Covid-19 em Cuba: “Medidas dão resultados, mas não podemos relaxar”

O presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, pediu, nesta segunda-feira (30), que se continue trabalhando incansavelmente no confronto ao Covid-19. “As medidas estão dando resultados, mas não podemos relaxar, ainda não entramos no momento mais crítico”, disse, ao liderar a reunião diária de análise sobre a situação com o novo coronavírus na Ilha e o plano para contenção.

Medidas para proteger a população contra a pandemia são essenciais na luta contra o Covid-19 / Foto: Ismael Batista

Se continuarmos trabalhando com essa eficiência, com esse resultado, e aumentarmos agora, com as possibilidades que temos, os testes e, portanto, as detecções e os isolamentos, podemos avançar e nos afastar das terríveis consequências que a pandemia trouxe em outros lugares do mundo”, enfatizou.

Díaz-Canel considerou que o país precisa lidar “de maneira muito racional com a implementação e o controle das medidas recentemente aprovadas, que foram informadas nas mesas-redondas transmitidas pela televisão”. Entre as tarefas que dão vitalidade à nação, mencionou a produção de alimentos e a colheita da cana de açúcar.

Ao avaliar o que acontece em Cuba com a Covid-19, o chefe de Estado se referiu à morte de dois cubanos: “lutou-se por suas vidas, mas, infelizmente, o estado em que eles estavam os impediu de serem salvos”.

Destacou o comportamento mais disciplinado da população durante o fim de semana. “No domingo, praticamente as ruas de Havana e outras cidades do país estavam vazias, e as filas eram mais organizadas”, comentou, “o que mostra que quando se faz um apelo, quando tudo é explicado, quando é discutido e quando há uma lógica no que estamos fazendo, as pessoas apoiam”.

O presidente da República comentou dois momentos de emoção que marcaram o fim de semana. Um foi “a recepção espontânea  feita no aeroporto de Madri à brigada médica que trabalhará em Andorra”. O outro, “os aplausos que foram convocados ontem na televisão, às nove horas da noite, que aparentemente permanecerão nos dias de hoje, e também é um agradecimento à equipe médica e a todos os que estão trabalhando na função de enfrentar a epidemia. Isso diz sobre os sentimentos, solidariedade e apoio da população”.

Fonte: Granma