“Governador tem sido incansável”, diz Márcio Jerry sobre ações do MA

Novas medidas foram divulgadas hoje, durante a coletiva, após o Maranhão registrar quase 100% de ocupação dos leitos nas UTIs em decorrência da doença

Vice-líder do PCdoB na Câmara, o deputado federal Márcio Jerry (MA) defendeu nesta segunda-feira (27) as ações e estratégias anunciadas pelo governador Flávio Dino para conter a expansão da pandemia do novo coronavírus no estado. Novas medidas foram divulgadas na manhã de hoje, durante a coletiva, após o Maranhão registrar quase 100% de ocupação dos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em decorrência da doença.

“Governador Flávio Dino tem sido incansável nessa luta contra o novo coronavírus. Desde o início tomando as medidas necessárias, de forma direta, pessoalmente.

Infelizmente, tem havido esse avanço em todo o país e também aqui no Maranhão e em face disso, todos os dias o governo tem promovido novas iniciativas, ampliando a rede de atendimento, adotando medidas econômicas para mitigar os efeitos da crise. Como tem dito o governador Flávio Dino, além destas ações todas, precisamos respeitar as medidas de isolamento social e nos unirmos todos para vencer essa guerra”, disse o parlamentar.

Casos

Hoje o país registrou mais 338 novas mortes por coronavírus, fazendo com que o número de óbitos chegasse a 4.543 no Brasil. No Maranhão, o último boletim revelou 125 mortes e 2,4 mil casos da doença.

Ações

Na coletiva desta segunda, o governador revelou que está mais próximo de decretar uma quarentena total do que liberar o comércio, uma vez que os casos vem crescendo no Maranhão e os leitos de UTI e clínicos tem sido ocupados.

Dino também informou que a suspensão das aulas provavelmente será prorrogada após o dia 12 de maio, mas deixou as escolas municipais e privadas deliberarem medidas em conjunto com prefeitos, gestores e pais.

Médicos e leitos

Além destas ações, Dino informou que irá criar dois comitês, um na Grande São Luís e outro na cidade de Imperatriz, para uma maior cooperação na crise da covid-19. E ainda pediu que UFMA, UEMA e UniCeuma antecipem a formatura de estudantes que estão prontos para conclusão dos cursos. O Governo irá contratar estudantes de medicina em fim de cursos, para que eles possam ajudar no combate ao coronavírus.

UTI’s

Quanto às condições das UTIs, foi anunciado que 20 novos leitos serão abertos no Hospital Real (antigo Hospital Aliança) e mais 20 no Hospital Universitário (federal). Outros 20 leitos clínicos serão abertos na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga.

Além disso, mais um hospital particular será alugado e mais 130 leitos clínicos serão abertos na próxima semana do Hospital Nina Rodrigues e na Clínica São José.

Autor