Chefe do FMI alerta para recessão pior que crise financeira global

Segundo Kristalina Georgieva, salvar vidas e proteger os meios de subsistência devem andar de mãos dadas à medida que o coronavírus assola o mundo.

Sede do Fundo Monetário Internacional (FMI)

A diretora-administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou na sexta-feira uma recessão pior do que a crise financeira global de 2008.

“Agora estamos em recessão, é muito pior que a crise financeira global”, disse Georgieva na sexta-feira em uma entrevista coletiva com a Organização Mundial da Saúde (OMS), observando a “dupla crise” de saúde e economia, causada pelo surto de Covid-19 sem precedentes na história do FMI.

Georgieva enfatizou que salvar vidas e proteger os meios de subsistência devem andar de mãos dadas à medida que o coronavírus assola o mundo.

Segundo a OMS, mais de 1 milhão de casos confirmados de Covid-19 foram relatados, incluindo mais de 50 mim mortes.

Para acomodar esse aumento, o FMI está empregando capacidade financeira total de US$ 1 trilhão, disse Georgieva, enfatizando que “estamos determinados a usarmos o quanto for necessário para protegermos a economia”.

Observando que quase 90 bilhões de dólares saíram dos mercados emergentes, ainda mais do que a escala vista durante a crise financeira global de 2008, Georgieva disse que o FMI está mobilizando assistência financeira emergencial aos mercados emergentes e economias em desenvolvimento, que são afetadas pela pandemia.

Mais de 90 países fizeram um pedido ao FMI para financiamento de emergência, disse Georgieva, convidando esses países a priorizarem o uso de financiamento para pagarem os profissionais de saúde, garantirem que as instalações de saúde funcionem bem e apoiarem pessoas e empresas vulneráveis.

Ela alertou que uma onda de falências e demissões tornariam a recuperação ainda mais difícil.

Fonte: Xinhua