Covid-19: confira dicas de prevenção para quando for ao supermercado

Para ajudar os cidadãos a se protegerem, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou uma cartilha com dicas para quem precisa sair para comprar alimentos e produtos de limpeza.

Pandemia: ida ao supermercado deve ser cercada de cuidados

Em isolamento para ajudar a conter a disseminação do coronavírus, evitando sobrecarregar o sistema de saúde, a população tem várias dúvidas sobre os cuidados a tomar em sua rotina. Uma delas é como se comportar no supermercado.

Para ajudar os cidadãos a se protegerem, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou dicas para quem precisa sair para comprar alimentos e produtos de limpeza. A primeira delas é nunca ficar a menos de um metro de distância de outras pessoas.

Também é recomendado partir do princípio de que as mãos estão sempre sujas, nunca levando-as à boca, olhos, nariz e cabelos. A melhor opção é pagar as compras no cartão, nunca aceitando moedas e muito menos notas de papel. Esta dica vale inclusive para depois da pandemia.

O ideal é ter no carro álcool em gel e álcool líquido 70% e um rolo de papel toalha. Após colocar as compras no porta-malas, abra a porta do carro e passe álcool em gel nas mãos ainda fora do veículo. Depois, molhe uma folha de papel toalha com álcool líquido e passe no volante; freio de mão; alavanca de marchas; maçaneta interna da porta e nos controles dos vidros e do rádio.

Ao chegar em casa, mergulhe as verduras e frutas em solução com água sanitária diluída e depois enxague com bastante água corrente. Passe álcool em gel 70% em produtos com embalagem. Higienize também os produtos não comestíveis, como produtos de limpeza.

Sempre que chegar em casa tire os sapatos, troque de roupa e lave as mãos com água e sabão até o cotovelo. É fundamental ter uma “roupa de rua”. Guarde-a no mesmo lugar e volte a vesti-la somente antes de sair.

Passe álcool em gel uma vez por dia em torneiras, maçanetas das portas; chaves de casa e do carro; celular e tablet; notebook; teclado e mouse.

Autor