EUA: Republicanos acrescentam insulto à Covid-19

Seria totalmente fora do comum que o governo de Donald Trump alocasse quantias enormes de maneira justa e de interesse público.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Contacto (Europa Press)

Se você deseja um resumo rápido da situação das leis de estímulo fiscal, aqui está: os republicanos insistem em que devemos combater uma praga com a economia lenta e o capitalismo ameno. Os democratas, por algum motivo, não concordam e pensam que devemos nos concentrar diretamente em ajudar os americanos necessitados.

E se a legislação está paralisada, como parece enquanto eu escrevo isso (embora as coisas mudem rapidamente quando estamos em tempos de Covid), é porque Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, está mantendo americanos carentes como reféns na tentativa de chantagear os democratas para dar a Donald Trump um fundo de US$ 500 bilhões.

Primeiro, vamos falar sobre a natureza da crise econômica que enfrentamos. No pior momento da recessão de 2007-2009, os Estados Unidos estavam perdendo cerca de 800.000 empregos por mês. No momento, provavelmente estamos perdendo vários milhões de empregos toda semana.

O que está causando essas perdas de emprego? Até agora, não é o que geralmente acontece em uma recessão, quando as empresas demitem trabalhadores porque os consumidores não estão gastando o suficiente. O que estamos vendo são os efeitos do distanciamento social: restaurantes, locais de entretenimento e muitos outros estabelecimentos foram fechados para limitar a propagação do coronavírus.

E nós não podemos nem devemos trazer esses trabalhos de volta até que a pandemia desapareça. O que isso nos diz é que, no momento, nossa maior prioridade não é a criação de empregos, é o alívio de desastres: dar às famílias e pequenas empresas que perderam sua renda dinheiro suficiente para suprir as necessidades enquanto durar o desligamento. Ah, e fornecendo ajuda generosa a hospitais, clínicas e outros prestadores de cuidados de saúde neste momento de estresse incrível.

Agora, enquanto o distanciamento social está atualmente conduzindo à destruição do emprego, haverá eventualmente uma segunda rodada mais convencional de perda de empregos, à medida que famílias e empresas em dificuldades reduzem os gastos. Portanto, há também um argumento para o estímulo sustentar os gastos gerais – embora ajudar os americanos necessitados forneçam muito desse estímulo, ajudando-os a continuar gastando.

Então, o que há no projeto de estímulo que McConnell está tentando percorrer no Senado? De má vontade, fornece parte, mas apenas parte, da ajuda que os americanos em perigo precisam. Engraçado, não é, como ajudar os americanos comuns sempre é enquadrado como uma “demanda democrática”? E mesmo lá a legislação inclui pílulas de veneno, como um dispositivo que negaria ajuda a muitas instituições sem fins lucrativos, como casas de repouso e casas de grupo para deficientes.

Mas também inclui um fundo de US$ 500 bilhões para empresas que o governo Trump poderia alocar a seu critério, essencialmente sem supervisão. Esta não é apenas uma política terrível; é um insulto à nossa inteligência.

Afinal, seria difícil justificar dar a qualquer administração esse tipo de poder para recompensar seus amigos e punir aqueles que considera inimigos. É quase inconcebível que alguém proponha dar tal autoridade ao governo Trump.

Lembre-se, tivemos mais de três anos para assistir a esse governo em ação. Vimos Trump se recusar a divulgar qualquer coisa sobre seus interesses financeiros, em meio a evidências abundantes de que ele está lucrando às custas do público. A guerra comercial de Trump tem sido notável pela maneira como as empresas favorecidas conseguem de alguma forma obter isenções tarifárias enquanto a outras isso é negado. E enquanto você lê isso, Trump se recusa a usar sua autoridade para exigir a produção de equipamentos médicos essenciais.

Portanto, seria totalmente fora do comum que esse governo alocasse quantias enormes de maneira justa e de interesse público.

Caronismo à parte, há também a questão da competência. Por que você daria vasto poder discricionário a uma equipe que estragou totalmente a resposta ao coronavírus porque Trump não queria ouvir más notícias? Por que você colocaria os esforços de recuperação econômica nas mãos de pessoas que nos asseguravam há apenas algumas semanas que o vírus estava contido e que a economia estava “aguentando bem”?

Finalmente, acabamos de fazer um teste definitivo da premissa do fundo de McConnell – que, se você der dinheiro às empresas sem restrições, elas o usarão para o benefício dos trabalhadores e da economia como um todo. Em 2017, os republicanos enfrentaram um enorme corte de impostos corporativos, o que eles garantiram que levaria a salários mais altos e aumento do investimento comercial.

Nenhuma dessas coisas aconteceu; em vez disso, as empresas basicamente usavam o dinheiro para recomprar suas próprias ações. Por que desta vez seria diferente?

Enquanto escrevo isso, os republicanos estão reclamando que os democratas estão sabotando a economia ao se recusarem a aprovar a lei de McConnell – que é um pouco rica para aqueles que se lembram da oposição de terra arrasada do Partido Republicano a tudo o que Barack Obama propôs. Mas, em qualquer caso, se McConnell realmente quer ação, ele pode obtê-la facilmente, diminuindo a demanda por um fundo controlado por Trump ou aprovando a lei de estímulo que os democratas da Câmara provavelmente oferecerão em breve.

E talvez isso aconteça dentro de alguns dias. Como eu disse, agora estamos vivendo um tempo de covardia. Mas agora os republicanos parecem mortos em explorar uma crise que seu próprio presidente ajudou a criar por sua recusa em levar a pandemia a sério.

Tradução: Olímpio Cruz

Fonte: The New York Times

Autor