Bolsonaro reforça ato golpista e não apresenta ação contra coronavírus

Parlamentares avaliam nas redes sociais que o pronunciamento de Bolsonaro no rádio e tevê foi sem sentido e nenhuma palavra sobre ações sanitárias

(Reprodução da Internet)

O pronunciamento de Bolsonaro em cadeia de rádio e tevê, na noite desta quinta-feira (12), não teve nada de objetivo e nenhuma palavra sobre ações de combate a pandemia de coronavírus no país.

Bolsonaro chegou a pedir para os seus apoiadores repensarem a participação no ato antidemocrático e contra as instituições, mas foi enfático na defesa de manifestações.

Num tom irônico, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que no lugar de fazer um “pronunciamento xexelento” Bolsonaro poderia ter ficado nos 140 caracteres do Twitter.

“O ato em si, por seu conteúdo antidemocrático e totalitário, já era um absurdo. Tanto que, mesmo com o apoio ilegal do presidente e de empresários, vinha minguando nas redes. Com o coronavírus, tornou-se uma sandice”, afirmou o deputado.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que Bolsonaro desdenhou do coronavírus e estimulou as pessoas a irem às manifestações.

“Quando ele próprio está em risco, no entanto, fica em resguardo. Parece que seus interesses políticos estão acima do cuidado com a saúde dos brasileiros”, disse.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) classificou como vergonhoso o pronunciamento.

“Foi um pronunciamento rápido e sem sentido, demonstra o nível de preparo do governo brasileiro para tratar da crise sanitária que já vivemos. Ao invés da utilidade pública, uma justificativa nonsense de cancelamento dos atos contra o Congresso e STF”, disse.

“O presidente Bolsonaro dedicou praticamente todo o seu brevíssimo pronunciamento ao país para reafirmar a motivação dos atos golpistas do dia 15. O conselho para que sejam ‘repensados’ foi uma nota de rodapé. Sobre as ações do governo contra o coronavírus, nenhuma palavra”, avaliou a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP).

Em nota, o PDT Senado diz que Bolsonaro fez um fala relâmpaga para legitimar as manifestações anti-Congresso, embora tenha “tocado berrante para desmobilizar os protestos”.

“Ele não deu uma única palavra sobre as medidas do governo para enfrentar a epidemia do coronavírus”.

Na sua coluna no O Globo, o jornalista Bernardo Mello Franco diz que Bolsonaro usou um pronunciamento oficial sobre o coronavírus para elogiar a convocação de atos a seu favor. “Em vez de falar à nação, voltou a discursar para a claque”, diz.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *