Da colonização à gripe espanhola: a história das epidemias no Brasil

A TV USP publicou uma série de reportagens sob o tema “Epidemias”, em que faz uma retrospectiva das principais doenças que abateram o Brasil desde a chegada dos colonizadores portugueses.

Quem conduz o relato histórico é André Mota, historiador coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

No primeiro vídeo, Mota faz um relato sobre como o descobrimento do Brasil pelos portugueses trouxe doenças aos indígenas. Que situação epidêmica a Família Real encontrou ao aportar por aqui? Como a economia cafeeira contribuiu para disseminar doenças no Brasil? O historiador relembra os principais fatos históricos e conta como surgiu a medicina que conhecemos hoje.

No segundo vídeo sobre a história das epidemias no Brasil, Mota discorre sobre a primeira grande epidemia que abateu o Brasil: a febre amarela. O outro grande desafio enfrentado pela população foi a gripe espanhola. Como foram as políticas públicas adotadas? E a Faculdade de Medicina, recém-criada, como enfrentou a doença? Ao final da reportagem, Mota ainda faz um alerta sobre epidemias futuras.

Assista as reportagens abaixo:

Autor