Bernie Sanders desiste de candidatura à sucessão de Trump nos EUA

Joe Biden – que foi vice-presidente de Barack Obama – será o candidato democrata contra Donald Trump

Prestes a sofrer uma derrota para Joe Biden nas prévias do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, o senador Bernie Sanders informou à sua equipe que desistiu de sua pré-candidatura. A decisão foi comunicada numa reunião interna com auxiliares e divulgada em e-mail. Em nota, o senador afirmou que fará o anúncio oficial em breve, numa conferência on-line para seus apoiadores.

Sanders estava numa situação praticamente irreversível na disputa das prévias democratas, mas mantinha a campanha. Apesar do clamor inicial, a campanha do senador do Vermont foi incapaz de levar às urnas o eleitorado jovem e da classe trabalhadora que ele precisava para derrotar Joe Biden – que o dominou entre eleitores brancos mais velhos e também entre os votantes negros.

De favorito claro em 23 de fevereiro (dia das convenções partidárias de Nevada), Sanders virou um candidato estacionado em 1º de março (o dia após as primárias da Carolina do Sul). Em 4 de março, na Super Terça, sua pré-candidatura sofreu um duro revés. Com o resultado, todos os demais concorrentes democratas abriram mão de suas campanhas para apoiar Biden.

Nas últimas semanas, conforme a crise do coronavírus adiava diversas primárias e deixava a disputa presidencial em segundo plano, o Partido Democrata passou a pedir a desistência de Sanders. O pretexto: uma união maior dentro do partido na tentativa de ter mais força na eleição contra o presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

A popularidade de Trump junto ao eleitorado norte-americano cresceu depois que o presidente mudou de posição e passou a falar com mais ênfase nos riscos da pandemia da Covid-19. Se as eleições não forem adiadas, a disputa pela Casa Branca ocorrerá em novembro. Com a desistência de Sanders, Biden – que foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) – será o candidato democrata.

Da Redação, com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *