Deputado Daniel Almeida diz que Bolsonaro é o grande entrave do Brasil

Em entrevista ao Olhar 65, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) falou sobre a luta no Congresso para garantir direitos aos trabalhadores durante a pandemia de coronavírus e afirmou que as comemorações do 1⁰ de maio este ano unirão diferentes frentes em defesa dos trabalhadores

(Foto Richard Silva/PCdoB na Câmara)

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) afirmou nesta quarta-feira (29) que diferentes frentes têm se articulado para encontrar soluções para o país em meio à crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus. Além da preservação da vida dos brasileiros, o parlamentar afirmou que as legendas têm discutido formas de garantir direitos aos trabalhadores e dar condições de sobrevivência às micro e pequenas empresas durante a pandemia.

Entre os focos da atuação parlamentar está a votação da MP 936. Inicialmente,  o texto enviado pelo Executivo sofreu duras críticas, mas foram centenas de emendas apresentadas para melhorar o texto e garantir a preservação dos direitos dos trabalhadores. Só o PCdoB, apresentou 79 propostas de alteração ao texto. A maior parte delas para garantir a negociação coletiva e para preservar direitos, mesmo em caso de suspensão de contrato ou redução de jornada.

“O Congresso, nos últimos tempos, tem maltratado muitos os trabalhadores. Estamos há quatro anos de anormalidades no processo democrático brasileiro. Tivemos reforma trabalhista, reforma previdenciária e tantas outras que eles querem trazer. Mas a pandemia também nos trouxe a necessidade de olhar para os trabalhadores. Já aprovamos a renda emergencial, que, infelizmente, o governo não tem facilitado o acesso dos trabalhadores. E agora estamos tentando votar a MP 936, que estabelece as condições do contrato com redução de jornada, mas não pode haver prejuízo para os trabalhadores. Então, queremos garantir a remuneração e o direito à negociação. Pode haver a suspensão do contrato ou redução de jornada, desde que garantidos os direitos desse trabalhador. Queremos que todas as negociações preservem as negociações coletivas”, destacou Daniel Almeida.

O parlamentar falou ainda sobre a necessidade de criar medidas de apoio às micro e pequenas empresas. O Congresso aprovou nas últimas semanas proposta neste sentido, mas até o momento o texto não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Quando esse período de isolamento passar, as empresas também precisam estar em condições de retomar suas atividades, sobretudo as micro e pequenas. Aprovamos então  critérios para elas terem crédito subsidiado.Mas depende agora da sanção do presidente. Bolsonaro tem sido um grande entrave ao Brasil”, afirmou.

De acordo com Daniel Almeida, enquanto Bolsonaro só se preocupa com a proteção de sua família, o país fica à deriva. O parlamentar criticou ainda a política econômica de Paulo Guedes, ministro da Economia. “Guedes é o grande instrumento de realização de políticas para os bancos. Defende o Estado mínimo e nesta pandemia temos visto a importância de um Estado forte, mas ele não admite. Mantém a defesa da manutenção da Emenda 95, que congela os gastos públicos, diz que a renda emergencial é gasto, assim como o apoio às empresas. Se alguém deveria ser demitido seria o Guedes. É um absurdo a política que ele vem mantendo. Até os liberais do mundo afora reconhecem a necessidade de mudar ações”, disse.

1⁰ de maio

A poucos dias da comemoração do Dia Internacional do Trabalhado, Daniel Almeida afirma que o 1⁰ de maio deste ano pode ser simbólico, ao reunir diferentes frentes em defesa do trabalhador.

Em ato virtual, as centrais sindicais convidaram desde lideranças como Lula, Flávio Dino, Ciro Gomes até Fernando Henrique Cardoso e Rodrigo Maia para um debate online.

“O 1⁰ de maio pode ser o primeiro momento de criar essa frente ampla. Nossas diferenças políticas e programáticas não vão desaparecer, mas temos que encontrar pontos de convergência para fazermos esse enfrentamento. Essa crise tem propiciado esse ambiente e fico feliz de ver esse dia tão emblemático encabeçando essa unidade na luta”, afirmou.

PCdoB na Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *