OMS parabeniza China por zerar hospitalizados de COVID-19 em Wuhan

A Organização Mundial da Saúde (OMS) saudou nesta sexta-feira a notícia de que não há mais pacientes hospitalizados de COVID-19 em Wuhan, China, elogiando os “esforços incansáveis” de sua população para combater a pandemia.

Após mais de três meses de árdua luta, Wuhan, a cidade chinesa mais atingida pelo surto do coronavírus, teve zero casos de COVID-19 em hospitais no domingo.

“Essa notícia de que não há mais casos graves nem novos pacientes em Wuhan é muito boa”, disse Maria van Kerkhove, líder técnica do Programa de Emergências de Saúde da OMS, em uma coletiva de imprensa virtual.

“Parabéns por essa conquista”, disse ela.

A Dra. van Kerkhove apreciou os “esforços incansáveis” das pessoas em Wuhan, “não apenas os profissionais de saúde, mas também os indivíduos que ficaram em suas casas, que aderiram às medidas de saúde pública”.

“Tiramos nossos chapéus para vocês e agradecemos por seu compromisso e seu serviço, e por compartilhar com o mundo o que vocês foram capazes de fazer”, disse ela.

Como um dos especialistas da missão conjunta China-OMS que visitou a China em fevereiro para um estudo de campo, a Dra. van Kerkhove disse que “a China trabalhou muito para controlar o surto”.

“Fiquei lá por duas semanas e trabalhamos diretamente com os funcionários do ministério e funcionários de todos os setores, de hospitais e condomínios, para ver com meus próprios olhos o que foi colocado em prática para diminuir esses números”, lembrou.

A doutora também pediu ao povo de Wuhan que “permaneça vigilante”, caso novos casos apareçam.

“O mundo aprendeu com a China”, disse a Dra. van Kerkhove, “e precisamos continuar a aprender com Wuhan sobre como eles estão levantando essas medidas, como eles estão trazendo a sociedade de volta ao normal, ou a um novo normal, em termos de como vamos viver com esse vírus daqui para frente.”

_______

Fonte: Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *