Wall Street entra em “bear market” pela primeira vez em 11 anos

Expressão é usada quando ativos perdem mais de 20%. Em dia de declaração de pandemia, mercado entendeu que Trump não anunciou estímulos concretos para combater os efeitos do coronavírus na economia.

Wall Street viveu novo dia de pânico

Nesta quarta (11) termina o mais longo “bull market” da história de Wall Street, que durava há 11 anos – desde 9 de março de 2009. Os índices Dow Jones e S&P 500, que há menos de um mês registravam máximas históricas, hoje caem mais de 20% face a esses valores.

Com isso, Wall Street entra em “bear market”, o jargão usado quando um ativo está perdendo pelo menos 20%. Mas, de onde vêm as expressões “bull market” e “bear market”?

O blog O Estrategista, do analista de mercado André Rocha, cita uma explicação de Ricard S. Tedlow, autor do livro Miopia Corporativa.

De acordo com ele, as expressões refletem como esses animais atacam suas presas. O urso as sufoca com as patas na direção do solo. O movimento para cima se assemelha a um gráfico ascendente dos preços de ações. Já os touros jogam suas vítimas para o alto com os chifres, o que lembra um gráfico com preços dos papéis ascendentes.

Nesta quarta, Wall Street encerrou o mais longo “bull market de sua história”.  O impacto econômico do coronavírus continua afastando os investidores das ações. Eles preferem ativos mais seguros, como a dívida soberana. O fato de Donald Trump não ter anunciado estímulos concretos para combater os efeitos do vírus pesou ainda mais no sentimento dos investidores, tendência que se agravou assim que a OMS elevou o Covid-19 ao grau de pandemia.

O Dow Jones fechou em queda de 5,85% (1.464,63 pontos – a segunda maior queda em pontos da sua história) aos 23.560,85 pontos, tendo sido o primeiro dos três grandes de Wall Street a entrar em “bear market”.

O Dow conseguiu retomar ligeiramente, pois assim que entrou em “bear market”, o Federal Reserva (Fed, banco central dos EUA) em Nova York anunciou uma injeção de recursos adicionais no sistema financeiro, na esperança de atenuar as pressões do novo coronavírus.

Logo a seguir ao Dow, foi a vez do S& P 500. O índice conseguiu se recuperar um pouco e fechou em queda de “apenas” 4,89%, aos 2.741,39 pontos.

O Nasdaq Composite caiu 4,70%, para 7.952,05 pontos e foi o único que não chegou a estar em “bear market”.

Com informações de Jornal de Negócios e O Estrategista

Autor