A Batalha da China contra o coronavírus VI – Luta em diferentes campos

Sexta parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria.

131 médicos e enfermeiras do Hospital do Oeste da China, Universidade de Sichuan se preparam para ir a Wuhan / Foto da Agência de Notícias Xinhua

O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes. Ao publicarmos a sexta parte, que abarca os dias de 6 a 9 de fevereiro, registramos, que nesta quarta-feira (8/4), Wuhan, epicentro da crise, autorizou a volta da circulação das pessoas e veículos depois de dois meses e meio de isolamento.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus  / Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho” / Parte III – A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante! / Parte IV – A Batalha da China contra o coronavírus IV – O Hospital Huoshenshan / Parte V – A Batalha da China contra o coronavírus V – “Não sou um vírus”

Neste link o livro em PDF. Boa leitura.

A lista mais longa de bagagem já despachada

Lista de bagagem despachada de Fu Yongke. Por trás disso está o profundo amor dos chineses no exterior pela pátria

Milão, 6 de fevereiro de 2020 – Alguns dias atrás, quando souberam da epidemia em expansão e que a China precisava urgentemente de suprimentos médicos, algumas figuras importantes da comunidade chinesa em Milão, Itália, esgotaram seus recursos para preparar 100 mil máscaras e 2 mil roupas de proteção.

Para levar os suprimentos para a China o mais rápido possível, eles os embalaram em 110 peças de bagagem e as confiaram a Fu Yongke, que embarcou no último voo de Milão para Wenzhou, sua cidade natal.

Ninguém pode ficar à toa diante desta epidemia. É dever de todos os chineses lutar contra isso.

Muitos chineses, viajando ou vivendo no exterior, fizeram o possível para reunir o maior número possível de suprimentos. Alguns foram a muitas farmácias em busca de máscaras, alguns pediram ajuda aos médicos, e outros entraram em contato com atacadistas ou fábricas para fazer compras em grandes quantidades.

Encontrar um modo de enviar suprimentos médicos à China também é um problema para os chineses no exterior. A entrega por serviço expresso é muito lenta e envolve muita papelada. A melhor opção é transportá-los pessoalmente.

Para fazer isso, alguns jogaram fora suas roupas para dar mais espaço para máscaras e outros postaram pedidos nas mídias sociais, procurando voluntários. Uma foto na mídia social está legendada: “É a primeira vez que vejo caixas de máscaras em vez de pessoas em todas as filas.” Esses momentos emocionantes fazem as pessoas alegar que sempre terão orgulho de serem chinesas.

Para levar rapidamente os suprimentos doados por chineses no exterior para às linhas de frente, a alfândega da China abriu canais expressos, dando prioridade máxima ao desembaraço de máscaras, desinfetantes e equipamentos médicos. Isso garantiu que não houvesse nenhum atraso no desembaraço alfandegário nesse momento de teste.

(traduzido de artigos em ccdi.gov.cn)

Wuhan, 7 de fevereiro de 2020

– Pela manhã, o presidente Xi Jinping conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Xi disse: “Desde o surto de coronavírus, o governo e o povo chinês não mediram esforços para combater a epidemia. Todos os setores da sociedade estão respondendo rapidamente em todo o país. A China está empregando as medidas mais rigorosas para travar uma guerra popular contra a epidemia. Estão sendo feitos progressos e o povo chinês está totalmente confiante na eventual vitória contra o vírus. Os fundamentos do crescimento econômico na China permanecerão positivos em longo prazo.”

Não está vestido para a batalha? Vamos colocar o peitoral!

Médicos se reúnem para manter a moral em uma ala de isolamento de terapia intensiva

Wuhan, 7 de fevereiro de 2020 – O aeroporto de Wuhan parecia quase deserto. Duas equipes médicas, do Hospital do Oeste da China da Universidade de Sichuan e do Hospital Qilu da Universidade de Shandong, se encontraram. Eles trocaram cumprimentos:

De onde você é?

Hospital do Oeste da China!

Nós somos do Hospital Qilu. Vamos fazer isso!”

A última vez que os dois hospitais se encontraram foi em 1937. Durante a guerra contra a agressão japonesa, o Hospital Qilu mudou-se para Sichuan e operou ao lado do Hospital do Oeste da China. Oitenta e três anos depois, eles se reúnem para combater o coronavírus. A partir de hoje, assumirão o campus leste do Hospital Renmin da Universidade de Wuhan.

Duas outras equipes médicas do Hospital da Faculdade de Medicina da União de Pequim e do Hospital Xiangya, de Hunan, também se juntaram à luta.

Esta tarde, uma terceira equipe de 130 profissionais de Xiangya, o Hospital da Universidade Central do Sul, deixou Hunan para Wuhan para assumir a ala de terapia intensiva a oeste do campus do Hospital da União de Wuhan. Esta é de longe a maior e melhor equipe que Xiangya enviou desde o surto. Uma segunda equipe de 142 membros do Hospital da Faculdade de Medicina da União de Pequim chegou a Wuhan.

A história não acaba aqui.

Hoje, três hospitais importantes afiliados à Universidade de Pequim reuniram uma equipe de 334 membros para ir a Wuhan. Eles também levaram consigo suprimentos necessários. O primeiro hospital afiliado da Universidade Sun Yat-sen enviou mais 131 profissionais para o campus oeste do Hospital da União de Wuhan.

Em apenas um dia, doze equipes médicas de 2.043 membros e 36 toneladas de suprimentos médicos voaram para Wuhan, partindo de Pequim, Shanghai, Guangdong, Jilin, Shandong, Sichuan e Hunan.

Não está vestido para a batalha? Vamos vestir o peitoral!” Neste momento, todos os chineses compartilham um nome: Wuhan. Quando alguém está com problemas, todos correm para ajudar. Em tempos de dificuldade, trabalhamos juntos com um só coração. Este é o espírito chinês, a força da nação chinesa.

(traduzido de relatórios do People’s Daily e da Xinhua News Agency)

Belgrado, 8 de fevereiro de 2020

– À tarde, o mecanismo conjunto de prevenção e controle do Conselho de Estado realizou uma conferência de imprensa, anunciando que a Comissão Nacional de Saúde havia nomeado a pneumonia causada pela atual epidemia de “nova pneumonia por coronavírus” (NPC).

– O Hospital Leishenshan foi concluído, fornecendo 1,6 mil leitos adicionais para casos graves e críticos de NPC. A construção do hospital começou em 27 de janeiro, com uma área útil de oito hectares, duas enfermarias para casos graves, três enfermarias para casos menos graves e 27 enfermarias gerais.

– A partir das 18h, 8 de fevereiro, o governo disponibilizou um total de RMB 71,85 bilhões para o controle da epidemia, com um gasto real de RMB 31,55 bilhões. RMB 17,29 bilhões vieram do Orçamento Central.

Uma luta em diferentes campos de batalha

“Lute, Wuhan! Lute, China! As jogadoras chinesas de basquete têm essas palavras escritas nos seus sapatos / Foto da Agência de Notícias Xinhua

Belgrado, 8 de fevereiro de 2020 – Hoje, em uma eliminatória do basquete feminino para as Olimpíadas de Tóquio realizada em Belgrado, Sérvia, o time de basquete feminino chinês venceu a Espanha por 64 x 62, garantindo a segunda vitória em jogos do grupo e um bilhete para Tóquio.

O sucesso na adversidade vem da fé forte”, disse Xu Limin, treinador principal da equipe. “O povo chinês precisa dessa fé para superar a epidemia.”

Após o jogo, a equipe gritou palavras encorajadoras para a batalha em Wuhan e em toda a China. Elas ecoaram no estádio e alcançaram o coração de todos.

Na conversa informal antes da partida, Huang Jing, treinador de apoio psicológico da equipe, fez um discurso apaixonado. Ele disse: “A bravura faz a pessoa dar um passo à frente, a responsabilidade faz a equipe dar um passo à frente e um senso de missão faz uma nação agir em tempos de adversidade. É a fé que nos mantém avançando. Hoje não estamos apenas jogando um jogo, mas também enviando nossa energia de volta ao nosso país. Se nossos oponentes forem fortes, seremos mais fortes! Vamos lutar e vencer!

A equipe se reuniu em círculo, com o assistente técnico Jia Nan liderando o grito de guerra.

Estamos em um campo de batalha. Nós avançamos. Nós lutamos.

Pelo que avançamos?

Defesa!

Pelo que lutamos?

Rebote!

Quem somos nós?” “Time de basquete feminino chinês!

Por quem lutamos?

China!

(traduzido de reportagens do CCTV News, CCTV Sports e Capital News do Pequim Daily Group)

Chongqing, 9 de fevereiro de 2020

– O primeiro-ministro Li Keqiang visitou o Instituto de Biologia Patogênica da Academia Chinesa de Ciências Médicas e conversou com pesquisadores de lá, incentivando-os a se concentrar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos que sejam eficazes para conter o coronavírus.

– O dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), prestou homenagem através das mídias sociais ao pessoal médico chinês que luta contra o coronavírus. Ele twittou: “Estou admirado com os milhares de trabalhadores da saúde na China, especialmente em Hubei, que mesmo sob imensa pressão cuida de pacientes e coleta dados sobre o 2019nCoV para análise científica. O mundo agradece seus esforços para descobrir a melhor forma de tratar e impedir a propagação do vírus.”

– Equipes médicas compostas por cerca de 6 mil profissionais de saúde de dez províncias chegaram ao aeroporto de Wuhan Tianhe em voos fretados. Este é de longe o maior grupo médico a entrar em Hubei desde o surto de coronavírus. Cerca de 328 toneladas de suprimentos da Rússia e de outras partes do mundo chegaram no mesmo dia.

(Continua)