Em vídeo, Bolsonaro convoca para ato anti-Congresso do dia 15

“Participem”, afirma Bolsonaro em vídeo de pronunciamento em Roraima postado no Facebook.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro divulgou neste sábado (7), em sua página no Facebook, vídeo em que convoca a população para as manifestações do próximo dia 15 de março, que têm uma pauta contra o Congresso Nacional e de apoio ao projeto autoritário de Bolsonaro.

Em sua página no Facebook, Bolsonaro postou um vídeo de pronunciamento feito durante escala na Base Aérea de Boa Vista, Roraima, antes de embarcar para os Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente Donald Trump.

“Pessoal, não é fácil. Já levei facada no pescoço dentro do meu gabinete, por pessoas que não pensam no Brasil, pensam neles apenas. Essa é uma grande realidade. Dia 15 agora tem um movimento de rua espontâneo. É um movimento espontâneo. E o político que tem medo do movimento de rua e o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político”, afirmou Bolsonaro, que ainda pediu explicitamente a participação popular.

“Então, participem. Não é um movimento contra o Congresso, não é um movimento contra o Judiciário. É um movimento pró-Brasil. É um movimento que quer mostrar para todos nós, Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário que quem dá o norte para o Brasil é a população”.

Bolsonaro disse também “quem diz que é um movimento impopular, contra a democracia, está mentindo e tem medo de encarar o povo brasileiro”.

O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, também discursou. Segundo ele, é uma “realidade inevitável” que Jair Bolsonaro fará “um novo Brasil”.

“Nós estamos diante de uma realidade inevitável. O presidente Jair Bolsonaro fará um novo Brasil que está dando certo. Ele tem encontrado uma resistência muito grande. A rede de corrupção que se criou nesse país está sendo desbaratada por esse governo. Tem prejudicado planos espúrios de muita gente”, declarou Heleno.

Vale lembrar que há mais de um caso de corrupção no governo Bolsonaro. Além da investigação de um esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) quando este era deputado estadual no Rio de Janeiro, Bolsonaro tem um ministro do Turismo, Marcelo Álvaro (PSL-MG), indiciado pela Polícia Federal por um esquema de candidaturas laranja em 2018 e um ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten, investigado também pela PF por corrupção, peculato e advocacia administrativa.

Bolsonaro divulgou o vídeo deste sábado mesmo após ser alvo de amplo repúdio de diversos setores da sociedade depois que a jornalista Vera Magalhães, do Estado de S. Paulo, revelou que o presidente da República compartilhou pelo WhatsApp vídeos convocando para as manifestações.

Confira o vídeo:

Autor