Diante do colapso, governador do AM diz que pessoas morrem em casa
“Há muitos casos de pessoas que estão vindo a óbito em casa, sem ter a oportunidade de chegar a uma unidade de saúde”
Publicado 22/04/2020 13:19 | Editado 22/04/2020 16:41
Em entrevista nesta quarta-feira (22) à CNN, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que há muito casos de pessoas que estão morrendo em casa. A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensa) no estado alcançou 91%.
“Há muitos casos de pessoas que estão vindo a óbito em casa, sem ter a oportunidade de chegar a uma unidade de saúde (…) O vírus tem sido muito agressivo. Muitos pacientes apresentam, às vezes, sintomas leves pela manhã e, à tarde, os sintomas já evolui fazendo com que o paciente chegue à óbito”, disse o governador.
Por conta da sobrecarga do laboratório central para teste da Covid-19, o governador admite que muitas pessoas podem ter sido enterradas sem ter feito a testagem, ou seja, é nítida a notificação de casos no estado.
“Nós estamos vivendo duas situações diferentes. Não são só os casos de covid-19 mas também nós temos um outro problema com o H1N1. Estamos no chamado inverno amazônico, que é o período mais chuvoso e em que há uma maior incidência é de síndromes respiratórias”, disse.
E prosseguiu: “Por outro lado, nós também temos uma dificuldade para fazer a testagem, porque nós não temos capacidade para testar todo mundo”, acrescentou.
Com informações da CNN