O que fazer ao apresentar os sintomas do Covid-19 sem sair de casa

Os sintomas da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, já são conhecidos, principalmente tosse, febre e dificuldade para respirar. O que é preciso fazer em casa, se os sintomas começarem ou parecerem leves?

80% dos casos de infecção da covid-19 apresentarão sintomas leves que podem ser tratados em casa, sob isolamento.

Os sintomas da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, já são conhecidos, principalmente tosse, febre e dificuldade para respirar. O que é preciso fazer em casa, se os sintomas começarem ou parecerem leves? A evolução da virose vai terminar em casa, para a maioria dos infectados. Nem todos precisarão ser internados numa unidade hospitalar. O portal Vermelho conversou com Jamil Murad, nefrologista e clínico geral na rede pública de São Paulo, que apresentou algumas sugestões.

De acordo com uma análise da OMS baseada em estudos, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre e tosse) que não demandam atendimento hospitalar. 14% apresentam sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doenças sérias (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

O nefrologista Jamil Murad tem atendido como clínico geral pacientes suspeitos de covid-19 na rede pública da zona norte de São Paulo

“Até médicos experientes podem confundir uma gripe comum com covid-19, se bem que na gripe comum a febre passa em até dois dias, enquanto na nova doença ela permanece por até uma semana e pode piorar”, diz Murad. Com sintomas leves, ele já aconselha o isolamento do paciente. Ao apresentar a falta de ar, deve ir imediatamente a um posto de saúde, onde o médico diz que será feita tomografia de pulmão que identifica “vidro fosco”, uma imagem que identifica a pneumonia, uma inflamação encharcando o órgão de água.

A maioria já sabe o que fazer para não se contaminar, caso esteja em contato com outras pessoas ou quando sair de casa. Lavar bem as mãos, práticas de higiene pessoal e distância social. Mas são poucas as abordagens sobre aquelas pessoas que começaram a sentir febre ou tossir e ainda não apresentam quadro suficiente para sair de casa. Com o isolamento social e a doença se manifestando em casa, não seria adequado sair à farmácia para comprar remédios. Que tal se preparar com antecedência para esse quadro?

Antes de ir ao médico

O ideal é ter um quarto com banheiro só para o doente, pois o convívio com o vírus exige muitos cuidados para não contaminar os demais membros da família.

A primeira medida é preparar um quarto (e banheiro, se possível) para o convalescente se isolar dos demais moradores da casa. Mesmo depois de recuperado, o paciente permanece com o vírus por até 14 dias, o que demanda isolamento. Não deve entrar em contato com pessoas idosas ou com problemas de saúde.

Quanto menos contato com o doente, melhor, ou seja, se for possível manter o quarto permanentemente fechado, evita-se espalhar o vírus para o resto da casa pela tosse. Procurar manter comunicação com o paciente por celular. Caso não seja possível isolar o paciente, os acompanhantes devem usar equipamentos de proteção individual (EPI). Os EPIs devem ser usados por quem não quer se contaminar, como máscaras, luvas e propés (coberturas para sapatos), sempre descartáveis após contato com o paciente.

Lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que tiver contato com algo do infectado também é fundamental. Ou seja, todas as superfícies tocadas pelo doente (tomadas, maçanetas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, etc) devem ser higienizadas com uma solução de uma parte de água sanitária para cada 49 de água. As roupas do doente devem ser lavadas separadamente em água quente e a toalha usada deve ser usada uma única vez, antes de ser lavada.

Vacinar-se contra a gripe comum, a partir da campanha que o governo tem feito, seria uma iniciativa boa para excluir essa possibilidade. Por exclusão, quem tem a vacina, sabe que seu quadro clínico não é uma “gripezinha”, portanto, o risco de estar infectado com Covid-19 é maior.

É bom ter lenços descartáveis, ou papel higiênico, em casa para não usar tecido. Assim que começar a usá-los, é preciso descartá-los em local apropriado, uma lixeira com saco plástico que possa ser fechado para eliminação posterior sem contaminar ninguém. Após manipular o lixo, é preciso se higienizar, também.

Será preciso ter paracetamol, para tomar a cada 6 horas. Embora seja polêmico, conforme lembra Murad, melhor não usar ibuprofeno. Tanto o paracetamol quanto a dipirona são analgésicos prescritos pelos médicos em casos de dor. Eles atuam diretamente nessa sensação, reduzindo o desconforto de problemas bastante comuns como: dores de cabeça, dores de dente, dores nas articulações, dores musculares, dores causadas por resfriados ou gripes, cólicas menstruais, febre.

Além de diminuir a dor, o paracetamol (e a dipirona) têm um efeito antipirético, ou seja, ajudam na redução da febre e do mal-estar, evitando a desnaturação de proteínas do organismo. 

O paracetamol é mais indicado para a Covid-19 por atacar com mais eficácia processos inflamatórios do que a dipirona. O paracetamol, por sua vez, não é tão eficiente como analgésico, por isso, as pessoas com dor costumam se automedicar excessivamente, o que pode causar uma lesão hepática. O paracetamol também não pode ser usado em caso de contaminação por dengue, por ter efeitos hepáticos.

A dipirona, por sua vez, apresenta efeitos colaterais mais fortes, e não deve ser usada por diabéticos, por conter açúcar e dificultar a cicatrização, além de outros outros grupos sensíveis a seus efeitos (alérgicos à dipirona, grávidas e lactantes, doentes renais e hepáticos, problemas na medula óssea, espasmos nos brônquios e crianças pequenas).

Garantir um estoque de qualquer xarope de tosse disponível nas farmácias ou uma solução de limão com mel também é aconselhável para enfrentar um dos principais sintomas da Covid-19. Evitar xaropes que tenham paracetamol, para não tomar essa substância em excesso. Diabéticos devem evitar xaropes com açúcar.

Vick vaporub para o peito também é uma boa opção para acalmar tosses, embora Murad não costume considerar esse medicamento, preferindo os xaropes. A pomada é um bálsamo que contém na sua fórmula mentol, cânfora e óleo de eucalipto que relaxam os músculos e acalmam os sintomas de resfriado, como congestão nasal e tosse, ajudando a recuperar mais rápido. É um complemento para acalmar sintomas de gripe antigo e popular, frequentemente usado em crianças, embora tenha os mesmos efeitos em adultos.

Por conter cânfora, este bálsamo não deve ser usado em crianças com menos de dois (2) anos ou por pessoas com problemas respiratórios, como asma, pois as vias respiratórias estão mais sensíveis e podem inflamar, dificultando a respiração. Não deve ser usado sobre áreas feridas ou lesionadas, nem deve ser ingerido.

Alguns indicam o uso de um umidificador no quarto para dormir e facilitar a respiração. Mas Murad acredita que o vapor do umidificador pode ajudar a espalhar o vírus pela casa, portanto, não aconselha. Melhor ligar o chuveiro na água quente e ficar no box fechado inalando o vapor da água por algum tempo.

Para quem tem um histórico de asma, assegure-se que a sua bomba respiratória não está fora do prazo, ou compre uma nova.

Caso a pessoa more com outras pessoas, elas podem preparar suas refeições e deixar ao alcance. Sopas saudáveis preparadas com antecedência e congeladas podem ajudar muito quem está sozinho. A hidratação também é importante, por isso, é bom manter um estoque de chás e água. O vírus acomoda-se mais rápido em garganta seca, por isso, também não se deve fumar.

Atendimento médico

Se a febre aumentar acima dos 39°C e não conseguir reduzi-la ou tiver dificuldade respiratória, contate um médico. Dê preferência a atendimento telefônico ou virtual para não precisar sair de casa. Com a epidemia, há algumas iniciativas gratuitas para isso, como a Missão Covid ou atendimento na rede pública local.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se você não estiver se sentindo bem, fique em casa, inclusive se estiver com febre baixe baixa e tosse leve. Se você está com febre, tosse e dificuldade para respirar, no entanto, procure atendimento médico imediatamente, mas entre em contato por telefone antes de procurar um local lotado de doentes.

Só quem apresentar os sintomas mais graves devem procurar unidades de saúde ou hospitais, como dificuldade para respirar, respiração curta ou falta de oxigenação — que já podem ser sinais de pneumonia, um dos estágios mais graves da covid-19. Sintomas mais leves podem estar relacionados com rinite alérgica, por exemplo.

Chegando a um posto de saúde a pessoa deve se identificar como sintomático respiratório para ser colocado em outra linha de atendimento, que evite a transmissão para outros pacientes. Segundo orientação aos profissionais que atuam nos postos, a equipe de saúde deve priorizar os casos suspeitos, oferecer uma máscara cirúrgica e isolar tais pacientes em local ventilado em que não haja circulação de pessoas sem proteção.