Central sindical uruguaia repudia presença de Bolsonaro e golpistas

Posse do novo presidente do Uruguai ocorre neste domingo (1)

As presenças do presidente Jair Bolsonaro e da presidente golpísta da Bolívia Jeanine Añez na posse de Luis Lacalle Pou na Presidência do Uruguai no domingo (1) foram repudiadas pela Plenario Intersindical de Trabajadores – Convención Nacional de Trabajadores (PIT-CNT), central que reúne os principais sindicatos do país. “O Uruguai é democrata e republicano e não aceita golpistas”, disse a central por meio das redes sociais.

A central também repudiou a atitude do novo presidente uruguaio de não convidar o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para a cerimônia. “Consideramos que o mandatário eleito não pode, nem deve, utilizar este ato protocolar de profundo significado cívico, democrático e republicano como se fosse uma celebração particular que se convida somente seus amigos”, protestou.

Além de Díaz-Canel, Lacalle Pou não convidou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A PIT-CNT também repudiou a presença do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, conhecido por suas posições de submissão às imposições dos Estados Unidos na região e de apoio a sabotagens à democracia.

Um caso recente que contraria a OEA é o de um estudo do MIT Election Data and Science Lab, especializado em estatística, que concluiu “não haver nenhuma evidência estatística de fraude” nas eleições presidenciais de outubro passado na Bolívia, que apontavam o ex-presidente Evo Morales como vencedor.