Colômbia: Paramilitares ameaçam dirigente comunista Jaime Caycedo

Em nota emitida nesta quinta-feira (13) o Partido Comunista Colombiano denuncia a ameaça de grupos paramilitares ao secretário-geral do PCCol, Jaime Caycedo e a diversos outros líderes do movimento popular.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em texto assinado pelo secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, exige que o Estado colombiano garanta a vida e a segurança de Jaime Caycedo e dos demais ameaçados e expressa a solidariedade do PCdoB aos comunistas e ao povo colombiano (click neste link). Leia, abaixo, a íntegra do documento divulgado pelo PCCol.

Freio ao genocídio: Basta de ameaças de morte

As forças das trevas que conspiram contra a paz, incentivam o ódio, planejam e financiam os assassinatos de ativistas e líderes populares, mais uma vez se expressam diante da atitude contemplativa do governo nacional.

Em um panfleto atribuído às chamadas Águias Negras – Bloco da Capital dc (sic) – se ameaça o antropólogo Jaime Caycedo, membro da Comissão Nacional de Garantias de Segurança, CNGS e secretário do Partido Comunista da Colômbia, juntamente com líderes proeminentes da Central Unitária de Trabalhadores (CUT), de seu Comitê Executivo e da direção departamental de Bolívar. Com uma linguagem criminosa característica, esta difamação é publicada no dia seguinte à contribuição do Partido Comunista à Comissão para o Esclarecimento da Verdade (CEV). Repete-se, agora como ameaça pessoal, o que, sob a forma de agressão direta, ocorreu em 11 de outubro de 2019, quando a sede do PCCol foi atacada após as queixas da organização sobre genocídio contínuo e perseguição política, apresentadas à Jurisdição Especial de Paz JEP (27 de setembro de 2019).

Sob o nome de Águias Negras, se escondem as máfias paramilitares que têm a cumplicidade das estruturas estatais e gozam de total impunidade por parte do Ministério Público e das organizações responsáveis por investigá-las. De particular importância é o crescente volume de ameaças e o aumento do ritmo de crimes que enlutam a sociedade e que as autoridades se obstinam a atribuir, a priori, às organizações armadas, sem investigação séria ou conclusiva. As atuais acusações aos líderes da CUT, Fecode e o viés insistente da satanização anticomunista são preocupantes.

Apelamos à opinião nacional e internacional, a todas as forças democráticas do país, os setores conscientes do próprio Estado, para desmascarar esses procedimentos. Na Colômbia, perseguições políticas, acusações e ameaças contra o movimento popular devem cessar imediatamente.

Partido Comunista Colombiano

Comitê Executivo

13 de fevereiro de 2020