Câmara dá 30 dias para Bolsonaro mostrar resultado de exame

Se não houver resposta, a Presidência desobedece artigo da Constituição, que prevê crime de responsabilidade para autoridades do Executivo que não prestarem informações à Câmara ou Senado.

Sob suspeita de Covid, Bolsonaro cumprimentou manifestantes no dia 15 de março - Reprodução

A Câmara dos Deputados emparedou Jair Bolsonaro: ou mostra os resultados dos exames para comprovar se contraiu ou não coronavírus, ou corre o risco de sofrer impeachment. A Mesa Diretora da Casa aceitou requerimento do deputado federal Rogério Correio (PT-MG) e enviou a solicitação à Secretaria-Geral da Presidência da República.

Se não houver resposta, a Presidência desobedece o artigo 50 da Constituição, que prevê crime de responsabilidade para autoridades do Executivo que não prestarem informações solicitadas à Câmara ou Senado.

Bolsonaro fez os testes para saber se estava com Covid-19 em março, após uma viagem aos Estados Unidos em que 23 integrantes da comitiva presidencial voltaram contaminados. O presidente disse que o resultado deu negativo, mas vem se recusando a apresentar os laudos dos laboratórios.

Após retornar da viagem, ainda sob suspeita de estar com coronavírus, o presidente interagiu sem qualquer proteção com apoiadores na porta do Palácio Planalto, durantes as manifestações de 15 de março convocadas por ele contra o Congresso.

Com informações de O Globo.

Autor