Cônsul da China escreve carta aberta demolidora a Eduardo Bolsonaro

Foi divulgada, nesta sexta-feira (3), uma demolidora carta aberta de Li Yang, cônsul-geral da China, dirigida ao Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O tom chinês, usualmente moderado, vai, pouco a pouco, subindo a escala, mostrando que a China tem paciência, mas paciência tem limite. Eduardo Bolsonaro, em tuíte do dia 1° de abril, repetiu o que Trump fez algumas vezes, chamando o Covid-19 de “vírus Chinês”. Em determinado momento, Li Yang pergunta ao filho do presidente: “Você é realmente tão ingênuo e ignorante?”, e emenda:

“(…) você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico. A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de ‘Covid-19’. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus (…) O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada ‘epidemia de gripe’ nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como ‘vírus norte-americano’? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como ‘vírus brasileiro’, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.”

A lição de moral aplicada pelo diplomata chinês é ampla.

Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos?”, indaga o cônsul para logo adiante lembrar que “Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial! (…) O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.”

O que vem a seguir é um recado claro, que certamente não é dirigido apenas à família Bolsonaro:

Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual temos que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa (…) A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais.

A carta termina com um apelo. Apelo este que todos, a começar pelo autor da missiva, sabem que não tem chance de ser ouvido: “seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros”.

Leia, a seguir, a íntegra do texto. Vale a pena.

Wevergton Brito Lima, Editor do i21

Carta aberta a Eduardo Bolsonaro

Por Li Yang, cônsul-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro

Deputado Eduardo, no tuíte que você postou no dia 1º de abril, chamou o Covid-19 de “vírus chinês”, o que se trata de mais um insulto à China que você fez depois de ter postado tuítes em 18 de março para atacar maliciosamente a China. Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico.

A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de “Covid-19”. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus. O surto de Covid-19 em Wuhan não significa necessariamente que Wuhan foi a fonte inquestionável do novo coronavírus. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada “epidemia de gripe” nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como “vírus norte-americano”? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como “vírus brasileiro”, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.

É por causa do seu ódio à China que ataca frequentemente a China? Mas de onde vem esse ódio? A aproximação entre a China e o Brasil é resultado de um desenvolvimento histórico com alicerce natural. Tanto a China como o Brasil são grandes países emergentes com território e população gigantes, com culturas ricas e coloridas e povos simpáticos e amigos. Ambos os países possuem planos grandiosos para promover a prosperidade e riqueza nacionais, bem como ambição para salvaguardar a paz e justiça internacionais.

É ainda mais importante o fato de que não há divergências históricas, nem conflitos atuais entre os dois países que já se tornaram parceiros estratégicos globais. O povo chinês sempre abraça o povo brasileiro com sincera amizade, tratando o Brasil como nosso país irmão e parceiro. O respeito recíproco e a cooperação de ganhos mútuos de longo prazo entre os dois países trazem benefícios pragmáticos para os dois povos. Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial!

É por isso que tanto a geração do seu pai como a da sua idade estão todos se dedicando a promover a cooperação amigável sino-brasileira. Em resumo, os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!

Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China? Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça.

Ademais, tornaram-se monstros políticos cheios de preconceitos ideológicos contra os outros países e sem capacidade de governar, o que pode ser justificado pelo desempenho horrível no combate à pandemia de Covid-19 nos EUA. Por outro lado, sendo uma potência cheia de vitalidade e em ascensão, o Brasil deve e é capaz de fazer contribuições importantes para o progresso da civilização humana, desde que tenha sua própria visão estratégica, possua sua perspectiva correta sobre os assuntos internacionais e desempenhe seu próprio papel construtivo. O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.

Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual temos que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa. Como não é uma pessoa comum, você deveria entender melhor essa razão. O que é o mais importante para o Brasil agora? Sem dúvida, é salvaguardar a vida e a saúde de centenas de milhões de pessoas, e reduzir ao mínimo o impacto da pandemia na economia do Brasil, da China e do mundo, através da cooperação China-Brasil no combate ao Covid-19.

A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais. Isso seria uma grande pena! Contaminaria e poluiria totalmente o ambiente saudável que China e Brasil conquistaram até aqui.

Portanto, é melhor ser mais sábio e racional. Você pode não pensar na China, mas não pode deixar de pensar no Brasil. O demônio do Covid-19 chegou finalmente à maravilhosa terra brasileira. Neste momento crucial da cooperação bilateral no combate à pandemia de Covid-19, seria mais prudente não criar mais confusões. Ainda mais importante, seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros!

65 comentários para "Cônsul da China escreve carta aberta demolidora a Eduardo Bolsonaro"

  1. ROSANGELA CARVALHO disse:

    Bom dia Pessoal
    meu nome é Rosangela e gostaria de entender como divulgaral esta carta?
    Pra gente repassar esta informação todo mundo vai perguntar:
    Quem divulgou?
    Onde divulgou?E uma carta aberta?
    Queria entender tudo isso pra poder divulgar…
    Grata pela atenção

  2. Reinaldo Santana Lima disse:

    Parabéns!! Parabéns!!

  3. Mauricio avelar disse:

    Só discordo do consul chinês no que se refere à lqvagem cerabral do dudu bananinha… desde quando ele tem cerebro?

  4. ROBERTO NICOLAU disse:

    COM TODO O MEU RESPEITO AO POVO CHINES, SENDO CONHECEDOR DA CARTILHA DE MAO, ACHO O PUXÃO DE ORELHA MUITO EDUCADO, TENDO EM VISTA O CAFAJESTE AO QUAL A CARTA É ENDEREÇADA, ESSE CIDADÃO NÃO ESTARIA FAZENDO ESSA PRESEPADA SE NÃO O “FILHINHO 02 DO PAPAI” ,OUTRO DEPUTADO JÁ ESTARIA SENDO PROCESSADO, E FORA DO TABULEIRO.
    O POVO CHINES É MUITO EDUCADO E SUTIL…AGUARDEMOS OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

  5. Romildão disse:

    O governo chinês, principalmente, tem interesses no comandointerno do nosso Brasil. Isso é fato.

  6. DR. ERNANI GALVÃO disse:

    O AUTOR DA OFENSA A UM PAIS AMIGO DO BRASIL, NÃO ESTÁ SABENDO LIDAR COM A RESPONSABILIDADE QUE O CARGO DE DEPUTADO FEDERAL OBRIGA A TER. OFENDE , DE FORMA INCONSEQUENTE E CALUNIOSA UM PAIS PARCEIRO DE TODA A NAÇÃO. SUA SUA FALTA DE DIPLOMACIA E DESINFORMAÇÃO IMPEDE DE FICAR CALADO. MAL SABE QUE A V DE QUALQUER MATIS . TAL FALTA DE SENSATEZ NÃO PERMITE VER QUE A O POPULAÇÃO CHINESA FOI A PRIMEIRA A EXPERIMENTAR O SOFRIMENTO DE CONTAMINAÇÃO EM MASSA, CUJA EXPERIENCIA PASSA AO MUNDO. DEPRECIA A NAÇÃO QUE VEM PRESTANDO ENORME AJUDA AO MUNDO, EM EPI AO BRASIL E RESPIRADORES EM A INUMEROS PAÍSES

  7. Sandra Guimaraes disse:

    Cjina,
    Nós sentimos vergonha deste Eduardo Bolsonaro.
    O Brasil pede desculpas.
    Parabéns pelo belo trabalho na luta contra o coronavírus.
    Sandra Guimaraes

  8. Concordo plenamente com o Sr . Consul da china , não vou relatar tida a minha opinião, mas realmente a maioria da parcela de nós brasileiros nus sentimentos envergonhado, com a titude do atual mandatarios .
    É lamentável a situação.

  9. Maria Antonia Caravoglia disse:

    Essas notícias só vem mostrar o verdadeiro sentido de pessoas do alto escalão se degladiarem assustando ainda mais os menos favorecidos.Como uma criança confia em um adulto como seu protetor,o povo confia em seus mandantes.Se estes estão a ponto de comerem uns aos outros, depositar confiança em quem?

  10. Afonso Martins disse:

    Eu chamo o chinavírus de chinavírus e não me importo que a zika seja tupiniquim, pelo menos, podemos lutar com armas iguais disseminando a zika em território chinês, exportando para lá, “toneladas” de Aedes Aegypti.
    A única coisa aproveitável que o cônsul virulento falou foi: “O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país” – no caso a China. Se precisamos dos dólares da China, ela também precisa das nossas carnes, de excelente qualidade, para se alimentar e deixar de comer cachorros e morcegos.
    Se algum representante diplomático brasileiro – em solo chinês – dissesse uma vírgula do que esse destemperado cidadão está falando já teria sido deportado, se não, fuzilado. O Senhor Li yang e infelizmente o povo chinês, sabem o que é liberdade?

  11. Afonso Martins disse:

    Vermelho.org.br – tenho minhas dúvidas se o meu comentário será aprovado. Devo ter deixado bem claro que, de vermelho, eu só tenho o sangue que pulsa pelo Brasil. Este cidadão está sendo ofensivo e ameaçador. Se julga a última bolacha do pacote, quando temos, aqui no nosso hospitaleiro país, milhares de simpáticos e sempre sorridentes cidadãos chineses, vendendo caldo de cana e pastel, que, se são oprimidos por alguém, certamente é pela máfia chinesa.

  12. Carlos disse:

    Vírus chinês Sim!
    Não compre nada da China!

  13. Esta questão já deveria ter sido superada, se não esquecida. Já houve a fala do Presidente Jair Messias Bolsonaro no sentido de esclarecer que a opinião do Deputado não expressa a opinião do governo brasileiro; já houve o pedido formal de desculpas do Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil; já aconteceu o telefonema do Presidente da China ao Governo Brasileiro tratando apenas de negócios…. e continuidade dos negócios…. Está na hora de dar um basta neste assunto!

  14. Quando o FILHO DA ÉGUA acusa o golpe é por que deve Porque tudo que é PRAGA surge daquele canto da chinA ou seja daquele laboratório

  15. Jairo Mendes disse:

    Pôr favor alguém me consegue a cópia fiel da lei que obriga a soltura de todos os pássaros presos em gaiolas aprovado ano passado
    Sou de São Carlos Sp.
    Cel 15.988373715
    Agradeço muito

  16. luis disse:

    bem esplanado

  17. Alair Queiroz disse:

    Não acham q não nos convém esta briga sem noção? O Sr como representante da China e Eduardo como Deputado. Chega de discórdia, o Brasil é nosso e a China dos chineses e chega.

  18. Adelaide disse:

    Par mim tudo é mentira, jogada pitica, se não morrer de vírus morre de fome

  19. mateus de oliveira araujo disse:

    A respeito da critica do Eduardo Bolssonaro, fez a China, eu concordo, aquele monte de vermes com formato de seres humanos, ignorantes, dominadores, comem tudo que se mexe a sua frente, são uns porcos. 0 plano deles é dominar o mundo só que este plano não é o plano de Deus, logo tentar pode, ser é outra coisa, portanto sabemos que esta víruschines, vem do morcego que ele comem, tenho certeza que Deus é fiel, e não vai deixar o meu país ser dominado pela China, |Porque um piaís tão velho como a China só agora quer ser o numero 01 do mundo?

  20. Fernanda disse:

    Viros chines sim, o viros veio da china não veio?

  21. Sergio Zylberman disse:

    É lamentável o comportamento do filho de Bolsonaro. NÃO medem suas palavras,aliás é peculiar da família Bolsonaro. Uma guerra comercial só trariam consequências para o Brasil .
    Dou apoio ao Consul Chines.

  22. Moacyr Cirilo disse:

    Tem pessoa que se sente como se fosse um Deus, a julgar e condenar, tem pais que o seu mandatário é considerado como pessoa divina, é adorado como se fosse um Deus, e no seu falar agride as pessoas, tudo tem que ser a seu favor, nada contra, senão sai é demitido, aqui no Brasil esta acontecendo fato preocupante, que ate outros pais já esta notando, e esta trazendo ponto negativo para nós brasileiros…

  23. Ivan disse:

    Esse país ao longo de toda nossa história não deveria sequer importar nossos produtos de alta qualidade. Viveram durante muito tempo sobre o comando de maltsetung com seu comunismo. Temos e podemos viver sem os dólares chineses. Um país que não dá sequer liberdade ao seu povo não merece ter o respeito dos outros países. Nossa bandeira nunca será vermelha. Fabricaram muitos produtos de péssima qualidade e contrabandeando para o resto do mundo.

  24. Não sou otário disse:

    Resposta ao GOVERNO chinês, não ao povo, sobre essa resposta:
    VAI SE FOD..!!

  25. Iris disse:

    Alfinso martins, vc é aquel cidadao que o reporter deu o microfone e depois ele teve que tirar rapido da sua mao para nao queimar o filme da emissora!!

  26. FERNANDO BATISTA MESQUITA disse:

    Mais uma vez este moleque mimado pelo pai e despreparado em tudo, vem a tona macular o imenso respeito que nosso país tem no cenário internacional. O pior de tudo é que sendo ele filho do presidente da República, com certeza é aprovado pelos seus atos de extrema gravidade para as relações inter países. Este burraldo deputado será que seu nível de conhecimento e cultura não entende que se os produtos brasileiros são importantes para a China, os dólares deles são muito mais importantes para o nosso país. Este presidente influenciado pelos seus três filhos mosqueteiros é o que temos de mandatário que vem mostrando dia após dia somente despreparo no cargo que ostenta, e aí aproveito para citar o que o dito cujo está fazendo com o nosso competentissimo ministro da saúde, que não fosse pelo seu extremo patriotismo, pelo comprometimento com a gravidade e pela força do inimigo contagioso e invisível, e sendo continuamente desrespeitado em sua conduta e autoridade no assunto, já deveria ter se mandado deste governo comandado por uma pessoa que somente foi político depois que foi um péssimo militar, e aqui eu pergunto, o que ele fez em 28 anos de vida pública? Será que somente se serviu do cargo para preparar os três porquinhos para também serem estas coisas desta política nogenta de nosso país. Muito poderia ficar aqui me expressando, mas acho que transmiti muitos pontos de minha revolta e indignação. Saudações.

  27. Nós, acordeonistas, temos um grande amor pelo povo chinês.
    Todos sabemos que a sanfona tem sua origem mais remota na cultura chinesa. Insultos isolados de quaisquer pessoas não representam nossa vontade.
    Repudiamos as atitudes de quem envergonha nosso País.
    Saiba, DD. Consul, que a grandiosa China sempre terá o carinho dos acordeonistas brasileiros.
    Sei que não falo só por mim, porquanto nossa dignidade e honradez são iguais à da querida nação que representas.
    Conte sempre com o respeito das pessoas de bem de nossa terra, que nunca fecharam as portas e o coração aos milhares de imigrantes chineses que para cá vieram e que adotamos como melhores amigos.

  28. ze disse:

    A carta aberta foi publicada onde? No site do consulado? Alguma rede social pela conta do cônsul?

  29. Demétrio Lima disse:

    É uma lástima esta discussão, pois a China, na condição de maior parceiro comercial do Brasil, tem possibilitado amplo crescimento ao agro-negócio, com as exportações de soja liderando o comércio exterior do país exatamente pelos grandes volumes adquiridos pelos chineses.

  30. Rafael Cardoso disse:

    Só uma pergunta: o virus surgiu onde?
    NA CHINA.

    Entao o chinezinho aí tem que baixar a cabeça e pedir desculpas pro resto do mundo.

    Contaminaram o mundo todo e querem ter moral pra falar alguma coisa?

    É virus chinês sim.

  31. Henrique Pereira disse:

    O Vírus veio da onde? Da África?
    É vírus Chinês sim, esses comunistas miseráveis esconderam, poderiam ter minimizado os danos, mas não!
    Devem pagar pelo mal ao mundo!

  32. Geraldo Bezerril disse:

    Pois é : como se diz um velho ditado :cocô quanto mais se mexe, mais fede…
    Esse carinha já disse tudo sendo filho de quem é. ..estiu resignado. ..desculpa aí nação chinesa. É afragilidade Cultural que torna pessoas em cavalos batizados aqui no Brasil ta cheio disso…

  33. Guilherme corner disse:

    Que venham as coisas boas da china para cá como carro elétrico placas solares e se eles tem fome que levem toneladas de soja para lá.

  34. diaulas navarro disse:

    Até o Ronaldo Caiado, direita e latifundiário, já está de saco cheio desse governo, que aos poucos está minando as exportações do Brasil. Primeiro foi com os muçulmanos ao lamber as botas de Israel. Depois foi com a Argentina e agora com a China, que é o segundo maior comprador de alimentos cheios de agrotóxicos e química nas carnes do Brasil. Vamos ver onde iremos parar…

  35. Eliane Matos disse:

    O Brasil não compartilha das agressões e irresponsabilidade dos Bolsonaros e nem da ignorância e preconceito de inúmeras pessoas que postaram suas opiniões nos comentários. O momento é de união, respeito e tolerância entre todos!

  36. Eliane Matos disse:

    Não publicaram meu comentário alegando que há havia feito comentários. Não fiz nenhum comentário. Não entendi…

  37. Oscar Pimentel disse:

    O Consul esqueceu de mencionar porque inúmeros médicos chineses que afirmaram que o vírus escapou ou escaparam com ele dessa cidade Wuan sumiram misteriosamente ou morreram da doença ??? Em Shangai não tem caso algum porque lá está seu centro economico dos pensantes e exército chines teriam sido eles já vacinados? Na China Comunista se alguem falou mau desaparece e vai pro ceu. China pare de fazer seu pobre povo de escravo de a liberdade a eles esse tempo de maldade já se foi a muito ” se atualizem “. Temos de ser reparados pelo que o vírus causou ao mundo, a China tem de indenizar o mundo pela ignorância que cometeu deixando de notificar o que acontecia logo no início e seu soldados civis espalhados pelo mundo são vistos e presos como na Austrália contaminando caixas eletrônicos dos bancos, frutas de supermercados elevadores e tudo mais que vem sendo mostrado pelas câmeras e’muita maldade e ganância pelo poder absoluto, os Governantes Comunistas querem o mundo pra si, acordem políticos chineses , eu boicoto todo produto que vem da China ate que eles reparem o dano que causaram.

  38. Oscar Pimentel disse:

    O Consul esqueceu de mencionar porque inúmeros médicos chineses que afirmaram que o vírus escapou ou escaparam com ele dessa cidade Wuan sumiram misteriosamente ou morreram da doença ??? Em Shangai não tem caso algum porque lá está seu centro economico dos pensantes e exército chines teriam sido eles já vacinados? Na China Comunista se alguem falou mau desaparece e vai pro ceu. China pare de fazer seu pobre povo de escravo de a liberdade a eles esse tempo de maldade já se foi a muito ” se atualizem “. Temos de ser reparados pelo que o vírus causou ao mundo, a China tem de indenizar o mundo pela ignorância que cometeu deixando de notificar o que acontecia logo no início e seu soldados civis espalhados pelo mundo são vistos diariamente filmados em ação e presos como na Austrália contaminando caixas eletrônicos dos bancos, frutas de supermercados elevadores e tudo mais que vem sendo mostrado pelas câmeras e’muita maldade e ganância pelo poder absoluto, os Governantes Comunistas querem o mundo pra si, acordem políticos chineses , eu boicoto todo produto que vem da China ate que eles reparem o dano que causaram.

  39. Drº Geraldo Andrade disse:

    Eu, sinceramente, nunca vou conseguir entender como existe gente tão retrógrada, como esse filho do Bolsonaro. Quando existe um problema, que nesse momento é a doença, nós atacamos é a doença. Não faz nenhum sentido saber a origem, se é que existe a origem. Lamentável a falta de diplomacia desse sujeito!

  40. Vocês roubaram o símbolos que dizia Brasil um país de todos aí puseram. A pátria amada Brasil e aí vocês ficam é arrumando problemas e mais problemas para a nação brasileira a China seu Eduardo Bolsonaro de bosta e merda seu miliciano maldito tú não vai conseguir colocar os parceiros chinezes contra o povo brasileiro nunca nem você seu pilantra nem o teu pai maluco louco e psicopata que só fala merda e só faz merda e vocês logo vão cair do poder seus bandos de corrupitos e covarde o que vocês querem é ver o Brasil lascado e no momento o Brasil vive duas epidemias o corona vírus eo corona da milícia maldita que retira os direitos dos pobres e necessitados e que deus mim perdoe mais vou falar o seguinte bem que este vírus deveria pegar todos vocês malditos que só deseja o mal ao próximo raça do diabo do inferno bando de demônios ?

  41. Pedro Cabral disse:

    Aqui se descobre ao sabor dos comentarios o imenso atrazo do Brasil, vitima do obscurantismo que desde 1500 é cada vez mais denso. Basta ler hoje o presidente no seu acesso de misticismo, pretender resolver um problema sanitario com as oraçoes . Afonso Martins é o exemplo perfeito desse atrazo centenàrio dos brasileiros.

  42. José Alves disse:

    A grande contrariedade da família bolsonaro vem do fato de após tanto tempo na política eles não terem conseguido roubar tanto quanto os outros. Apenas mamam migalhas nas tetas do governo como costumam criticar outros políticos. Esta família toda envolvida com política nunca conseguiu apresentar um único projeto relevante para o país em área alguma e agora com o mafioso mor no comando do país, qualquer pessoa de pouca qualificação cultural pode notar que não há um único projeto de vulto sob o comando deste governo de mentecaptos aliciado por Bolsonaro e seus Generais incapazes. O que dizer de Militares que chegam a patente de generais em um país que não tem sequer a condição de se defender ou defender seu povo em caso de uma guerra. Bom falando assim parece que sou a favor do militarismo, mas na verdade não. Eu amo o meu país principalmente pela sua pacificidade, pela forma como se manifesta internacionalmente sempre com correção pela Paz e progresso no mundo. Mas desde o início deste mandato presidencial, o Brasil só passa vergonha diante do mundo, a cada dia milhares de novas piadas e memes sobre esta família de ignorantes fritadores de hambúrguer que são. Não tem juízo, nem competência, nem intelectualidade, nenhum dos filhos e muito menos o palhaço maior da Família, Senhor Jair Messias Bolsonaro. Mais ignorantes que eles somente os palhaços que os colocaram lá através de seu voto, com raríssimas exceções, para alguns que com idade avançada viram este país sofrer tanto nas mãos de outros corruptos que acreditaram na possibilidade de mudança. Eu sou espiritualista e lido com energias e só de olhar na cara de qualquer membro da família bolsonaro já enxergo o pior. Quanto ao Covid-19 independentemente de sua origem e surgimento, já era praga esperada. O mundo teve a honra e a oportunidade de ter recebido aqui em matéria, o Nosso próprio Cristo, Jesus, além de tantas outras almas iluminadas que ensinaram e falaram constantemente em amor fraternal, em amor ao próximo, em perdão. No entanto a grande maioria se recusou a aprender os ensinamentos e continuam usando seu livre arbítrio para fazer o que bem quer. É chegada a hora então de ensinar pela dor, o Covid-19 veio para isto e junto com ele outras formas de ceifar vidas coletivamente virão, até que sobre no planeta apenas aqueles que acreditam na possibilidade de um mundo de Paz, equilibrado e com respeito à todas as formas de crenças que façam das pessoas, seres humanos melhores. As doenças atingem aqueles que não tem fé, aqueles que vivem na maldade mesmo que não aparentemente (Hipócritas – não se esqueçam que este é um termo bíblico) e aqueles que ainda não conheceram o valor da palavra ALTRUÍSMO… Muitas vidas serão ceifadas, mas o planeta caminhará para um novo tempo de paz e prosperidade para aqueles que ficarem e testemunharem a transição… Parabéns a atitude e às palavras do Consul Chinês Li Yang . Aprovo sua forma de pensar e principalmente a categoria com que se dirigiu ao Deputado ignorante. Fica aqui registrado o meu respeito ao povo Chinês como Brasileiro e espiritualista que sou.

  43. Pedro Cabral disse:

    Ainda Afonso Martins: que escreve: “cidadão está falando já teria sido deportado, se não, fuzilado (na China).

    Seja honesto: quantos cidadaos brasileiros sao assassinados nas ruas das aldeias, vilas e cidades brasileiras, POR DIA ? Porque sao pobres, negros, pardos, crianças, estrangeiros e mulheres…

  44. Péricles disse:

    Este governo é constituído de bandidos, e aqueles que apoiam este governo são bandidos também porque bandido se identifica com bandido. O Brasil, contrariamente à China, jamais será uma grande nação porque nem nação o Brasil é.

  45. Pior de tudo quê esses comunistas só têm um interesse governá o Brasil e roubar e quem vai nos defender destes demônios sé não for JESUS CRISTO? ESSE VÍRUS CHINÊS FOI PREMEDITADO PARA MATAR MTOS SERES HUMANOS SENDO ELES VELHOS POBRES NEGROS E FEIOS.

  46. É incrivel como a ignorância de um fantoche dos Estados Unidos como Eduardo Bolsonaro promove uma dissenção entre dois países. De um lado um brasileiro, nosso conterrâneo, mas longe de ser um representante da maior parte da população brasileira, agride verbalmente um país inteiro, nosso maior parceiro comercial e que sustenta a maior parte de nossa receita financeira com suas compras. A vergonha que este desclassificado provocou ao povo brasileiro consciente foi como ofender uma visita amiga que adentra nosso lar à nosso convite. Foi uma agressão covarde e inesperada para aparecer para o Trump como para dizer ao presidente dos Estados Unidos: “Olha, eu estou aqui ofendendo os chineses igual você faz. Eu sigo à risca suas ordens, sou tão covarde e tão bobo quanto você.

  47. Lumarina disse:

    O cônsul deu uma boa lição com muita educação. Um povo com tradição de 5 mil anos tem muito a nos ensinar. Somos um povo que ainda tem muito a aprender em termos civilizatórios.

  48. Maria lourdes da Silva Nogueira disse:

    Triste ler comentários sem bom senso, pelo menos!
    Um escreve merdas e ainda tem seguidor!

  49. Luís Mazanti disse:

    Vírus Chinês sim, quem este cônsul pensa que é pra aqui dentro do nosso país querer dar mijada em um deputado federal de nosso país não é um Chinês que vem aqui dar uma lição de moral comunistazinho!

  50. Eric Lombardi disse:

    Gado maluco, dá nisso…. briga diplomática com um grande parceiro comercial.

  51. Aguinaldo disse:

    Deputado errou e deve pedir desculpa agora se consul da china não aceitar as desculpas ai é pq quer pé de guerra e sendo assim bola pra frente e vamos ver no que vai dar.

  52. Valmirar Gomes disse:

    Só quero deixar bem claro que este péssimo, incompetente e analfabeto deputado não nos representa!!!

  53. skyvirtual disse:

    Vírus chinês ou USA tudo igual Sim!
    Não compre nada da China!
    Querem dominar o mundo Sim!, eles torturam ate o próprio povo, isso é o mais leve nível do padrão, quando dominar, manipular, controlar todos principais recursos da sobrevivência dos países, você será um objecto ect…
    Fique de olho educado e sentido apurado

  54. daniel disse:

    amigos chineses,
    não tentem diálogo razoável com esses representantes infantis do poder da familia bolsonaro. não faz efeito.
    o que voces, bem como todos os que sofrem com esse tipo de politica devem fazer é se dirigir à opinião publica internacional. expondo a postura dos politicos brasileiros como um dano à diplomacia e à própria politica brasileira.
    tentar racionalizar não faz efeito.

    att,
    daniel

  55. Rosana Bohrer disse:

    A China comunista implantou o vírus, tem interesse em comandar o mundo, como sempre o comunismo teve. #ForaChinaComunista #NossaBandeiraJamaisSeraVermelha
    Estou com Eduardo Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro. #ForaChinaComunista
    #ForaVirulenciaChinesa

  56. Rosana Bohrer disse:

    #ForaLiYangFicaNaTuaTerra #ForaLiYangFicaNaTuaTerra

  57. Lilica disse:

    Engraçado este colega falar da China .
    Vivo na Europa o mundo inteiro sabe que está merda foi o USA que fez .
    Mas quem tem c.tem medo .
    Pq sabe que o presidente de lá é insano.
    Até carga de máscara de um país que sofreu na guerra com muitas perdas ,
    E hoje ajuda os países vizinhos foi roubado por este Americano .
    A China não tem motivo pra fazer oque estão acusando.
    Este presidente Americado esta fazendo problema não só com a China e sim com a Europa toda .
    Estão todos calados aceitando tudo mas uma hora vão dar um basta.
    O único país que ele não se meteu ainda foi com a Rússia.
    Este briga é de cachorro grande e o Brasil tem que ficar de fora .
    Cuidar de seu povo .
    Vai juntar com USA . Esperam e Vera se é que este corona irá passar .
    Só falta duas cornetas serem tocaram.
    Vão orar pra ser salvos cuidar de nosso problemas que são bastantes .
    Não se preocupem que isso será resolvido a justiça de Deus não falha .
    Não durma no barulho de Americano presidente não ele quer quebrar querem dominar o mundo e o dono da bola é a China.
    Com sua inteligência com seu mérito com sua batalha.
    Todo país tem suas regras .
    Eu não prefiro comer morcego nem rato .
    Me diz é justo um país que não come morcego e nem rato e morre se de fome como Brasil .
    Na fila de hospital como Brasil .
    Não ter um ensino médio decente como o Brasil .
    Por favor gente .
    Não compre briga de América não eles só querem discórdia.

  58. Arygrilo disse:

    O Brasil é Soberano e não vai se dobrar à vontade deste consul. Cada cidadão BRASILEIRO tem a prerrogativa de se expressar.

  59. Isabel Christina Souza Aguiar disse:

    Jairo, você tem certeza de que já é lei? No sítio da Câmara encontrei esta notícia, o projeto é de 2015 e estaria em andamento ainda: https://www.camara.leg.br/noticias/558068-meio-ambiente-discute-projeto-que-proibe-criacao-de-passaros-em-cativeiro/

  60. Jorge Monteiro disse:

    Na verdade o nosso país está sem rumo, vamos acordar gente é ano político! Vamos começar a organizar o nosso país pelos vereadores e prefeitos ainda é tempo de analisarmos quem são realmente capazes de governar com responsabilidade o nosso município e depois o nosso país e estado! Esse governo ainda não tem projetos para a melhoria do nosso país, só fez intrigas, cada dia é uma polêmica que ele causa. Vamos acordar BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *