Bolsa despenca 9% e dólar vai a R$ 5,70 após Moro cair atirando

Em entrevista coletiva à imprensa em Brasília hoje, Moro admitiu condutas graves por parte de Jair Bolsonaro para interferir na atuação da Polícia Federal.

A bolsa de valores brasileira opera em forte queda na manhã desta sexta-feira (24), após Sérgio Moro confirmar sua saída do Ministério da Justiça, aprofundando a grave crise política pela qual passa o país.

Às 12h30, logo após a entrevista coletiva em que Sérgio Moro admitiu condutas gravíssimas por parte de Bolsonaro, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuava 8,89%, para 72.590 pontos. O dólar disparou e atingiu R$5,70 na máxima registrada neste pregão até o momento.

Em entrevista coletiva à imprensa em Brasília hoje, Moro admitiu condutas graves por parte de Bolsonaro para interferir na atuação da Polícia Federal.

O presidente da República exonerou o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. O decreto de exoneração diz que o desligamento é “a pedido” e traz a assinatura de Sergio Moro. O ex-ministro da Justiça afirmou que não assinou o decreto e também que é mentira que Valeixo pediu para sair.

Moro disse ainda que Bolsonaro queria ter acesso a relatórios de inteligência da PF e alguém “para quem ele pudesse ligar” na direção-geral. Afirmou também que o presidente “tinha preocupação com inquéritos em curso no STF [Supremo Tribunal Federal]”.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou abertura de inquérito para investigar a convocação de atos contra a Constituição no último domingo (19). Manifestantes pediram intervenção militar e um novo AI-5. Em Brasília, Bolsonaro participou dos atos em frente ao Quartel-General do Exército.

Informações de bastidor dão conta de que o inquérito, pedido pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, investiga o financiamento e a convocação dos atos e aponta inclusive a participação de deputados bolsonaristas.

Autor