Exclusivo: Médicos que atenderam Cid Gomes falam sobre estado de saúde

O senador recebeu o primeiro atendimento no Hospital do Coração de Sobral, onde drenou um pneumotórax. Em seguida, foi para a Santa Casa de Misericórdia e fez tomografia.

Santa Casa de Misericórdia de Sobral

O Vermelho obteve, com exclusividade, relatos de dois médicos que atenderam o senador e ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT-CE), logo após ele ser baleado com dois disparos de arma de fogo em Sobral.

O senador cearense buscou, inicialmente, negociar com os policiais militares que se declaram em greve em Sobral. Frustrada a negociação, Cid assumiu a direção de uma retroescavadeira e se dirigiu contra um bloqueio feitos pelos militares quando foi atingido.

O senador recebeu o primeiro atendimento no Hospital do Coração de Sobral. Segundo o cardiologista José Maria Bezerra Filho, um dos projéteis bateu na clavícula e saiu. O segundo entrou no pulmão esquerdo, causando um pneumotórax, que é a entrada de ar na pleura, membrana que recobre os pulmões.

“[O pneumotórax] foi drenado aqui no hospital do coração. Está estável. Está indo agora para a Santa Casa [de Misericórdia de Sobral] fazer uma tomografia. O ecocardiograma não mostrou comprometimento das cavidades cardíacas. O pneumotórax acabou causando uma instabilidade, mas depois de drenado ele está estável, conversando, estava tranquilo. Agora, vai para a Santa Casa fazer tomografia para avaliar melhor e depois ficar em cuidados de UTI. Ver se precisa fazer alguma coisa a mais, né? O cirurgião torácico vai avaliar”, disse Bezerra em áudio.

O cirurgião-geral Cadmo Silton, um dos médicos da equipe que atendeu Cid Gomes na Santa Casa, destacou que o senador está sendo cuidado por uma equipe multidisciplinar.

“Estou aqui na sala de tomografia com o senador Cid Gomes. Já foi drenado no Hospital do Coração, está passando bem no momento e vai ser tomografado da cabeça aos pés para ver se não tem alguma outra lesão. Está na sala de tomografia para investigar. Aqui é um grupo de médicos, foi muito bem atendido aqui na Santa Casa. Tem neurocirurgião, cirurgião torácico, cirurgião vascular, anestesista, tem cirurgião geral, que sou eu, no caso, cirurgião cardíaco, o doutor Davi. Ele está bem, está sendo tomografado”, afirmou.

O ex-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT-CE), irmão de Cid, divulgou em suas redes sociais texto em que afirma que o senador ainda fazia exames mas que a informação à família e amigos é que não havia risco de morte.

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *