República Saaraui decreta luto oficial pela morte de Mhammad Khaddad

O governo da República Democrática Árabe do Saaraui decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento de Mhamad Khaddad, membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario – onde ocupava o posto de chefe de relações internacionais – e coordenador de relações com a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO).

Khaddad morreu nesta quarta-feira (10) após uma dura batalha contra uma doença terminal.

O governo saaraui anunciou a triste notícia, indicando que “o povo saaraui, sem dúvida, perde um dos seus homens mais leais e honrados“, destacando a sua figura como “um dos combatentes e líderes da Frente Polisario que acompanharam a luta saaraui desde o início com sinceridade, sacrifício e generosidade”.

Mhamad Khaddad, nascido em 1954, abandonou seus estudos de engenharia em Obras Públicas, na Argélia, para ingressar na revolução saaraui desde muito jovem, ocupando posições e funções importantes no movimento de libertação nacional e no governo saharaui.

Destacado militante da Frente Polisario, em 1978 ele fez parte da delegação saaraui nas primeiras negociações diretas com Marrocos, realizadas em 1978 em Bamako, Mali. Também atuou como embaixador da RASD na Argélia, em duas ocasiões, foi responsável pelo departamento europeu no comitê de relações exteriores da Frente Polisario e governador de Wilaya de Smara, entre outras responsabilidades.

Após a assinatura do cessar-fogo entre a Frente Polisario e Marrocos em 1991, Khaddad desempenhou um papel crucial no trabalho do censo para determinar a lista de eleitores legítimos no referendo de autodeterminação no Saara Ocidental.

Mhamad Khaddad liderou a batalha legal da Frente Polisario nos tribunais europeus, alcançando sucessos históricos do povo saaraui contra Marrocos e a exploração ilegal de recursos naturais nas áreas ocupadas do Saara Ocidental.

Fonte: Sahara Press Service / Tradução: Redação do i21