Ibovespa cai 14,76%, em pior resultado desde 1998

Investidores reagiram a cancelamento de voos entre Estados Unidos e Europa. Chefe da Comunicação do governo testou positivo para vírus.

Mercado já foi suspenso quatro vezes nesta semana

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou nesta quinta-feira (12) em queda de 14,76%, aos 72.582 pontos. Trata-se da pior queda desde 10 de setembro de 1998, quando o índice caiu 15,83% em meio à crise da moratória da Rússia.

O pregão teve dois “circuit breakers” – quando as negociações são interrompidas por meia hora. O objetivo do mecanismo é permitir que os investidores se acalmem, evitando perdas maiores. Somente esta semana, houve quatro “circuit breakers”.

A bolsa refletiu o assombro com que o mundo recebeu o anúncio do governo do presidente americano, Donald Trump, de proibir voos entre a Europa e os Estados Unidos, à exceção do Reino Unido. Os investidores ainda tinham esperança de que ele fosse anunciar estímulos, mas em vez disso, o presidente tomou uma decisão que deve piorar o desempenho das empresas no mundo todo. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten, também testou positivo para o coronavírus.

O dólar comercial fechou cotado a R$ 4,78 na venda, com alta de 1,37%. Nesta quinta-feira, a cotação da divisa norte-americana ultrapassou a barreira dos R$ 5 pela primeira vez na história.

Com informações do InfoMoney

Autor