Ministro da Educação não convence senadores e só resta seu afastamento

Depois de 200 mil reclamações no MEC e a comprovação de erros em 6 mil provas, Abraham Weintraub disse que o Enem de 2019 foi o melhor da década.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Após deixar milhares de estudantes sem respostas sobre os erros comedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, também desamparou os parlamentares que foram ouvi-lo em audiência na Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira (11).

Ele não apresentou dados que pudessem esclarecer a situação, minimizou os problemas e se limitou a culpar a gráfica responsável pela impressão das provas.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do convite para o ministro, disse que Weintraub “não trata a administração pública com critério de impessoalidade” e “ataca as posições políticas” de quem o critica. “Ele acusa os outros da prática que faz, do comportamento que ele tem”, disse.

O ministro irritou os presentes ao afirmar que a prova de 2019 do Enem foi a melhor da última década, isso após 200 mil reclamações feitas ao MEC e identificação de erros em 6 mil provas.

O senador Humberto Costa (PT-PE) diz que Weintraub se revela o pior ministro da Educação de todos os tempos. Segundo ele, é nesse contexto que ele foi chamado ao Senado para dar explicações sobre a sua desastrosa gestão à frente do MEC.

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) o ministro violou, na integralidade, o artigo 37 da Constituição, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

“Ele não tem aplicado na educação os recursos que dispõe. Perdemos R$ 10 bilhões; o Orçamento encolhe”, disse o senador.

Os parlamentares voltaram a pedir o impeachment do ministro para amenizar a crise na educação.

Presidente da UNE, Iago Montalvão, senador Fabiano Cantarato, presidente da Ubes, PedroGorki e o deputado João Henrique Campos (PSB-PE) após a audiência com o ministro

UNE

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, lembrou que especialistas alertaram para o fato do erro no Enem ser o mais grave desde a sua existência por envolver as notas dos estudantes e ainda pela forma como o MEC se comportou.

“O erro não é por si só um grande problema, ele é o principal, mas pelo MEC não ter respondido, não ter dialogado com os estudantes, não ter criado ferramentas para apresentar transparentemente o que aconteceu, tudo isso levou ao caos”, explicou Montalvão, que acompanhou a audiência.

O presidente da UNE afirmou que o MEC gerou insegurança e a situação vai continuar por causa da falta de explicação do ministro.

“O MEC diz que corrigiu todas as provas sem explicar como. O ministro tentou naturalizar as medidas judiciais alegando que também foram feitas ações no passado e tentou arrumar justificativas colocando a culpa na empresa”, protestou Montalvão, que voltou a defender o afastamento do ministro do cargo.

Segundo ele, vem aí o “Fora Weintraub” no dia 18 de março em atos nacionais em defesa da educação.

Com informações da Agência Senado

Autor

4 comentários para "Ministro da Educação não convence senadores e só resta seu afastamento"

  1. jair macedo da silva disse:

    O modo como o MEC tem conduzido o sistema educacional brasileiro, faz parte do pensamento do presidente sobre a educação: de desprezo por tudo que diz respeito ao conhecimento.

  2. Cursos Online disse:

    Olá aqui é a Selma Lima, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  3. Cursos Online disse:

    Olá aqui é a Clara Lopes, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  4. Hermes Dagoberto disse:

    Gostei do conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.

    Acesse tambem nosso site para contatos.
    saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *