Embratur compartilha post de turista que diz não recomendar o Rio

A Embratur apagou a postagem e divulgou nota afirmando tratar-se de um “equívoco”

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) compartilhou em sua conta oficial no Instagram um relato em inglês de uma turista brasileira que afirmou ter sido assaltada no Rio de Janeiro e disse não recomendar a visita à cidade.

A postagem foi compartilhada na terça-feira (4) e estava visível até 10h10 da manhã desta quarta-feira (5). A Embratur divulgou nota afirmando que o post foi um “equívoco” e que trabalha para a promoção internacional do turismo no Brasil.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) lamentou o ocorrido e disse que essa não é a opinião da maioria dos visitantes. Ainda de acordo com a Riotur, a violência não é uma exclusividade do Rio de Janeiro.

Confira a tradução da mensagem:

“O Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente.

Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias:

– minha família e eu fomos roubados;

– minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento.

Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento.

Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.

Nota da Embratur:

A Embratur informa que o compartilhamento citado foi um equívoco. A Agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019.

Nota da Riotur:

A Riotur lamenta o ocorrido, mas reitera que essa não é a opinião da maioria dos turistas que vivem alguma experiência na cidade do Rio. Segundo pesquisa recente, feita no período do Réveillon, a avaliação média sobre a estada na cidade é de 8,7 entre os turistas nacionais e 8,6 entre os turistas estrangeiros. Isto é, cerca de 90% dos turistas que visitam a cidade recomendam o Rio como destino turístico e desejam voltar. A nota era de 0 a 10 e segurança pública era um dos cinco quesitos que compunham a avaliação. Vale lembrar que, infelizmente, situações como essa acontecem nas grandes cidades e não trata-se de uma peculiaridade do Rio de Janeiro. Além disso, ressaltamos que os índices desse tipo de ocorrência têm diminuído na cidade.

Fonte: G1