Mesa de diálogo descarta apoiar Guaidó ou a “anarquia” na Venezuela

Governo e oposição reconheceram nesta terça-feira (7) o deputado Luis Parra como novo presidente da Assembleia Nacional

A mesa de diálogo permanente entre governo e oposição da Venezuela, instalada em setembro, reconheceu nesta terça-feira (7) o deputado Luis Parra como novo presidente da Assembleia Nacional. Foi descartado qualquer apoio a Juan Guaidó e à sua reivindicação de reeleição à chefia do Legislativo por uma sessão paralela não oficial, realizada no último domingo (5). Segundo Javier Bartucci, dirigente opositor do partido de direita Esperanza por El Cambio e integrante da mesa, o “caminho deve ser institucional”.

“Reconhecemos a direção que se nomeou dentro das instalações do Parlamento e com a maioria dos deputados. Devemos seguir pelo caminho institucional, não podemos nos prestar a um jogo que se faça fora das instituições”, disse o opositor após reunião da mesa de diálogo em Caracas nesta terça. Bertucci ainda agregou que os integrantes da mesa de diálogo não apoiarão “nenhum tipo de anarquia que não se dedique a solucionar os problemas do país”.

Segundo o opositor, alguns setores apostam na continuidade do conflito, já que poderia ser “conveniente para alguns representantes”. “Não vamos apoiar nada que não seja pela via constitucional”, disse.

Após a reunião, integrantes da mesa fizeram um apelo à AN para que o órgão trabalhe “de maneira imediata” para superar o status de desacato no qual foi colocada pela Justiça venezuelana em 2016 após deputados suspeitos de fraude nas eleições se recudarem a refazer o pleito.

Acordadas durante as primeiras negociações da mesa de diálogo permanente, governo e oposição pretendem regularizar a situação do Parlamento para reformar o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e realizar novas eleições legislativas. “Pedimos a essa direção que chegue a um acordo o mais rápido possível sobre o CNE e pedimos que trabalhe rapidamente, porque o país necessita de respostas. Estamos brigando por todos os partidos de oposição”, disse Bertucci.

Com informações do Opera Mundi

2 comentários para "Mesa de diálogo descarta apoiar Guaidó ou a “anarquia” na Venezuela"

  1. Marcus Robson Nascimento Costa disse:

    Companheiros, fiz minha inscrição em dezembro/2019 para o curso on line sobre O Capital, promovido pelo Instituto Maurício Grabois, e até agora, malgrado diversos contatos com a instituição, não obtive nenhuma orientação sobre o curso. Ajudem-me!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *