Síria exige levantamento incondicional de sanções impostas pelos EUA

O delegado permanente da Síria nas Nações Unidas, Bashar Jaafari, qualificou de irresponsáveis e enganosas as declarações recentes sobre a Síria feitas por James Jeffrey, funcionário do Departamento de Estado dos EUA, segundo reporta a Agência Árabe Síria de Notícias (Sana), nesta quarta-feira (1°/4).

O funcionário estadunidense voltou a fazer acusações levianas, já desmoralizadas, estabelecendo ao mesmo tempo “condições” a serem seguidas pelo governo de Damasco para que “se pense em suspensão de sanções“.

Essas declarações visam encobrir os crimes e violações dos Estados Unidos da América contra a soberania, independência e integridade do território sírio, e também contra a segurança, paz e estabilidade do povo sírio“, disse Jaafari em uma carta ao Secretário Geral das Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança da ONU.

O diplomata expressou que a Síria exige que o governo dos EUA levante imediata e incondicionalmente todas as medidas econômicas coercitivas e unilaterais impostas.

As declarações de Jeffery refletem a continuação da política de prepotência e arrogância de um governo que não pode ser considerado para nenhum papel humanitário e global na luta para conter a disseminação do coronavírus, disse ele.

A carta também pede a retirada das forças de ocupação dos EUA de todas as terras da Síria, especialmente dos campos de petróleo e gás, permitindo ao Estado sírio restabelecer o controle sobre essas regiões e reconstruir e manter plataformas de petróleo.

Segundo o diplomata, a Síria também pede o fechamento de todas as bases ilegais estabelecidas pelos Estados Unidos e suas milícias separatistas ilegais em solo sírio, de modo a garantir a saída de todos os combatentes terroristas estrangeiros junto com seus parentes da Síria e seu retorno aos seus países de origem, especialmente os terroristas do Daesh.

Ele ressaltou que o governo sírio responsabiliza os EUA e seus parceiros pela destruição das cidades de Raqa, Deir Ezzor, Ain Arab, Hajin e outras localidades na Síria, bem como pelas operações militares ilegais realizadas pela ilegal Coligação Internacional, que causou a destruição total ou parcial de estradas, pontes, usinas de energia e poços de petróleo e gás.

O governo da República Árabe da Síria confirma que mobilizou todos os recursos humanos, médicos e nutricionais disponíveis para servir todos os sírios no confronto com a pandemia do covid-19“, disse Jaafari.

A carta foi concluída com a manifestação de apreço pelas recentes declarações do Secretário-Geral das Nações Unidas, nas quais ele pedia o fim das medidas coercitivas unilaterais impostas a muitos povos do mundo, incluindo o povo sírio.

Fonte: Agência Árabe Síria de Notícias (Sana) / tradução da redação do i21