Coronavírus: China tem 1º dia sem mortes; Japão decreta emergência

Número diário de mortes e de casos vem caindo há semanas na China

A China não registrou nesta terça-feira (7) nenhuma morte por Covid-19 – a doença causada pelo novo coronavírus. É algo inédito desde o registro do primeiro óbito em decorrência do vírus, em 11 de janeiro de 2020.

O país – local de origem da infecção – registrou o primeiro caso em 31 de dezembro de 2019. Atualmente, contabiliza 81.740 pessoas infectadas e 3.331 mortes. Em 19 de março, ficou sem registrar novos casos de transmissão local por 24 horas pela primeira vez. A maior parte dos casos de infecção e mortes na China foi em Wuhan, capital da província de Hubei, no centro do país, onde surgiu a epidemia.

O número diário de mortes e de casos vem caindo há semanas, mas o país registra uma nova onda de infecções provocada por pessoas que chegam de fora. Nos três meses em que a China vivencia a crise causada pela Covid-19, as autoridades fecharam escolas, comércio e impuseram restrições a viagens.

Já no Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe declarou estado de emergência em parte do país para conter o avanço de novas infecções pelo coronavírus. Abe também apresentou um pacote de estímulo financeiro para amortecer os efeitos econômicos da pandemia.

O estado de emergência valerá por cerca de ummês para a capital, Tóquio, e seis outras prefeituras (divisões administrativas) do país – o que incluirá cerca de 44% da população japonesa. Segundo a Universidade Johns Hopkins, o Japão tem 3.906 casos confirmados de infecções pelo coronavírus, 92 mortes e 592 pacientes recuperados.

O estímulo financeiro anunciado por Abe é de 108 trilhões de ienes (cerca de R$ 5,3 trilhões), o equivalente a cerca de 20% da produção econômica do país. É um dos maiores pacotes do mundo para aplacar a crise econômica deflagrada pela pandemia, superando os 11% do desempenho econômico dos Estados Unidos previstos para conter a crise, e os 5% da Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *