita força.
    Precisamos de pessoas assim como você.
    Sou advogada, pobre e negra.
    Mas, em momento algum abaixo a cabeça para ninguém.
    Já passei por muitas situações de preconceito.
    Vamos em frente. Precisamos representar a minuria.
    Força
    Deus abençoe

  369. Clayton disse:

    Na minha carreira ocorreu a mesma coisa, cansei de fazer audiências com juízas que acharam que eu como advogado me sairia pior numa disputa de conhecimento com elas nos pontos específicos que nos debatíamos, no fim eu as fiz entender o porquê não se pode brincar com “homens”.

  370. Clayton disse:

    Biologicamente explicável. Não dá para viver andando numa selva ignorando induções e deduções que fizeram com que não fôssemos comidos comidos pelos animais.

  371. Katrine pereira mendonca disse:

    Esqueceram só de dizer que ela támbem é Linda

  372. NoMeansNo disse:

    Que se dane a senhora e toda a sua maldita categoria.

  373. meire disse:

    Sobre o racismo. Também penso que o negro possui qualificação igual ao branco para exercer o cargo que quiser, entretanto isso vai depender muito da banca que o examina. Nem todos pensam assim. Muitos destes examinadores se apegam a “outras qualificações”. Parabéns à Juíza.

  374. Pedro Ademir Ferrão disse:

    Mariana, aquele “Doutor, o senhor não quer retificar o que disse?”, já diz tudo de você (o V.Ex.a, vou deixar para os cretinos do parlamento). Seja uma grande Juíza, ajude os necessitados e, ensine-os com o exemplo, tua coragem e inteligência te levaram até aí, vá em frente, não pense que será diferente agora. Sucesso Juíza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *