Números indicam que isolamento funciona em São Paulo, diz secretário

Estado tem adotado isolamento social. O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, não descarta a possibilidade de lockdown, o confinamento com uso da força.

Coletiva de imprensa de João Doria (PSDB) e equipe - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo afirmou nesta quinta-feira (26) que as medidas isolamento adotadas até o momento para combater o novo coronavírus já fizeram efeito para a redução da disseminação do coronavírus no estado.

O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, citou a possibilidade de lockdown (restrição de circulação com uso policial). O governo estuda ainda a possibilidade de policiais abordarem idosos para recomendar que vão para casa.  

“O que gostaria de observar, se vocês se lembram bem, nós éramos praticamente 90% dos casos do Brasil; agora, nós somos 30% dos casos, o que significa que existe uma expansão da epidemia de forma acelerada”, disse Germann. “O que mostra para nós neste cenário que as medidas de restrição de mobilidade estão sendo suficientes e colaborando de forma efetiva para que a gente tenha 862 casos [de um total de 2.915 no país]”

Germann, no entanto, afirmou que se necessário pode ser feito um isolamento não voluntário dos cidadãos. “O que estamos fazendo não é isolamento. Estamos fazendo distanciamento social. O próximo passo seria o isolamento. E se houver necessidade, aí seria o lockdown e a característica é o uso da força para manter as pessoas em casa”, disse Germann. 

Durante a coletiva, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu que as pessoas fiquem em casa e evitem contatos e aglomerações.”Podemos acertar e podemos errar, nós só não podemos é minimizar problemas e não ter atitudes corretas. O governo do estado de São Paulo fundamenta todas as suas ações em informações científicas no plano da saúde e em informações técnicas no âmbito da economia”, declarou. Doria disse ainda que “o tempo do nós contra eles” já passou.

Autor