Hospital que atendeu Bolsonaro omite nomes de pessoas com coronavirus

A apresentação da lista de pacientes foi determinada pela justiça mas o Hospital das Forças Armadas se recusou a revelar o nome de dois pacientes.

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

A recusa do Hospital das Forças Armadas (HFA) revelar dois nomes na lista de infectados com o novo coronavírus solicitado por via judicial pelo Governo do Distrito Federal ocorre no momento em que Presidente Jair Bolsonaro também não se dispõe a apresentar os dois teses que afirma terem sido negativos para o coronavírus. O hospital, vinculado ao Ministério da Defesa, comunicou às autoridades sanitárias do Distrito Federal 17 casos de pessoas infectadas com o vírus causador da Covid-19, os quais estão sendo monitorados.

Segundo o Governo do DF, 15 desses pacientes foram identificados, e Bolsonaro não está entre eles. Porém, segundo o governo local, as identidades de outros dois são mantidas em sigilo. O governo solicitou a lista para que pudesse acompanhar a evolução da pandemia e traçar políticas públicas. Questionado pelo jornal Folha de São Paulo, o Governo do Distrito Federal confirmou que há “alguns” integrantes do governo entre os 15 identificados, mas informou que a lista não será divulgada.

Leia também: Bolsonaro golpeia democracia suspendendo Lei de Acesso à Informação

Bolsonaro até agora não divulgou cópia dos dois exames clínicos que realizou e que, segundo ele, deram negativo para o novo coronavírus. O presidente fez dois testes, um no dia 12 e outro no dia 17. Nas redes sociais, Bolsonaro informou que ambos deram negativo, mas não mostrou documento formal das análises.

Até o momento, pelo menos 23 pessoas ligadas à comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos no início deste mês receberam o diagnóstico da doença. Entre elas estão dois ministros: o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Um dia antes de seu teste ter dado positivo, Heleno se reuniu três vezes com o presidente, sem máscara de proteção. Heleno, um dos ministros mais próximos de Bolsonaro, tem 72 anos. Já Albuquerque tem 61. Por causa da idade, eles fazem parte do grupo de risco para a doença.

Da redação, com informações da Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *