Zeca Baleiro encerra o “maior carnaval da história” do Maranhão

Precursor da folia em dos cenários mais belos da ‘Ilha do Amor’, Baleiro comemorou o crescimento do carnaval maranhense

Na última terça-feira (25), Zeca Baleiro se apresentou no circuito para encerrar o “maior carnaval da história”, como afirmou o governador Flávio Dino. Em 2017, no até então inédito Circuito Beira-Mar , o cantor liderou o primeiro trio daquele carnaval.

“De certa maneira eu fui um dos pioneiros desse circuito, em 2017 abrimos o circuito fazendo o Bloco do Baleiro e que bom que consolidou e cristalizou isso”, disse Zeca Baleiro, que fez questão de encerrar a folia dividindo o palco com dois nomes da nova geração música maranhense: Vinaa e Tiago Máci. 

Durante todo o carnaval se apresentaram, além das dezenas de músicos e bandas, manifestações da terra, como blocos tradicionais, blocos organizados, tribos de índio, blocos afro, grupos de samba, entre outros ritmos locais. Entre os mais famosos, destaque para Margareth Menezes, Maria Rita, Cidade Negra, Duda Beat, Otto, Criolina e Mariana Aydar. 

“O maior carnaval da nossa história gerou movimentação econômica de R$ 35 milhões de capital. Ocupação hoteleira de 82%. Tivemos cerca de 700 mil participantes nos 4 circuitos. E mais de 2.500 pessoas trabalhando diretamente. Sobre segurança, nenhum crime violento no circuito”, explicou o governador Flávio Dino. 

A festa atraiu turistas do Brasil e do mundo e as reservas de hotéis tiveram crescimento de 12% no período, além de ter sido marcado pela segurança, diversão e alegria, e ter gerado oportunidade e renda para milhares de maranhenses.   

O Carnaval do Maranhão 2020 foi uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís com apoio do Grupo Mateus.