Origem natural do coronavírus é reafirmada pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou nesta sexta-feira que o novo coronavírus causador da COVID-19 é “de origem natural”.

Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, disse em uma coletiva de imprensa virtual, em Genebra, que os cientistas que estão examinando as sequências genéticas do vírus garantiram “repetidamente que esse vírus é de origem natural”.

Respondendo a uma pergunta da imprensa, Ryan disse que, para a OMS, a verdadeira questão agora é qual é o hospedeiro natural para este vírus e como a barreira entre humanos e animais foi quebrada.

“O objetivo do entendimento é que possamos colocar em prática as medidas necessárias de prevenção e saúde pública, para evitar que isso volte a acontecer”, disse.

No mês passado, a OMS disse que todas as evidências disponíveis sugeriram que o novo coronavírus tem origem animal, e não é um vírus “manipulado ou construído” em um laboratório ou em outro lugar.

A porta-voz da OMS, Fadela Chaib, disse em uma coletiva de imprensa em 21 de abril que certamente há um hospedeiro intermediário, outro animal, que transmitiu a doença de morcegos para humanos.

“A OMS é, como eu disse, uma organização baseada em ciência, e achamos que a origem é animal”, disse a porta-voz. “Ele (o novo coronavírus) provavelmente tem seu reservatório ecológico em morcegos, mas como o vírus veio dos morcegos para humanos ainda está para ser verificado, para ser descoberto.”

Ela lembrou que a OMS saúda todos os países para se juntar aos esforços para encontrar a origem do vírus, observando que vários grupos de trabalho, incluindo especialistas chineses, estão muito ativos tentando encontrar a origem desse vírus. (Xinhua)