Torcedores protestam contra futebol “capitalista” na Alemanha

Na goleada do Bayern de Munique goleou o Hoffenheim por 6 a 0 fora de casa houve um importante protesto. Na fase final da partida, o jogo foi parado por causa de um protesto de torcedores contra Dietmar Hopp, investidor do Hoffenheim – que incluiu cânticos e até uma faixa de protesto.

Ele é uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 13 bilhões de euros. Fundador da empresa de software SAP, decidiu há alguns anos colocar uma parte de sua grana no Hoffenheim, seu time do coração. A informação é do site Besoccer.

Como vem acontecendo na Alemanha e em outros países do Velho Continente, o investimento irritou a torcida de muitos rivais – que consideram que o patrocínio torna o futebol um esporte cada vez mais artificial e capitalista e menos equilibrado.

Muitos consideram que, a exemplo do Red Bull Leipzig, o Hoffenheim só disputa a Bundesliga graças aos euros dos seus proprietários (tirando vagas que poderiam ser de clubes de maior tradição).

Torcedores do Borussia Dortmund já haviam feito recentemente um protesto contra Hopp quando as equipes se enfrentaram em Hoffenheim. O Dortmund acabou multado em 50 mil euros – e sua torcida não poderá voltar ao estádio do Hoffenheim nas duas próximas temporadas.

Este fato não inibiu torcedores do Bayern de fazerem o mesmo no sábado – pelo contrário, também houve protestos contra a Federação Alemã de Futebol. Desta vez, porém, o árbitro Christian Dingert paralisou a partida aos 33 minutos do segundo tempo até que a faixa fosse retirada e as manifestações cessassem.

O problema é que nem o apelo de alguns jogadores, dirigentes e do técnico dos bávaros, Hansi Flick (que já trabalhou no Hoffenheim) colocaram fim aos protestos. Após 20 minutos de interrupção, os dois times decidiram voltar ao gramado, mas, em apoio ao bilionário patrocinador da equipe da casa, apenas trocaram passes em uma espécie de “antijogo do bem”.