Márcio Jerry exalta união contra o autoritarismo bolsonarista

Parlamentar defendeu que é hora de unir a sociedade para que o Brasil possa seguir no caminho do progresso

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou, nesta quinta-feira (5), o manifesto publicado por oito partidos (PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Rede, PV e Unidade Popular), no qual as siglas manifestam repúdio à agenda neoliberal do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Durante discurso na Câmara dos Deputados, Jerry afirmou que é hora de unir a sociedade para que o Brasil possa seguir no caminho do progresso. “É muito importante a iniciativa destes partidos para defender a democracia em nosso país, para se contrapor de forma unificada aos desmandos e agressões cotidianas perpetradas pelo presidente da República”.

Manifesto
Em nota, o grupo diz que a situação política, econômica e social do país é cada dia mais grave e que o presidente afronta sistematicamente a Constituição e a democracia para desestabilizar as instituições, além de dar base para manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, em referência ao ato marcado para o dia 15 de março, organizado pela extrema-direita.

Os oito partidos anunciaram também que irão apoiar integralmente as manifestações populares nacionais convocadas para os dias 8, 14 e 18 deste mês. A primeira diz respeito à celebração política do Dia Internacional da Mulher, quando diferentes coletivos e movimentos populares devem tomar as ruas do país em defesa da igualdade de gênero e contra o avanço da misoginia. Para a segunda data está marcado um protesto pelos dois anos do assassinato de Marielle Franco (PSOL) e Anderson Gomes, e a terceira é a paralisação em defesa da educação e dos serviços públicos.