Chanceler cubano cumpre agenda na Europa; eurodeputados visitam a ilha

Uma intensa agenda de trabalho teve o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, em Genebra, na Suíça, ao […]

Uma intensa agenda de trabalho teve o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, em Genebra, na Suíça, ao manter conversas oficiais com colegas, líderes de organizações multilaterais e embaixadores de vários países, como parte das atividades colaterais do 43º período regular do segmento de alto nível do Conselho de Direitos Humanos.

Segundo a agência cubana Prensa Latina, o chanceler cubano conversou com o secretário de Estado do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Baptiste Lemoyne, para avaliar o andamento dos acordos mútuos e aprofundar os laços econômico-comerciais entre os dois países.

Da mesma forma, o chefe da diplomacia cubana conversou com a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a quem expôs os efeitos causados ​​pelo acirramento do bloqueio econômico, comercial e financeiro criminoso dos Estados Unidos, com mais de 190 medidas tomada pela administração de Donald Trump.

Além disso, trocou com seus colegas na França, Jean-Yves Le Drian; da Espanha, Arancha González; e da Noruega, Ine Marie Eriksen Soreide, bem como com o representante do Catar, Lolwah Rashid Al-Khater, ministro assistente e porta-voz dos Negócios Estrangeiros.

Uma das primeiras reuniões foi realizada com o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer. Eles detalharam a cooperação médica feita por Cuba e a hostilidade de Washington para impedir esse propósito nobre que beneficia milhões de pessoas.

Visita de eurodeputados

Membros do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu visitaram a Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel, um dos projetos econômicos mais importantes de Cuba.

Segundo a Prensa Latina, delegação chefiada pela presidente do Grupo, a espanhola Iratxe García, também viajaria ao Vale Viñales, declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em uma reunião com o embaixador da União Europeia em Havana, Alberto Navarro, Iratxe García reiterou a posição de condenação do bloco comunitário ao bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba.

“Do nosso grupo político, sempre denunciamos as sanções ilegais dos Estados Unidos e a Lei Helms-Burton, contrária ao Direito Internacional, que busca afogar a economia da ilha e também punir indiscriminadamente toda a sociedade”, afirmou.

Iratxe García destacou que as medidas de bloqueio “prejudicam a ilha, cidadãos cubanos e terceiros, incluindo cidadãos e empresas europeus”.