Cuba cobra EUA sobre disparos contra sai embaixada em Washington

Na madrugada da quinta-feira (30), um homem desconhecido disparou com uma arma de fogo contra o prédio da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos. Não houve dano para o pessoal, o qual se encontra seguro e protegido, mas prejuízos materiais para o prédio resultantes do impacto dos disparos, informa site oficial do ministério das Relações Exteriores de Cuba.

O homem, de cuja identidade o governo cubano não tem informação, foi preso pelas autoridades locais no lugar dos fatos e se encontra sob custódia, prossegue a nota publicada, conforme o jornal cubano Granma.

A missão diplomática de Cuba, situada na cidade de Washington, conta com um sistema de proteção e segurança para enfrentar qualquer ameaça contra o pessoal e as instalações.

O governo de Cuba disse que espera pela correspondente investigação das autoridades estadunidenses sobre a identidade e as motivações do autor desta agressão, bem como sobre as circunstâncias em torno do fato.

É uma obrigação dos Estados adotar todas as medidas adequadas para proteger os locais de uma missão diplomática credenciada em seu país contra toda intrusão ou dano e evitar que se afete a tranquilidade da missão ou se atente contra a sua dignidade, conclui a nota de imprensa.

Segundo informam várias agências de imprensa, o incidente começou por volta das 02h00. A polícia metropolitana deslocou-se até o local, depois que os moradores informaram sobre disparos, acrescentaram as autoridades.

Imagens do local publicadas nas redes sociais mostraram um grupo de policiais no exterior da embaixada após os disparos e a investigadores inspecionando uma caminhonete SUV estacionada ali. Agentes da polícia metropolitana e do Serviço Secreto dos Estados Unidos estavam investigando o ocorrido.

De acordo com o jornal The Washington Post, citado pelo site cubano Cubadebate, a polícia chegou ao local em minutos e prenderam o suspeito, a quem as autoridades se negaram a identificar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *